Calcular gasto de viagem. Como se preparar para curtir as férias com economia

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mulher usando chapéu panamá branco abraçando mala de viagem azul e sorrindo de costas para uma parede azul

Resumo da matéria

  • Planejamento, o primeiro sobre como calcular custo de viagens
  • Selecione algumas opções de destino e escolha o melhor
  • Avalie a distância entre sua casa e o destino da viagem
  • Como calcular custo de viagem por KM
  • Reserve passeios com antecedência
  • Economize em todos os detalhes
  • Preparando a mala
  • Dica de ouro!

Continua depois da publicidade

banner-zen

Com organização e planejamento, você consegue aproveitar o passeio e ainda voltar pra casa com saldo positivo

Com as férias se aproximando, a vontade de curtir os dias de folga na praia ou em uma cidade diferente aumenta. Nessa época do ano, é comum que a gente queira descobrir como calcular gasto de viagem para evitar surpresas financeiras durante o passeio.

Se você pretende aproveitar cada segundo, é fundamental evitar dores de cabeça. Para te ajudar, o Bom Pra Crédito selecionou as principais dicas de como colocar tudo na ponta do lápis e usar melhor o dinheiro enquanto você se diverte.

Confira!

Planejamento, o primeiro sobre como calcular custo de viagens

A primeira coisa que você deve fazer para descobrir como calcular custo de viagens é planejar. Muitas pessoas cometem o erro de pesquisar o destino sem levar em consideração o total de dinheiro acumulado. Não cometa esse erro.

A etapa de planejamento deve começar pela previsão do quanto se pode gastar.

Faça uma lista com o valor que pode ser gasto com alimentação, transporte e hospedagem e passeios. Com isso em mente, comece a pesquisar destinos.

Selecione algumas opções de destino e escolha o melhor

Como já dissemos, o destino deve caber no seu bolso, não o contrário. Claro que você pode realizar o sonho de conhecer uma ilha paradisíaca em outro país, desde que a viagem seja planejada com antecedência e não atrapalhe sua vida financeira.

Portanto, pesquisa alguns lugares que podem ser visitados com o dinheiro que se tem no momento.

Escolha o que oferecer o melhor custo-benefício, considerando todos os gastos que mencionamos no tópico anterior.

homem usando camisa azul e mochila sorri enquanto está apoiado em um corrimão segurando um mapa

Não deixe de conferir: Férias remuneradas… ou você toma cuidado ou elas te engolem

Avalie a distância entre sua casa e o destino da viagem

Quanto mais longa for a viagem, mais custos você terá. Por isso, é importante avaliar se o gasto com combustível e pedágio, assim como o transporte viário ou aéreo se realmente vai compensar.

Como calcular custo de viagem por KM

Caso você pretenda viajar com seu carro, para calcular o custo de viagem por Km, considere o preço do combustível e o consumo por litro.

Além disso, pesquise sobre os custos com pedágio, se for o caso. O Google Maps pode te ajudar com isso.

Reserve passeios com antecedência

Para não correr o risco de perder um passeio porque as vagas se esgotaram reserve com antecedência. Geralmente, as agências cobram um valor tabelado, mas isso não significa que você não possa pedir um desconto.

Deixe a vergonha de lado e pechinche. Negocie pagamento à vista. Até porque, dependendo do lugar, os guias de turismo podem cobrar o dobro do valor para quem não se antecipou. Use esse argumento na hora de negociar.  

Economize em todos os detalhes

Existem várias possibilidades que podem ser levadas em consideração para diminuir os gastos com férias. Basta você priorizar o que é realmente importante em termos de conforto e praticidade, de acordo com os itens a seguir:

  • Como calcular gastos com Hospedagem: Seu objetivo não é passar a maior parte do dia dentro de um quarto de hotel, certo? Então, que tal diminuir os gastos de viagem se hospedando em hostels? Quem viaja em grupo pode optar pela locação de casas ou apartamentos.
  • Como calcular gastos com Alimentação: Os preços de refeições em cidades turísticas costumam ser mais altos, principalmente em alta temporada. Uma boa dica é evitar comer em restaurantes todos os dias e preparar lanches nutritivos que saem muito mais em conta.
  • Como calcular gastos com Água: O dinheiro que você gastaria comprando água pode ser usado para tomar um sorvete delicioso no final de tarde à beira mar. Isso sem contar que você evita o consumo de plástico. Por isso, leve sua garrafinha sempre com você.
  • Lembrancinhas: Você realmente precisa comprar presentes para amigos e familiares toda vez que viaja? Não, né? A dica é não gastar com isso, mas, se for preciso, aposte em coisas mais baratas, como chaveiros e imãs de geladeira.
  • Compras: Tem gente faz questão de comprar um objeto de decoração, camisetas, entre outras coisas típicas de cada lugar que vai. Se esse for o seu caso, reserve uma quantia só pra isso e não ultrapasse o limite estabelecido.
  • Deslocamento: Deixe para andar de táxi ou usar aplicativo de carona quando realmente for preciso. Vale a pena alugar uma bicicleta e usar o sistema de transporte público do local? Então vai fundo!

em uma praia estão um par de chinelos junto de uma bolsa e um chapéu perto de uma estrela do mar

Leia também: Devo vender férias para pagar dívida? Saiba se compensa e como funciona

Preparando a mala

Os itens que você leva na bagagem fazem toda diferença na hora de calcular gasto de viagem.  Certifique-se de que está levando as roupas, calçados e objetos apropriados para a situação.

Biquínis e protetor solar, por exemplo, costumam ser bem mais caros em regiões praianas. Isso também vale para shampoos, repelentes e itens de farmácia. Portanto, evite comprá-los durante a viagem.

Só tome cuidado para não exagerar na quantidade de coisas. O excesso de peso atrapalha na organização. Isso sem contar que muita gente acaba nem usando tudo o que leva. Equilíbrio e moderação são sempre bem-vindos.

Dica de ouro!

Lembre-se de economizar com segurança e estudar bem o local onde você passará as férias para não ter dores de cabeça.  Vale dar uma olhada em sites de avaliações para ver o que outros viajantes estão falando a respeito.

Agora que você já tem todas as dicas para calcular gasto de viagem, é só escolher seu próximo destino. A

proveite os dias de folga para passear, aproveitar o verão e tirar um tempinho para estudar sobre finanças aqui no blog do Bom Pra Crédito. Ah, e lembre-se, um empréstimo pessoal para viajar pode ser de grande ajuda!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *