Cartão de crédito sem anuidade. Os melhores e como solicitar

Lu do BPC

| 9 minutos para ler

o que e anuidade do cartao de credito

Continua depois da publicidade

banner-zen

Taxas abusivas nunca mais! Entenda como funciona a modalidade de crédito do momento

De todas as formas de pagamento, uma das mais utilizadas pelos brasileiros é o cartão de crédito sem anuidade.

Seja pela sua praticidade de gerenciar gastos ou pela falta de outros recursos financeiros no momento, este é um dos principais meios que os consumidores compram produtos.

De acordo com a Minsait, uma empresa Indra que realizou um estudo sobre meios de pagamentos, os brasileiros são os que mais utilizam o cartão de crédito na América Latina.

A pesquisa aponta que 81,6% dos consumidores do Brasil usam esse meio, superior ao índice de outros países que varia de 60% a 70%.

Porém, nem tudo são flores. O gasto sem organização e planejamento causa diversos problemas para quem não sabe usar o cartão de crédito.

Então, como consequência, temos dívidas e problemas financeiros recorrentes.

Segundo pesquisa desenvolvida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), entre o mês de novembro e de dezembro de 2018, subiu a quantidade de consumidores que não quitaram totalmente a fatura de cartão de crédito.

De 20% passou para 25%, porém, o número de pessoas que conseguiram quitar a dívida ainda é maioria, somando 73% dos entrevistados.

Porém, muitas pessoas estão buscando alternativas para manter o uso do cartão de crédito sem ter um gasto elevado. Vale investir em dicas, por exemplo, como usar o cartão de crédito a seu favor ou como controlar os gastos com o cartão.

Uma das soluções mais praticadas é buscar cartões de crédito sem anuidade. Mas como usar essa estratégia da forma correta? Descubra hoje como transformar o cartão de crédito em um grande aliado no seu orçamento.

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade é uma “tarifa de manutenção”, ou seja, é um valor que você paga para manter o seu cartão de crédito funcionando normalmente.

É cobrada uma vez a cada doze meses e seu valor pode variar de acordo com a instituição financeira.

Por conta da sua cobrança ser uma iniciativa das instituições financeiras, há quem pense que essa é uma cobrança ilegal, mas não é.

Ela é regularizada pelo Banco Central (BC), mas alguns bancos digitais e fintechs ( novos tipos de empresas tecnológicas que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) é que escolhem não cobrá-la para atrair clientes.

Quem cobra essa taxa?

De acordo com o Banco Central (órgão que regula todas as instituições financeiras do Brasil), são as bandeiras (Visa, Mastercard e etc) do cartão de crédito que cobram por disponibilizar ao cliente os serviços do cartão nos estabelecimentos em que elas são aceitas. 

A anuidade já vem discriminada na fatura do cartão de crédito, é fácil de encontrá-la. 

Como fazer um cartão de crédito sem anuidade?

imagem de um homem solicitando o cartão de crédito sem anuidade pelo celular

Não existe mistério para obter um cartão de crédito anuidade grátis. Há diversos modelos no mercado que podem atender a diversos orçamentos e necessidades.

Inclusive, tem até cartão de crédito internacional com anuidade gratuita para sempre.

Solicite o seu no Bom pra Crédito. Você pode acessar o site e em poucos minutos obter o seu cartão de crédito sem taxas de anuidade.

Mas,vamos te mostrar algumas opções de cartão de crédito sem anuidade para você aproveitar sem erro. Confira mais adiante no texto.

Por que a anuidade do cartão de crédito é cobrada?

imagem de homem à frente do computador com um cartão de crédito sem anuidade nas mãos

Toda instituição financeira que disponibiliza um cartão de crédito para o cliente possui diversas formas para se ganhar dinheiro nisso.

Existem as taxas de transação, que são pagas pelos lojistas. Esses negócios dispõem de um valor para possibilitar o pagamento por crédito para os clientes. E parte desse custo fica com a instituição que emite o cartão.

Além disso, caso o cliente atrase a parcela ou estoure o limite, o mesmo entra no crédito rotativo e acaba pagando juros altíssimos.

Isso, inclusive, é um dos principais problemas que envolvem essa ação.

E por último, mas não menos importante, podemos ressaltar as taxas de manutenção. É nisso que está incluso, entre outros, a anuidade do crédito.

É uma espécie de tarifa que impacta a maioria dos cartões de crédito e o orçamento de muitos brasileiros.

Consigo descobrir se meu cartão cobra taxa de anuidade?

consigo descobrir se meu cartão cobra taxa de anuidade

Os sites dos bancos informam qual é a taxa de anuidade do cartão de crédito. Você pode ver essa informação por telefone com a central ao cliente e ainda através da fatura.

Se você não consegue entender o que a sua fatura diz, leia: Entenda a fatura do cartão de crédito.

Aqui você vai desvendar os principais números que devem ser entendidos pelo bem da sua saúde financeira.

Caso a instituição tenha mais de uma opção de cartão, vai apontar em cada modelo as taxas presentes.

Caso você já tenha um cartão de crédito, pode negociar o valor dessa taxa ou até mesmo ser isento durante determinado período.

Mas, caso você queira ter um cartão de crédito sem anuidade, é possível investir nessa opção. Trata-se de uma questão simples, mas desde que seja feita corretamente e com as operadoras certas e confiáveis.

Maneiras de deixar de pagar anuidade do cartão de crédito

maneiras de deixar de pagar anuidade do cartao de credito

Existem algumas formas de você não precisar pagar a anuidade do cartão de crédito.

Caso já tenha um que você usa constantemente no seu dia a dia, o primeiro passo é descobrir qual a taxa cobrada.

Você pode acessar o site, entrar em contato com a central do cliente ou observar a fatura.

A partir desse momento, você pode negociar esse valor. Fale através da central de atendimento da sua operadora e converse com um atendente sobre isso.

Dependendo do valor gasto por você, a pontualidade de pagamento e o tipo de cartão é possível não só abaixar o valor como até não pagar essa taxa anual de manutenção.

Caso você não tenha o cartão de crédito, as vantagens são ainda maiores. Basta procurar instituições financeiras com credibilidade e que proporcionem praticidade ao seu dia a dia. Vale destacar que os cartões de crédito são divididos em duas categorias: diferenciado e básico.

O básico é o mais comum, sendo usado para compras no dia a dia. Já o diferenciado proporciona descontos ou brindes, baseados nos programas de benefícios e recompensas.

Nesse caso, inclusive, pode ter desconto na compra de passagens aéreas, no abastecimento de carros entre outros.

Geralmente, os cartões de crédito anuidade grátis para sempre estão inclusos na categoria básica. E nisto podemos encontrar cinco tipos de taxas presentes que podem ser cobradas do cliente:

  • Avaliação emergencial (quando o consumidor estoura o limite);
  • Taxa de anuidade;
  • Taxa de pagamento de contas;
  • Saque;
  • Segunda via do cartão.

Então, mesmo que não seja cobrada a anuidade, você deve observar se há o pagamento dessas taxas no seu cartão de crédito.

Como saber isso? Assim como na anuidade, você pode saber pelo site da operadora ou por telefone com a central de atendimento.

Além disso, fique de olho nas empresas que disponibilizam esse cartão. Avalie a confiabilidade das informações assim como os dados apresentados.

Os melhores cartões de crédito sem anuidade e como solicitar

imagem com destaque para diversos cartões

Algumas opções no mercado disponibilizam o serviço de cartão de crédito sem cobrar anuidade.

Para isso, basta entrar em contato com a empresa e solicitar este meio de pagamento.

Confira abaixo os melhores cartões de crédito que não possuem anuidade e suas principais vantagens.

Além disso, você também pode acessar nosso site para conhecer os cartões de crédito do Bom pra Crédito.

Nubank

O Nubank se tornou uma febre nos últimos anos, o seu cartão sem anuidade da bandeira MasterCard já conta com mais de 12 milhões de clientes.

Dá para acompanhar as compras em tempo real pelo aplicativo e resolver tudo pela internet.

Um diferencial do Nubank é que ele conta ainda descontos para quem adiantar o pagamento das faturas (não precisa esperar ela fechar), e zero estresse com a variação do dólar, já que ele trava o dólar no valor do dia da compra. 

Credicard Zero

Não precisa comprovar uma renda mínima para solicitar o cartão, mas a liberação de limite de crédito dependa de uma análise, então é preciso estar com o nome limpo no SPC, Serasa e SCPC.

Tem programa de pontos que dá descontos em parceiros como Uber, Decolar, Netshoes, Zattini, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio e FastShop.

Santander Free

Para solicitar este cartão é preciso ficar atento a algumas regrinhas. A taxa de anuidade de graça só acontece quando a sua fatura atinge um valor mínimo de R$ 100 reais. Também é preciso ter uma renda mínima para solicitá-lo.

Entre os benefícios que o Santander Free oferece, estão descontos especiais em mais de 300 parceiros e acompanhamento de gastos em tempo real pelo aplicativo, além da possibilidade de saque em dinheiro no crédito.

Digio

Conhecido como o grande rival do Nubank, o digio tem a bandeira Visa e a vantagem de ser também internacional.

Totalmente digital, ele permite parcelamento da fatura em até 12 vezes, transferência de parte do limite do cartão para uma conta-corrente ou poupança e o acompanhamento dos seus gastos pelo aplicativo. 

Next

Comandado pelo Bradesco, o Next é uma conta corrente sem tarifas que vem com um cartão de crédito internacional na bandeira Visa.

Atenção que a isenção da anuidade aqui é por tempo limitado 

Banco Inter

O banco digital tem 3 cartões de crédito: Gold, Platinum e Black, sendo os dois últimos reservados para quem faz investimentos a partir de 50 mil no aplicativo.

O Gold está disponível para todos os clientes que forem aprovados na análise de crédito. 

Tem uma das menores taxas para compras internacionais do mercado, Dólar PTAX (o valor do dólar do dia) + 1%. Uma desvantagem é que para ter o aumento do limite do cartão é mais difícil.

BMG

Além da falta da anuidade, o BMG card também não faz a tradicional consulta às entidades de análise de crédito, como o SPC e Serasa.

Isso porque ele também é um cartão consignado, ou seja, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente.

Com bandeira Mastercard, dá para fazer compras no exterior porque ele é internacional.  

Saraiva

Esse cartão é administrado pelo Banco do Brasil e é oferecido com a bandeira Visa. Tem um programa de acúmulo de pontos que podem ser usados para descontos e ofertas em estabelecimentos e lojas parceiras.

Aceita compras internacionais e ainda oferece pagamento de fatura em até 40 dias.

Meu Pag

O Pag é uma empresa de tecnologia de serviços financeiros do Grupo Avista, que tem mais de 20 anos de história no Brasil.

Além do cartão internacional da bandeira MasterCard sem tarifas, você também tem direito a uma conta digital gratuita (sem taxas). 

Neon

Pelo aplicativo do banco digital Neon, tem como proposta não cobrar anuidade e nem tarifas.

Oferece ainda um cartão de crédito virtual, que pode ser usado em serviços como Spotify, Netflix, Uber e iFood. De acordo com o Neon, seus dados ficam seguros no app. 

Banco Original

O cartão de crédito do Banco Original com bandeira Mastercard e anuidade grátis tem sistema de cashback, ou seja, parte dos gastos do cliente é devolvida. Também pode ser usado nas funções de débito e crédito.

C6 Bank

Parecido com o Nubank, Neon e Banco Inter, a C6 Bank não tem agências físicas e oferece atendimento inteiramente online.

Além da anuidade grátis, também oferece tecnologia de pagamento por aproximação e não cobra por operações, incluindo transferências e saques no banco 24h. 

Agibank 

A anuidade do cartão de crédito Agibank é grátis no primeiro ano de uso. Com bandeira MasterCard e internacional.

Para manter a anuidade de graça a partir do segundo ano, você pode manter seus gastos acima de R$ 500 reais por mês, receber seu salário na Agibank, manter investimentos no banco, entre outras opções. 

BB Ourocard Fácil

O cartão é internacional e tem a bandeira Visa. Não precisa ter uma conta no Banco do Brasil para solicitar o seu.

Dá para aproveitar descontos em shows, e participar de promoções exclusivas. Se você manter os seus gastos acima de R$ 100, sua anuidade é grátis. 

Magazine Luiza 

Com a bandeira MasterCard, o cartão é internacional e ainda dá ofertas exclusivas nas lojas do Magazine Luiza, com parcelamento em até 24 vezes de juros.

Não tem taxa para solicitar o cartão, sem multa de fidelidade e até 40 dias para pagar as parcelas. 

Dicas e cuidados para solicitar seu cartão de crédito sem anuidade

Você deve ter atenção em alguns pontos antes de solicitar seu cartão de crédito anuidade grátis para sempre. Verifique a credibilidade da operadora, assim como todas as taxas envolvidas.

Às vezes, a anuidade não é cobrada, mas existem outras taxas envolvidas e que serão cobradas para os clientes. Verifique ainda a bandeira do cartão e onde esse cartão de crédito pode ser utilizado.

Documentos necessários para solicitar um cartão de crédito sem anuidade

mulher com o cartão de crédito nas mãos e uma calculadora para realizar as contas da sua fatura

Alguns cartões não precisam de documentos na hora de fazer a solicitação.

Porém, você deve ter em mente sempre quais são as especificações da operadora do cartão de crédito.

Em alguns casos é necessário comprovar escolaridade, emprego, renda e muitos outros.

Ou seja, antes de contratar um cartão de crédito, verifique os documentos necessários.

No Bom pra Crédito você pode acessar o site e em poucos minutos obter o seu cartão de crédito sem anuidade. E com toda a garantia que será aceito por diversos estabelecimentos.

Conclusão

Ter um cartão de crédito sem anuidade não é um sonho. Mas exige atenção em diversos pontos, principalmente em relação às outras taxas que deverão ser cobradas.

Utilizado de forma organizada e correta, você pode obter diversas vantagens e ainda ter um estilo de vida confortável sem afetar seu orçamento.

E se você quer saber mais sobre essas taxas, leia: Compare taxa de juros do cartão de crédito e empréstimo pessoal.

banner-zen