Como cancelar o empréstimo e não prejudicar o seu Score

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

homem de camisa azul sentado a uma mesa com um laptop faz anotações em um bloco de notas

Continua depois da publicidade

Solicitou um empréstimo, se arrependeu ou não sabe qual é o prazo para cancelamento? Tire as suas dúvidas aqui

Não há nada de errado em repensar uma decisão, inclusive quando ela está relacionada à solicitação de um empréstimo. Mas, o que acontece se o dinheiro já caiu na conta? Tem como solicitar cancelamento de empréstimo

Acompanhe o texto até o final e confira todas as informações que você precisa ter sobre o tema. 

Posso cancelar um empréstimo pessoal?

Em primeiro lugar, é importante saber que o cancelamento de empréstimo é um direito do cliente. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço adquirido dentro de 7 dias corridos.

Essa decisão também vale para o empréstimo e ela tem um nome:  arrependimento de empréstimo pessoal. Neste caso, assim que você receber o valor na sua conta, terá 7 dias corridos para pedir o cancelamento e devolver a quantia à instituição financeira credora. 

Porém, é importante deixar claro que o direito de arrependimento só está garantido nos casos de pedido de empréstimo online. Ou seja, contratações realizadas pessoalmente não podem ser canceladas. 

mulher se branco sentada a uma mesa com um computador e fones de ouvido

Para aprender mais: Pontuação do Score: como isso pode te ajudar a conseguir crédito?

Até depois de quanto tempo posso desistir de um empréstimo?

Se o dinheiro cair na sua conta e você se perguntar “posso desistir de um empréstimo bancário?” ou “posso cancelar um empréstimo pessoal?”, não se preocupe. Para tudo, há uma solução.

Como dissemos anteriormente, o cancelamento de empréstimo é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevê o prazo de 7 dias corridos para a devolução do dinheiro à instituição financeira. 

O que fazer para cancelar, em caso de desistência do empréstimo?

Em caso de cancelamento de empréstimo, é preciso estar atento a dois pontos essenciais: regras de contratação pela pela internet e titularidade.  Na prática, isso quer dizer que somente o titular  pode entrar em contato com o banco e fazer a solicitação. 

Fique atento, pois nenhuma instituição financeira (ou correspondente bancário) pode se recusar a fazer o cancelamento de empréstimo dentro do período determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso isso aconteça, ela pode sofrer penalidades.

Vale destacar, também, que o cancelamento de empréstimo não se aplica ao refinanciamento ou à portabilidade. Por isso, é importante avaliar e comparar as ofertas de crédito, antes de fechar a negociação.

Como cancelar empréstimo consignado não autorizado:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, nesse caso, o titular da conta deve entrar em contato com o banco  para comunicar a operação. O estorno costuma ocorrer assim que o erro for identificado. 

Como bloquear empréstimo para aposentados e pensionistas

O bloqueio ou a exclusão é um serviço que permite ao beneficiário do INSS solicitar o cancelamento de empréstimo consignado. Contudo, este é um serviço  que não é mais prestado pelo INSS.

Neste caso, as reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado, assim como a solicitação de exclusão de empréstimo, devem ser feitas direto no Portal do Consumidor.

Este serviço pode ser utilizado por todas as pessoas que tenham verificado o desconto da parcela, mas que não tenham  contratado o empréstimo consignado. Para utilizar, é preciso seguir o seguinte passo a passo:

  1. Faça o seu login no Meu INSS;
  2. Clique na opção de “Agendamentos/Solicitações” disponível no menu;
  3. Agora clique em “Novo Requerimento”;
  4. Selecione o serviço que você quer (Bloquear ou Desbloquear empréstimo);
  5. Atualize a página clicando em “Atualizar”;
  6. Confira ou, se necessário, altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  7. Informe os dados necessários para concluir  a sua solicitação.

Acompanhar a sua solicitação também é muito simples:

  1. Novamente, faça o seu login no Meu INSS;
  2. Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  3. Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
  4. Clique no ícone de lupa para acessar os detalhes da sua solicitação.

Em caso de dúvidas, você também pode ligar para o número de atendimento do INSS, o 135. 

Como cancelar um empréstimo feito no caixa eletrônico

Se você tem conta em banco físico e utiliza o caixa eletrônico com frequência, já deve ter se deparado com a oferta de empréstimo disponível nesses terminais. Esta é uma maneira fácil de contratar a oferta, diretamente na tela.

No entanto, ela  também pode fazer com que algumas decisões sejam tomadas por impulso e gerarem arrependimento. Se isso acontecer, não se preocupe. 

A legislação relativa às solicitações de empréstimo feitas pelo caixa eletrônico é a mesma para os empréstimos feitos de maneira online, ou seja, pode ser feita em até 7 dias corridos após a solicitação de crédito.

Portanto, se você fizer o empréstimo equivocadamente, poderá solicitar o cancelamento sem a cobrança de taxas, juros e multas, exercendo o direito ao arrependimento. Faça a solicitação por escrito, com aviso de recebimento (para garantir a entrega da carta), aos cuidados do gerente da sua conta.

imagem de uma mesa com computadores e folhas com dois homens sentados conversando

Veja também: Juros Abusivos: O que é, como calcular e não cair nesta prática

Está com dúvidas? O Bom Pra Crédito pode te ajudar!

O Bom Pra Crédito é uma plataforma digital de crédito formada por um time de pessoas apaixonadas por realizar sonhos.

Durante os nossos anos de história, somamos mais de 7 milhões de usuários e já conseguimos ajudar na liberação de mais de R$700 milhões em empréstimos. Para isso, contamos o apoio de cerca de 30 financeiras parceiras que estão prontas para te ajudar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *