Como abrir um negócio online: passo a passo para lucrar pela internet

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mesa de madeira com um laptop ao lado de um carrinho de compras em miniatura

Continua depois da publicidade

banner-zen

O trabalho por meio da internet tem crescido no Brasil e sido impulsionado especialmente pela pandemia do novo coronavírus

O brasileiro é muito bom quando precisa se reinventar. Em 2020,  essa foi, praticamente, uma tarefa obrigatória na vida de muitos. A pandemia causada pela COVID-19 trouxe desafios que ultrapassaram a esfera da saúde e impactaram a economia. 

Neste cenário, entre os efeitos colaterais do isolamento social, os mais significativos foram  o desemprego e o fechamento de empresas de diferentes portes. Recorrer ao universo digital foi uma das saídas viáveis e é sobre esse assunto que falaremos a seguir.

Quer saber como abrir um negócio online? Confira as dicas do Bom Pra Crédito.

Venda pela internet e o novo normal

De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil no último trimestre de 2020 foi de 14,1%. Esta foi, desde 2012, a maior taxa apresentada

A expansão do e-commerce no país bateu o recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online. Isso representa um crescimento de 40,7% ao ano.

Essas informações são originárias do mapeamento realizado pela 6ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, em parceria com a PayPal Brasil e BigData Corp. A análise dos dados impressiona e deixa clara a necessidade e digitalização das empresas.

A migração de pequenos negócios para o comércio eletrônico aumentou consideravelmente o faturamento. Para se ter  uma ideia, em 2019, 26,93% dos e-commerces representavam pequenas empresas, que faturavam até R$ 250 mil por ano. 

Em 2020, os números cresceram ainda mais. Esses negócios passaram a representar cerca da metade das lojas online (48,06%).

imagem de dois computadores de frente um para o outro com mãos segurando uma sacola e um cartão de crédito saindo de dentro deles e se encontrando

Para aprender mais: Mente empreendedora: mude agora seu pensamento, pelo bem do seu negócio

Dicas de como abrir um negócio online

Mesmo antes da pandemia, trabalhar por conta própria sempre foi o desejo de muitas pessoas. Porém, a necessidade de altos investimentos iniciais e algumas burocracias acabavam dificultando a abertura de empresas físicas. 

A boa notícia  é que a internet se tornou uma grande aliada de quem deseja ser dono de seu próprio negócio. Se esse também é o seu sonho, o Bom Pra Crédito separou algumas dicas de negócios online para iniciantes. 

Acompanhe o texto até o final para conhecer algumas opções de negócios online mais rentáveis, negócios lucrativos e negócios online com baixo investimento.

Como montar um negócio online do zero?

Por mais que o ambiente digital possa oferecer algumas facilidades, o profissional ainda precisa ter bastante conhecimento no assunto e no mercado de interesse para conseguir alcançar bons resultados. 

Por isso, algumas dicas são muito importantes. Veja os principais tópicos que devem ser levados em consideração na hora de pensar em como abrir um negócio online:

1 – Estude o mercado de interesse e quais são os seus potenciais concorrentes. E lembre-se: é importante escolher algo que realmente gosta de fazer.

2 – Defina o nicho de atuação. Você quer trabalhar com vendas? Em caso positivo, com quais tipos de produtos? Prefere atuar no setor de serviços? Se sim, em qual ramo? Mais a frente, vamos apresentar tendências de negócios para 2021.

3 – Verifique as necessidades básicas para abrir o seu negócio. Por exemplo, precisa de um orçamento inicial para começar as operações, mas não tem dinheiro suficiente? Avalie a possibilidade de solicitar um empréstimo online para tirar seus sonhos do papel. 

Pense, também, se o seu negócio exigirá um estoque, quais serão as ferramentas e a estrutura de trabalho necessárias, gastos com internet, telefone, computadores, etc.

4 – Não se esqueça de conferir se o negócio precisa de regulamentação legal, registro da empresa e abertura de MEI, entre outros processos burocráticos. 

5 – Certifique-se de fechar acordos empresariais com parceiros e fornecedores de confiança. Pense em quais serão os prazos de recebimentos e de pagamentos. 

6 – Encontre os melhores canais para realizar as vendas, como lojas virtuais, dropshipping,  plataformas, como Mercado Livre, entre outras. 

7 – Trace a estratégia de onde você irá divulgar o seu negócio. Será necessário criar perfis nas redes sociais, trabalhar com anúncios no Google? 

8 – Faça a gestão financeira  da sua empresa, levando em conta o capital de giro, o fluxo de caixa, etc. 

A seguir, confira um apanhado de tendências e inspirações de negócios de sucesso comandados por brasileiros. 

Comércio eletrônico: tendência entre os brasileiros

Apesar da pandemia ter impulsionado muitos negócios, este movimento já é uma tendência no Brasil. Por aqui, algumas figuras conhecidas criaram empresas expressivas ao enxergar uma oportunidade no e-commerce. Conheça algumas delas:

Ana Jords

Famosa influenciadora e youtuber, a jovem de 19 anos vem fazendo sucesso nas redes sociais. Trabalhando com marketing digital, Ana dá dicas de como atuar em um mercado tão competitivo e mostra como ela conseguiu se destacar neste mercado. 

Davi Braga

Aos 13 anos, Davi Braga criou sua primeira empresa, uma Startup de venda de material escolar online chamada LIST-IT. A partir de então, sua história tomou repercussão nacional e não demorou  ele se tornou um um exemplo para jovens empreendedores.

Isabela Matte

Isabela Matte criou um e-commerce de moda quando era adolescente e, anos depois, foi escolhida pela Forbes Brasil como uma das empreendedoras jovens mais influentes de 2019.

Luiza Helena Trajano

A empresária brasileira que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas à sua holding possuía uma fortuna de US$ 4,9 bilhões, de acordo com estimativa da Forbes em 2020.

imagem de teclado preto com cinco teclas contendo os simbolos do twitter, facebook, pinterest, linkedin e uma tecla branca com bolas vermelhas e azuis desenhadas

Veja também: Educação financeira para empreendedores: por que é indispensável para seu negócio?

Quais são os melhores negócios online?

Confira algumas ideias de negócios online que têm potencial para serem bastante promissoras em 2021:

  • Venda de alimentos congelados;
  • Venda de Bolos decorados;
  • Aulas de idiomas;
  • Reforço escolar para crianças;
  • Loja de arquivos esportivos;
  • Consultoria financeira;
  • Consultoria de marketing;
  • Consultoria de business plan;
  • Criação de conteúdo;
  • Produção de Ebooks;
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • Lojas virtuais;
  • Criação de blogs ou sites especializados;
  • Canais no youtube;
  • Infoprodutos;
  • Vender em marketplaces;
  • Ministrar cursos online.

Agora que você já sabe como abrir um negócio online de sucesso, não deixe de contar com o Bom Pra Crédito para seguir com o seu negócio, plataforma digital especializada em empréstimo online rápido, seguro e com as menores taxas.

banner-zen

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Casto

    Muito bom, é isso ai.
    Gostei do post.
    abraço.

    Responder

    • Bianca Lima

      Muito obrigado pelo feedback, ele é muito valioso para nós ?

      Responder