O sonho da casa de praia vale a pena?

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

casa de luxo em frente ao mar

Continua depois da publicidade

premio reclame aqui 2020

Descubra como equilibrar sonho e realidade financeira antes de tomar a decisão

Ter uma casa de praia é um dos sonhos de quem mantém uma rotina puxada e precisa de um refúgio para recarregar as energias. Afinal, descansar, ler um bom livro e sentir a energia do litoral é revigorante.

Essas são as partes boas de investir em uma residência no litoral. No entanto, antes de tomar a decisão de comprar ou não comprar, é preciso ter os pés no chão e conhecer os prós e os contras desse tipo de investimento. 

Qual é o melhor momento para comparar uma casa de praia?

A casa de praia é uma forma de investimento e, como qualquer outras, possui suas vantagens e riscos.

Por isso, você deve ter em mente qual é o seu objetivo com essa compra para descobrir se é ou não hora de ir atrás de um imóvel.

Com qual frequência você pretende usar a casa? O que acontecerá em épocas de baixa temporada?

A região é atrativa e conta com infraestrutura adequada?  Eu vou conseguir pagar todas as contas do imóvel? Quais são os custos de manutenção?

Se você souber responder com clareza todas essas perguntas e perceber que sua vida financeira não será prejudicada, pode ser que seja o momento certo para a compra.

No entanto, caso perceba que terá mais prejuízos do que benefícios, é melhor esperar. 

Além dessas considerações, existem outros indicativos que servem para medir se o momento é apropriado para a aquisição de casa de praia. Confira quais são:

Perfil familiar: Sua família costuma viajar aos finais de semana ou tirar alguns períodos de férias ao longo do ano? Todos gostam de praia e não se incomodam de viajar para o mesmo lugar? 

Possibilidade de investimento: Além de usar a casa de praia, você pretende alugar para outras pessoas? Se a resposta for sim, o imóvel pode servir como uma fonte de renda para manutenção e você não precisa comprometer sua renda para isso.

Venda futura: Você pensa em comprar uma casa de praia para esperar a valorização e vendê-la futuramente? Nesse caso, você deve considerar que a região se desenvolverá e você poderá lucrar com a venda.

casal em cadeiras de praia em frene ao mar

Leia mais: Construir casas baratas. Dicas para economizar durante a obra

Como escolher a casa de praia ideal?

Assim que você compreender se esse é o melhor momento para comprar uma casa de praia, vale a pena criar estratégias para fazer a melhore escolha. Confira as dicas que vão te ajudar a fazer um bom investimento:

Pesquise o local mais adequado: Considere a distância entre o imóvel e a praia. O mesmo vale para a facilidade de acesso ao comércio e principais estradas. Não deixe de avaliar a presença de supermercados, farmácias, transporte, hospitais, restaurantes etc.

Conheça a vizinhança: É importante entender se o bairro é habitado por moradores ou se só é movimentado em determinadas épocas do ano. Isso é importante para você avaliara a segurança e o excesso de barulho, por exemplo.

Escolha entre casa ou apartamento: As vantagens do apartamento são segurança e menores custos com manutenção. Uma casa pode ser mais interessante para famílias grandes, mas implica em maiores custos. 

Contrate um corretor de imóveis: Esse profissional saberá te ajudar a fazer a melhor escolha, principalmente se você não conhece muito bem a região em que pretende comprar a casa de praia.

Faça vistoria detalhada: Avalie as condições estruturais do imóvel para evitar problemas com infiltração, cupins, rachaduras, entre outros. 

Avalie os custos: Coloque na ponta do lápis as despesas com parcela do financiamento, IPTU, condomínio e custos com cartório, entre outras documentações. 

Negocie sempre: Não tenha vergonha em apresentar contra propostas.  A negociação é muito comum entre compradores e imobiliárias ou incorporadoras.

Haja com prudência: Foque em casa de praia que esteja dentro do seu planejamento financeiro. 

casa de praia com vista para o mar em um dia ensolarado

Leia mais: Empréstimo pessoal online para reforma de casa

Como conseguir dinheiro para comprar casa de praia?

As formas de conseguir dinheiro para comprar casa de praia dependem da sua realidade financeira.

Se você não tem dinheiro guardado e tem margem financiável, o financiamento imobiliário é uma boa alternativa.

Caso não tenha pressa em receber o imóvel, uma boa opção é o consórcio.

Se você já tiver uma parte do dinheiro e precisa complementar, o empréstimo pessoal online é mais indicado.

O importante é você pesquisar bastante antes de decidir optar por um ou outro serviço.

Faça pesquisa em várias instituições financeiras para avaliar as melhores propostas, tarifas e condições de pagamento.

Não deixe de acessar o site do Bom Pra Crédito e contratar empréstimo pessoal com facilidade, segurança e rapidez.

Nossa parceria com mais de 30 bancos aumenta suas chances de encontrar propostas que cabem no seu bolso.

E aí? Já decidiu se vai ou não investir em casa de praia? Aproveite as nossas dicas para garantir que sua escolha seja a melhor para você e sua família.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *