Renda Extra: conheça novas formas para você começar agora

Lu do BPC

| 16 minutos para ler

formas de fazer renda extra fileiras de brigadeiros em cima de mesa de madeira

Continua depois da publicidade

banner-zen

Não precisa de investimento, você pode começar a fazer sua renda extra agora mesmo! Confira:

Nem sempre a conta fecha no final do mês, certo? O que fazer se você não ganha aquilo que gasta? Viver em dívida não é uma opção, é preciso encontrar uma forma de descolar uma renda extra todos os meses.

É importante lembrar que a ideia inicial deste artigo é te mostrar como você pode manter o seu trabalho fixo e aproveitar algumas oportunidades para fazer um dinheiro rápido no seu tempo livre.

Para ajudar você, que precisa ganhar mais dinheiro para dar conforto para a sua família, separamos algumas dicas de trabalho que você pode exercer para conquistar uma renda extra.

Muitas dessas dicas você pode realizar sem nem sair de casa. Está preparado? Então confira 29 dicas, escolha a que está mais de acordo com o seu perfil e comece a ganhar dinheiro extra!

O que é Renda Extra?

Renda extra é um valor em dinheiro, que você conquista ao realizar um trabalho alternativo.

No geral, as pessoas procuram por essa forma de atuar quando têm um projeto novo, com gastos, e o salário não é suficiente para pagar.

É também uma maneira encontrada por muitos para pagar contas atrasadas, quitar empréstimos, financiamentos e colocar a vida financeira em dia.

Você também pode procurar uma renda extra para juntar dinheiro para a viagem dos sonhos ou para realizar uma linda festa de aniversário para os filhos, por exemplo.

Como Conseguir Dinheiro Extra Rapidamente em 2020?

A melhor forma de conquistar dinheiro rápido é procurando um empréstimo pessoal ou como ter uma renda extra atuando em algo que você goste ou já tenha conhecimento.

Pense no que você sabe fazer de melhor e transforme isso em rendimento.

O que era passatempo e diversão para você, muitas vezes, pode se transformar em dinheiro extra no final do mês. Basta se organizar e se dedicar!

Formas de Ganhar Renda Extra

Agora que você já sabe para que serve a renda extra, é hora de conhecer algumas alternativas para conquistar a sua. Avalie cada uma delas e veja qual é mais adequada ao seu perfil.

Confira abaixo diversas opções de renda extra para começar a ganhar dinheiro rápido:

Ganhe Renda Extra em Casa em 2010

1. Faça e Venda Artesanatos

imagem de uma mulher sentada a uma mesa fazendo artesanato

Artesanatos servem para decoração da casa, de empresas, escritórios e até como forma de presentear alguém.

Se você tem o dom e sabe fazer algo assim, comece a ganhar dinheiro extra com isso.

O ideal é começar por peças que você já tenha produzido como:

  • Porta-guardanapo de palito de sorvete;
  • Revisteiro feito de jornal;
  • Puff feito com garrafa pet;
  • Objetos de decoração, entre outros.

Se possível, nas primeiras peças, use objetos que você já tem em casa, para minimizar os custos iniciais da produção ou faça um empréstimo pessoal para comprar os primeiros itens.

Você pode também aperfeiçoar as suas técnicas estudando sozinho. Há vários vídeos de artesanato, gratuitos, disponíveis no Youtube.

Quando as primeiras peças ficarem prontas, divulgue para suas redes sociais, faça uma página no Facebook, avise nos grupos de WhatsApp e venda o seu artesanato!

Para quem tem facilidade com trabalhos manuais, ganhar um dinheiro extra está mais perto do que se imagina.

Se esse é o seu caso, aproveite para transformar o hobby em renda, criando objetos para serem vendidos para seus amigos, conhecidos ou até mesmo para desconhecidos por meio da internet.

2. Faça um Brechó em Casa Para Conseguir Renda Extra

O armário de roupas e calçados está lotado? Você tem camisetas, bermudas e calças das crianças que não servem mais? Revenda!

Abra um brechó em casa para ganhar um dinheiro extra.  

Para começar, arrume todos os armários da casa. Separe as roupas que não são usadas e veja, cada uma delas, se estão boas ou não. Separe as que podem ser vendidas, ou seja, que não estão manchadas ou descosturadas.

Depois disso, veja se estão bem limpas. Se estiverem com aquele cheiro de guardado, que é comum ficar, lave as peças. Passe todas e separe por numeração.

Arrume um cantinho da sua casa para expor tudo o que conseguiu. Vale também calçados e bolsas.

Tudo pronto? Chame amigos, vizinhos, divulgue nas redes sociais e comece a divulgar o seu novo negócio!

3. Ofereça Serviços de Cortes de Cabelo, Maquiagem e Manicure

Essa dica é para quem já tem experiência. Se você sabe cortar cabelo ou realizar o serviço de manicure ou maquiagem bem, essa pode ser uma forma de ganhar dinheiro extra.

Amigas, parentes e vizinhos podem ser os primeiros clientes.

Comece com um preço bom para, pouco a pouco, conquistar a freguesia.

Conforme for tendo rendimento, não se esqueça de investir em material. Afinal, é preciso de boas escovas e um ótimo secador para cortar o cabelo bem, não é?

4. Faça e Venda Doces

Cozinhar é um dom e, para muitos, é quase uma terapia. Para você também? Então faça esse momento prazeroso virar uma forma de renda extra.

Se você sabe fazer bolos confeitados, poderá começar a aceitar encomendas para festa. Já se é especialista em tortas, a dica é fazer, colocar em um isopor com algumas pedras de gelo em gel no fundo e sair vendendo na rua.

Vá a um local de movimento e ofereça as suas guloseimas, certamente farão sucesso.

Claro que você tem que focar no que você sabe fazer melhor, mas veja algumas dicas de doces para vender para te inspirar:

  • Brigadeiro;
  • Cajuzinho;
  • Docinho de leite ninho;
  • Bombom;
  • Bolo de pote;
  • Bolo na marmitinha;
  • Torta de limão;
  • Salada de fruta;
  • Maçã do amor;
  • Cocada;
  • Queijadinha;
  • Bombocado, entre outros.

Quando for fazer não se esqueça de anotar tudo o que gastou, ver o valor e multiplicar, pelo menos por dois.

Com o passar do tempo, depois que conquistar a freguesia, você poderá fazer o valor gasto multiplicado por três. Se não tiver o material necessário, faça um empréstimo pessoal para começar.

5. Trabalhe Com Costura e Complemente Sua Renda

Tem uma máquina de costura em casa? Então comece a trabalhar agora. Claro que se você não tem muita experiência, não vai pegar encomenda de um vestido de noiva, correto?

Porém, barra de calça, pregar um botão ou até ajustar a cintura de uma bermuda são trabalhos mais simples que você pode fazer.

Divulgue para amigos e até para colegas de trabalho para pegar os primeiros serviços.

6. Ganhe Renda Extra Envelopando

Algumas empresas, até hoje, ainda enviam mala direta pelos Correios. Para que isso possa ser feito, é preciso de pessoas que envelopem as cartas.

Você pode se candidatar para atuar nessa área em suas horas vagas!

Isso vale também para entrega de panfletos em casa. Nas lojas e supermercados, sempre procuram alguém para esse serviço. Coloque-se à disposição nos comércios próximos à sua casa!

Ganhe Renda Extra nos Finais de Semana em 2020

1. Dê Aulas Particulares

Há alguma disciplina escolar que você domine, ou tem alguma habilidade ou competência especial? Dar aulas de reforço, em casa ou na casa dos alunos, é uma maneira de ganhar dinheiro extra aos finais de semana.

Você pode tanto dar aula individual, quanto juntar um grupo de crianças da vizinhança para ajudar na lição de casa.

É muito comum ver gente oferecendo aulas de inglês, mas com uma boa noção da língua portuguesa você também pode se aventurar a dar aulas do nosso idioma para estrangeiros e personalizar as necessidades das pessoas. 

Por exemplo: uma pessoa pode ter dificuldade nas regras das escritas, outra quer perder o sotaque, outra quer aumentar o vocabulário e aprender mais gírias locais. 

Além disso, se você for bom em algum instrumento musical, uma língua estrangeira, na cozinha ou na costura: com certeza, o que você sabe hoje pode ser útil para alguém.

Nesse caso, cobre um valor mais baixo, já que atenderá vários estudantes de uma só vez.

2. Trabalhe de Garçom ou Garçonete Freelancer

Lanchonetes, restaurantes e buffets sempre precisam de gente para os dias de mais movimento. Espalhe seu currículo pelas empresas e se ofereça para trabalhar aos finais de semana.

Existem bares ou lanchonetes que pagam turnos extras para funcionários aos finais de semana, que é o período em que os estabelecimentos ficam mais cheios.

Leia mais: 46 Melhores Sites e Aplicativos Para Ganhar Dinheiro

3. Trabalhe como Entregador de Pizza nos Finais De Semana

imagem ampliada de um homem de camiseta vermelha carregando caixas de pizza

Tem uma moto em casa e tem CNH? Ganhe dinheiro como entregador.

Pizzarias e até restaurantes, muitas vezes, precisam de gente para os finais de semana ou para cobrir folgas de funcionários. Candidate-se para esse trabalho!

4. Preste Serviços de Manutenção para ganhar Dinheiro Extra

É um bom marceneiro, eletricista ou pedreiro? Use essa sua habilidade para conquistar uma renda extra. Avise a todos que está disponível para realizar essas tarefas aos finais de semana.

5. Passeie Com Cachorros

imagem de uma pessoa passeando com cachorros

Muitas pessoas têm cães de estimação e não têm tempo para passear.

Porém, todo mundo sabe que caminhar com eles é muito importante, para que gastem energia, permaneçam saudáveis e diminuam o estresse.

Uma boa opção para quem gosta de bichinhos é se disponibilizar para passear ou cuidar deles por um período.

O trabalho de cuidador de animais ficou conhecido como pet-sitter e já é comum em muitas regiões do país.

Tem ainda o dog walker, que nada mais é do que um companheiro para as caminhadas de cães. Todas são atividades que podem render uma renda extra.

Se você tem paciência com animais e gosta de interagir com eles, atue como passeador. Faça um anúncio, com seu nome e telefone e espalhe nas redes sociais informando que está trabalhando na área!

Você pode também cuidar de pets para outras pessoas quando elas forem viajar. Ótima forma de ter um rendimento extra.

6. Use Seu Carro Para Fazer Mudanças

Só quem já passou por isso sabe do trabalho que dá fazer uma mudança de casa.

Por isso, muitas pessoas optam por contratar ajudantes para carregar e montar a mobília.

É comum pessoas precisarem de pequenos carretos, como para levar um colchão ou uma geladeira para outro endereço.

Se você possui um veículo que permite essa atividade, aproveite para aumentar a sua renda!

Procure serviços de mudança da sua cidade e veja se eles têm vagas para esse tipo de trabalho.

7. Guia de Turismo

Nem sempre é necessário ser formado em turismo para prestar alguns serviços locais. Em algumas situações, na verdade, entender muito de história faz toda a diferença. Você pode contar com a ajuda de sites como o Airbnb – plataforma para alugar cômodos, casas ou apartamentos por temporada – para fazer essa ponte com turistas.

Conhecer muito a região é um ponto positivo, saber bem os melhores restaurantes, melhores praias para quem não conhece nada do local pode transformar a viagem de alguém. Principalmente em viagens curtas, sem tempo a perder.

No caso de cidades mais históricas, dá para organizar passeios por casas museu e até fazer rotas por onde escritores famosos e artistas frequentavam, por exemplo, no centro de São Paulo ou do Rio de Janeiro.

Ganhe Renda Extra na Internet em 2020

1. Revenda Produtos Importados no Mercado Livre

Quer trabalhar e ganhar dinheiro extra sem sair de casa? Uma das formas de fazer isso é entrando em sites que vendem produtos do exterior com entrega no Brasil, como o Aliexpress. Você pode comprar alguns itens, esperar chegar e revender no Mercado Livre.

Vale lembrar que, para isso, será preciso ter um valor inicial para investir nas compras. Essa quantia você pode conseguir por meio de um empréstimo com ótimas taxas no Bom Pra Crédito.

2. Crie Uma Loja Virtual

Essa dica também é ótima para quem tem fácil acesso à internet e quer ganhar dinheiro sem sair de casa.

Você pode tanto comprar produtos do exterior para vender, quanto montar uma loja com os seus artesanatos.

Além disso, no Magazine Luiza, há uma alternativa chamada de “Magazine Você”. Nele, você faz um cadastro, monta a sua loja online gratuitamente e vende os produtos do Magazine.

A sua função será apenas divulgar, o restante a loja de departamento fará.

Para cada produto comprado através da sua loja você ganha uma porcentagem que é depositada em sua conta.

O interessante é que você não precisará fazer nenhum investimento nem se preocupar com o envio dos produtos. Outra forma interessante de ganhar dinheiro na internet é usando a técnica do drop shipping

3. Ganhe Renda Extra Fazendo Vendas Como Afiliado

mulher de roupas brancas sentada a uma mesa sorrindo enquanto usa um tablet

Na mesma linha do Magazine estão as campanhas de afiliados. Uma das mais famosas é a Lomadee. Você se cadastra, abre uma conta gratuita e cria um link especial, só para você de produtos de lojas parceiras.

Depois, divulga esses links nas redes sociais ou no seu blog. Cada vez que uma venda for feita por ele, você ganha dinheiro.

4. Trabalhe como Redator, Digitação ou como Ghost Writer

Quem tem facilidade para escrever textos e digitar pode começar a ganhar dinheiro com isso. Há vários sites como Workana e RedaWeb que aceitam pessoas interessadas em realizar esse tipo de trabalho. Dinheiro extra sem sair de casa!

5. Ganhe Renda Extra com Anuncios no Facebook e Instagram

Se você tem uma página no Facebook ou um perfil no Instagram com muitos seguidores, poderá ganhar dinheiro com isso.

Venda posts patrocinados em sua página, para que lojas e demais empresas publiquem anúncios.

6. Monetize Vídeos no Youtube

em primeiro plano uma câmera filmando um homem sentado em um sofá

Se você domina um assunto, o YouTube pode ser o seu lugar.

Quem sabe fazer bons vídeos também pode postá-los no Youtube. Para ganhar dinheiro com eles, abra uma conta gratuita no AdSense e vincule o seu perfil do Youtube na conta.

Sempre que alguém assistir aos seus vídeos, vai aparecer uma propaganda e você será remunerado por ela.

Monte seu canal e crie seu cronograma de postagens, lembrando-se de ativar a monetização dos vídeos – isso significa que você vai ganhar pelas propagandas exibidas pela plataforma junto ao seu conteúdo.

Mas lembre-se: o YouTube preza pela consistência e isso significa que, quanto mais você postar, mais dinheiro pode ganhar.

7. Traduza Textos Online para Ganhar Renda Extra na Internet

No Workana você também encontra trabalhos de tradução, que podem ser feitos no conforto do seu lar.

É uma boa oportunidade para quem domina outro idioma.

A demanda para a tradução de textos ou até para a tradução em tempo real crescem bastante à medida que falamos de idiomas menos conhecidos.

se você fala outras línguas além do inglês e espanhol, pode aproveitar boas oportunidades de quem precisa de traduções bem específicas.

8. Programação e Design Gráfico

Também é possível trabalhar com design gráfico ou até com programação sem sair de casa.  Há várias empresas de marketing que contratam freelancer para esse trabalho online.

Ganhe Renda Extra Usando Aplicativos em 2020

1. Alugue Parte de Seu Imóvel com Airbnb

Esse site é voltado para pessoas que têm uma propriedade e querem alugar para viajantes.

Se na sua casa tem um espaço legal ou um quarto a mais, você pode anunciar lá e ganhar renda extra com aluguel.

Hoje em dia o Airbnb já é um aplicativo muito conhecido e popular por ser uma opção mais barata em relação a hotéis. Serviços como o esse facilitaram também a vida de quem deseja alugar um cômodo de casa durante uma temporada.

Aproveite e torne-se também um anfitrião cadastrando seu apartamento inteiro ou até um quarto apenas.

Você só precisa definir preço e disponibilidade e já pode anunciar na plataforma e receber os contatos dos viajantes.

Quanto mais central for a sua região, melhores diárias você poderá pedir para hospedar.

Lembre-se, a escolha final é sempre sua, então, é possível definir um limite para a estadia ou até mesmo rejeitar uma proposta que não interessa.

2. Transporte Pessoas com o Uber ou 99Pop Pra Ganhar Renda Extra

Se você tem um carro bem conservado e sabe dirigir muito bem, se inscreva em aplicativos como Uber ou 99Pop.

Com eles, você não tem horário fixo para atuar e poderá usar as horas de folga para conquistar uma renda extra dirigindo.

3. Ganhe Dinheiro com Caronas Com o BlaBlaCar

Esse site é muito semelhante ao anterior, mas é mais voltado para viagens. Se você se desloca diariamente para trabalhar em outra cidade, se inscreva no Blablacar.

Quem vai de carona paga uma taxa. Além de ajudar você a economizar com o deslocamento, ainda sobra um dinheiro extra.  

4. Ganhe Renda Extra Alugando Seus Objetos com o Alooga

Sabe aqueles objetos que estão parados em sua casa e sem utilidade? Você pode alugá-los no Alooga. Separe itens como:

  • Barraca de camping;
  • Pula pula infantil;
  • Piscina de bolinha;
  • Patins;
  • Instrumento musical, entre outros.

Cadastre no site e coloque os objetos para alugar. Sempre que você fechar um negócio, o site cobrará uma porcentagem do aluguel do item e o restante é seu.

Faça uma busca em sua casa. Sempre há itens que você não usa e que, muitas vezes, as outras pessoas precisam para um ou dois dias e preferem alugar do que comprar.

5. Cuide de um Pet Usando o Dog Hero ou Pethub

Quer ser um passeador de cães ou hospedar um animal de estimação em casa? Faça isso se cadastrando nos sites Dog Hero ou Pethub.

O Dog Hero custa entre R$ 15 e R$ 33 por passeio. Já no Pethub é possível cadastrar serviços de entrega de ração, pet walkers, hoteizinhos, serviços de banho e tosa e pet sitters.

Uma ótima alternativa de trabalho para quem ama e tem o dom de cuidar de pets. Interessante também para quem é estudante de medicina veterinária ou está fazendo um curso de banho e tosa e precisa conquistar um rendimento extra enquanto estuda.

Leia mais: Como Ganhar Dinheiro?Dicas infalíveis para começar agora!

6. Ganhe Renda Extra Vendendo Seus Objetos Usados em diferentes plataformas

garota de óculos sentada a uma mesa em frente ao seu laptop lendo alguns papéis

Sabe aquele calçado novinho que você só usou uma vez? Ou o eletrodoméstico que você comprou e nem tirou da caixa? Esses itens podem se transformar em dinheiro extra.

Conte com a ajuda de plataformas especializadas em vendas. Aproveite sites como Enjoei, Mercado Livre ou OLX para se desfazer de coisas usadas que você não usa mais.  

Assim, você consegue abranger um o público maior do que apenas a sua vizinhança e aumenta suas chances de vender tudo que anunciou.

7. Preste Serviços Com o GetNinjas

Essa plataforma permite que você ofereça serviços dos mais diferentes tipos como:

  • Aulas;
  • Assistência técnica;
  • Animação de festas;
  • Venda de doces;
  • Encomendas para eventos;
  • Pintura;
  • Diarista;
  • Cozinheira, entre outros.

Você se cadastra e oferece seus serviços. Quem precisa de um profissional da área, encontra o seu nome e telefone lá, entra em contato e faz um orçamento.

É uma forma muito eficiente de divulgar o seu trabalho nas mais diferentes áreas de atuação.

Você mesmo combina a data da prestação de serviço e o horário. Assim, poderá fazer tudo nas suas horas vagas, sem prejudicar o trabalho.

8. Alugue Sua Bicicleta ou Prancha de Surf com o Spinlister

A sua bicicleta fica mais parada do que sendo usada? E a prancha de surf? Se você tem esses itens em casa poderá transformá-los em dinheiro extra com facilidade.

Para isso, faça o cadastro no Spinlister. Através do próprio aplicativo você combina o aluguel e transforma a sua bike em renda extra.

Com a ajuda do Spinlister, sua bike ou prancha não vai mais ficar parada em casa e sim rendendo uma graninha extra.

O aplicativo permite o aluguel de bicicleta, prancha de surf e equipamentos de esqui com quem tem e não está usando. 

No Brasil, o aluguel de bike pode render por dia cerca de US$ 15.

9. Utilize serviços de cashback 

Nos Estados Unidos os americanos já estão acostumados a destacar cupons de desconto no jornal para fazer compras no supermercado. Desde 2011, o brasileiro está se familiarizando com o Méliuz, startup nacional.

O Méliuz disponibiliza gratuitamente em sua plataforma cupons de desconto de lojas online e devolve ao consumidor, em dinheiro, parte do valor gasto em compras direto na conta bancária.

Sempre que for fazer alguma compra, principalmente se for de alto valor, lembre-se de fazer isso pela plataforma do Méliuz, assim você pode receber um dinheiro dessa compra de volta e usar como quiser.

10. Faça entregas por aplicativos 

Nos finais de semana você pode fazer entregas por aplicativos para ganhar uma graninha.

Seja em aplicativos de comida como o ubereats, ifood e até o rappi. Outra opção de entrega é aquela que faz o trânsito de mercadorias ou documentos, como a loggi. 

11. Teste aplicativos e sites

Antes de lançar um site para o grande público ou até para entender por que seu site que sempre funcionou bem começou a dar problemas com os clientes, grandes empresas podem contratar outras para realizar alguns testes com pessoas reais. 

O Testa Isso, por exemplo, faz essa ponte entre os dois extremos desse serviço: empresas com sites e usuários de sites.

Você pode receber uma quantia em dinheiro para testar para eles essas plataformas. 

12. Ofereça declaração de Imposto de Renda

Uma das grandes sacadas da grana extra é identificar no mercado oportunidades de ganhar dinheiro rápido sem precisar de nenhum investimento. 

Se você é contador ou tem muita experiência com a declaração de imposto de renda, pode oferecer esse serviço em março, que é o período em que as pessoas precisam enviar o documento para a Receita Federal. 

Muita gente tem dificuldade e não vai pensar duas vezes em contratar o serviço. 

13. Reforme móveis 

Tem muita gente que não trabalha com isso, mas tem todo o jeito de lidar com a reforma, personalização e tudo o que envolve a transformação de um móvel. 

Invista nesse seu talento e ganhe uma renda extra que pode aparecer com mais frequência. Criatividade e habilidades são necessárias, além de alguns materiais específicos. 

14. Alugue seu carro

Se dirigir não é muito sua praia, ou enfrenta muito trânsito e tem deixado o carro de escanteio, não perca tempo e ganhe um dinheirinho extra com ele.

Com aplicativos como o moOvie você escolhe o valor e os dias que quer deixar o seu automóvel disponível e o seguro da locação ainda fica por conta da empresa.

O aplicativo ainda protege o dono do carro no caso de avaria e outros problemas que possam acontecer durante a locação.

15. Alugue sua vaga de garagem

Nem todo apartamento hoje em dia possui vaga na garagem. E mesmo os que possuem, nem sempre atendem as necessidades de moradores com mais de um carro.

Se você tem uma vaga disponível mas não tem carro, saiba que essa é uma renda extra muito aproveitada em grandes cidades como São Paulo.

A depender da vaga, você pode descolar um dinheiro certo todos os meses. Só atente para a importância de fazer um contrato com a pessoa a quem alugar para evitar problemas com inadimplência. 

16. Vender milhas

Sites como Maxmilhas, 123 milhas e outros já fazem o intermédio entre pessoas que possuem milhas e pessoas que querem comprar.

É uma forma de conseguir valores mais baratos do que as passagens compradas diretamente nas companhias aéreas. 

Compre com o seu cartão de crédito, transfira seus pontos para os programas de milhas e se cadastre nesses sites especializados para emitir passagens para terceiros. 

17. Participe de grupos de pesquisa

Existem empresas que pagam grupos para participar de pesquisas sobre diversos assuntos.

Entre em contato com esses headhunters (muitos deles fazem propaganda na internet) e desembolse uma grana a cada participação nas pesquisas em que você pode ser um público alvo.

18. Alugue coisas que não usa muito

Já falamos de aluguel de diversos bens, não é?

Mas, aqui, estamos falando de objetos que não serão voltados para o transporte  ou para acomodação!

Se você tem itens que não usa muito, pode ganhar uma grana extra se cadastrando numa plataforma especializada no aluguel de produtos.

Uma delas é o app Allugator, que possibilita que você alugue algum item que você precisa. 

19. Alimente turistas

O Meal Sharing é um aplicativo que conecta turistas a nativos que querem se disponibilizar a oferecer uma refeição.

Você recebe pessoas na sua casa para que elas tomem café da manhã, almocem ou jantem. Dá para ganhar até R$ 150 por pratos mais rebuscados.

20. Venda fotografias online

Seja você fotógrafo profissional ou apenas um simpatizante pela arte, você pode considerar uma boa ideia colocar suas fotografias à venda pelo aplicativo Foap.

A cada venda realizada, o fotógrafo embolsa US$ 5. 

21. Ofereça serviços de lavar carros

Nem todo mundo consegue deixar o carro conservado e bonito, a falta de tempo faz com que esse seja um passo difícil de manter na rotina do motorista.

Identifique entre seus vizinhos quem passa por isso e ofereça valores mais baratos do que um lava-jato.  

Conclusão

imagem aproximada de uma pessoa segurando um saco com um cifrão desenhado

Viu como você tem em casa tudo o que você precisa para ganhar um dinheiro extra? Usando os produtos que estão parados ou até prestando serviço é possível aumentar o rendimento, acabar com as dívidas e até fazer a viagem dos sonhos.

Além disso, poderá investir em um novo negócio. Com um empréstimo online você consegue comprar os itens básicos para começar.

Quer conferir mais dicas de como lidar com o dinheiro de forma mais saudável? Então aprenda sobre comprometimento de renda: o que é e quanto pode ser.

banner-zen