Solicitou um empréstimo, se arrependeu ou não sabe qual é o prazo para cancelamento? Tire as suas dúvidas aqui
Não há nada de errado em repensar uma decisão, inclusive quando ela está relacionada à solicitação de um empréstimo. Mas, o que acontece se o dinheiro já caiu na conta? Tem como solicitar cancelamento de empréstimo?
Acompanhe o texto até o final e confira todas as informações que você precisa ter sobre o tema.
Posso cancelar um empréstimo pessoal?
Em primeiro lugar, é importante saber que o cancelamento de empréstimo é um direito do cliente. De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de se arrepender e cancelar o serviço adquirido dentro de 7 dias corridos.
Essa decisão também vale para o empréstimo e ela tem um nome: arrependimento de empréstimo pessoal. Neste caso, assim que você receber o valor na sua conta, terá 7 dias corridos para pedir o cancelamento e devolver a quantia à instituição financeira credora.
Porém, é importante deixar claro que o direito de arrependimento só está garantido nos casos de pedido de empréstimo online. Ou seja, contratações realizadas pessoalmente não podem ser canceladas.
Para aprender mais: Pontuação do Score: como isso pode te ajudar a conseguir crédito?
Até depois de quanto tempo posso desistir de um empréstimo?
Se o dinheiro cair na sua conta e você se perguntar “posso desistir de um empréstimo bancário?” ou “posso cancelar um empréstimo pessoal?”, não se preocupe. Para tudo, há uma solução.
Como dissemos anteriormente, o cancelamento de empréstimo é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, que prevê o prazo de 7 dias corridos para a devolução do dinheiro à instituição financeira.
O que fazer para cancelar, em caso de desistência do empréstimo?
Em caso de cancelamento de empréstimo, é preciso estar atento a dois pontos essenciais: regras de contratação pela pela internet e titularidade. Na prática, isso quer dizer que somente o titular pode entrar em contato com o banco e fazer a solicitação.
Fique atento, pois nenhuma instituição financeira (ou correspondente bancário) pode se recusar a fazer o cancelamento de empréstimo dentro do período determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso isso aconteça, ela pode sofrer penalidades.
Vale destacar, também, que o cancelamento de empréstimo não se aplica ao refinanciamento ou à portabilidade. Por isso, é importante avaliar e comparar as ofertas de crédito, antes de fechar a negociação.
Como cancelar empréstimo consignado não autorizado:
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, nesse caso, o titular da conta deve entrar em contato com o banco para comunicar a operação. O estorno costuma ocorrer assim que o erro for identificado.
Como bloquear empréstimo para aposentados e pensionistas
O bloqueio ou a exclusão é um serviço que permite ao beneficiário do INSS solicitar o cancelamento de empréstimo consignado. Contudo, este é um serviço que não é mais prestado pelo INSS.
Neste caso, as reclamações e denúncias sobre empréstimo consignado, assim como a solicitação de exclusão de empréstimo, devem ser feitas direto no Portal do Consumidor.
Este serviço pode ser utilizado por todas as pessoas que tenham verificado o desconto da parcela, mas que não tenham contratado o empréstimo consignado. Para utilizar, é preciso seguir o seguinte passo a passo:
- Faça o seu login no Meu INSS;
- Clique na opção de “Agendamentos/Solicitações” disponível no menu;
- Agora clique em “Novo Requerimento”;
- Selecione o serviço que você quer (Bloquear ou Desbloquear empréstimo);
- Atualize a página clicando em “Atualizar”;
- Confira ou, se necessário, altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
- Informe os dados necessários para concluir a sua solicitação.
Acompanhar a sua solicitação também é muito simples:
- Novamente, faça o seu login no Meu INSS;
- Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
- Clique no ícone de lupa para acessar os detalhes da sua solicitação.
Em caso de dúvidas, você também pode ligar para o número de atendimento do INSS, o 135.
Como cancelar um empréstimo feito no caixa eletrônico
Se você tem conta em banco físico e utiliza o caixa eletrônico com frequência, já deve ter se deparado com a oferta de empréstimo disponível nesses terminais. Esta é uma maneira fácil de contratar a oferta, diretamente na tela.
No entanto, ela também pode fazer com que algumas decisões sejam tomadas por impulso e gerarem arrependimento. Se isso acontecer, não se preocupe.
A legislação relativa às solicitações de empréstimo feitas pelo caixa eletrônico é a mesma para os empréstimos feitos de maneira online, ou seja, pode ser feita em até 7 dias corridos após a solicitação de crédito.
Portanto, se você fizer o empréstimo equivocadamente, poderá solicitar o cancelamento sem a cobrança de taxas, juros e multas, exercendo o direito ao arrependimento. Faça a solicitação por escrito, com aviso de recebimento (para garantir a entrega da carta), aos cuidados do gerente da sua conta.
Veja também: Juros Abusivos: O que é, como calcular e não cair nesta prática
Está com dúvidas? O Bom Pra Crédito pode te ajudar!
O Bom Pra Crédito é uma plataforma digital de crédito formada por um time de pessoas apaixonadas por realizar sonhos.
Durante os nossos anos de história, somamos mais de 7 milhões de usuários e já conseguimos ajudar na liberação de mais de R$700 milhões em empréstimos. Para isso, contamos o apoio de cerca de 30 financeiras parceiras que estão prontas para te ajudar.
Seja o primeiro a comentar