10 dicas práticas para você morar sozinho

Larissa Carvalho

| 6 minutos para ler

10 dicas práticas para você morar sozinho

Continua depois da publicidade

10 dicas práticas para você morar sozinho
Dicas para morar sozinho.

Você quer morar sozinho e não sabe por onde começar? Antes da mudança para nova casa ou apartamento, o segredo é planejar-se para não passar sufoco. Entenda o seu cenário financeiro atual. Você tem dívidas ou já está pagando um financiamento? Se sim, boa opção é dividir as contas com um amigo. Agora, se você está no azul, fica mais fácil tomar esta decisão. Não importa o que você escolha, alugar ou comprar, pois para qualquer uma dessas opções você precisa estar preparado. Para te ajudar, o Bom Pra Crédito separou 10 dicas práticas para você morar sozinho.

 

#1 Entenda sua situação financeira atual

Morar sozinho, na maioria das vezes, significa ter independência financeira. Para evitar problemas com dinheiro na nova fase, esclareça para si mesmo como está sua situação financeira atual.

Coloque na ponta do lápis o quanto você ganha e o quanto você gasta hoje. Baixe agora a planilha de orçamento do Bom Pra Crédito para anotar tudo o que precisa. Não se esqueça de incluir as dívidas de longo prazo, como financiamentos e parcelamento no cartão de crédito. Esse é o momento de entender se está preparado para morar sozinho ou se é necessário aguardar mais um pouco. Pergunte-se: conseguirei morar sozinho com o meu cenário financeiro atual ou posso me complicar ainda mais? Quanto mais dívidas em andamento ou até mesmo em atraso, mais complicado é a sua situação no presente.

 

# 2 Organize sua vida financeira

Antes de morar sozinho, pague todas as suas dívidas e fique no azul. Você tem dívidas em andamento ou precisa negociar dívidas pendentes? Para conseguir organizar a sua vida financeira e assim mudar mais rápido, a solução é consolidar as suas dívidas, ou seja, transformar todas as dívidas em uma só, e isso é mais simples que parece! Opte por um empréstimo pessoal. Aqui te explicamos tudo sobre esse tipo de empréstimo.

Olha só as principais vantagens:

  • grandes chances de reduzir os juros altos de outros serviços financeiros, como cartão de crédito e cheque especial;
  • escolha da melhor data de vencimento, o que facilita a organização das suas contas e diminui o esquecimento;
  • desconto na antecipação de parcelas do empréstimo, entre outras.

E no Bom Pra Crédito você encontra seu empréstimo pessoal de maneira rápida e gratuita.

 

 

# 3 Controle os gastos para mudar mais rápido

Antes de morar sozinho, além de organizar as suas contas, você também precisa poupar dinheiro, já que a nova fase vai mexer no seu bolso. Esta fase que antecede a mudança é uma boa hora para você aprender a controlar os gastos.

A melhor maneira de controlar as finanças é anotar a sua movimentação financeira, ou seja as receitas, que são as entradas, como salário e renda extra, e as despesas (saídas), que são todos os seus gastos. Só assim você vai conseguir saber qual gasto reduzir ou até mesmo cortar, para conseguir realizar o seu sonho de morar sozinho mais rápido. Lembre-se de que o que pode ser considerado sacrifício hoje, amanhã vai fazer toda a diferença na sua independência financeira. Portanto, respire fundo e comece a economizar hoje mesmo.

 

# 4 Reserve dinheiro para emergências

A dica de reservar dinheiro para emergências não só vale para quem está saindo de casa. Mas, para quem está se preparando para morar sozinho, é indispensável ter uma reserva financeira. Quer mudar o quanto antes sem ter dores de cabeça no futuro? Guarde parte da sua renda, o quanto for possível, somente para gastos que não podem ser previstos, como possíveis reparos que serão necessários na sua nova moradia.

O ideal é que você guarde o dinheiro na poupança e não conte com o cheque especial, um dos serviços financeiros com juros mais altos do mercado. Para maior rentabilidade, aplique seu dinheiro em um investimento que pode ser resgatado a qualquer momento, como os títulos públicos ofertados no Tesouro Direto.

 

# 5 Prefira morar em imóvel pequeno

Escolher o tamanho do imóvel é um processo que exige cautela de quem deseja morar sozinho. Além da localização, o tamanho do seu novo apartamento ou casa deve ser levado em consideração. Prefira imóveis menores, pois os gastos também têm maior probabilidade de serem reduzidos. Isso porque você pode economizar, por exemplo: na conta de energia, uma vez que terá menos lâmpadas; na compra de produtos para limpeza, já que o local é pequeno; na hora de mobiliar os cômodos, etc. É claro que a economia no seu novo imóvel depende do seu estilo de vida e de suas atitudes.

Se você prefere espaços maiores, pode encontrar alternativas para economizar, como comprar móveis usados, optar por decoração sustentável (o famoso “faça você mesmo” com materiais recicláveis), entre outras.

 

# 6 Conheça os arredores de onde você quer morar

Quando o assunto é morar sozinho, a principal preocupação costuma ser com o imóvel. Porém, tão importante quanto a qualidade do imóvel, é a boa localização. Antes de assinar o contrato, conheça os arredores do local onde você pretende morar.

Dá para ir ao supermercado a pé ou você terá que usar o seu carro? A padaria mais próxima tem uma faixa de preço que você considera boa? O posto de gasolina mais próximo é confiável? São detalhes como esses que podem não só influenciar no seu bolso, mas também na sua qualidade de vida.

Não se esqueça de perguntar para a vizinhança sobre a segurança do local. Coloque tudo em uma balança e só mude se as vantagens forem maiores que as desvantagens. Nessa hora, a pressa pode ser sua inimiga. Decida com calma!

 

# 7 Compre o enxoval básico

Você pretende morar sozinho e não faz ideia do que precisa no seu enxoval? É simples: pense na troca das peças, já que uma delas poderá ser enviada para a lavanderia. Portanto, no mínimo, compre duas peças de cada item antes mesmo de se mudar: dois lençóis para cama, dois cobertores, dois edredons, dois protetores de colchão, dois roupões para banho, duas colchas, dois protetores para travesseiro, duas toalhas de mesa, e por aí vai.

Para itens de uso diário, como toalha de banho, toalha de rosto e pano de prato, dobre a quantidade e compre, no mínimo, quatro peças de cada. Para economizar nessa fase, uma opção é organizar um “chá de casa nova” e convidar os amigos e a família para comemorar a nova fase da sua vida.

 

 

# 8 Pesquise serviços que deseja contratar

Antes mesmo da mudança, pesquise serviços que deseja a contratar: internet, telefone, TV a cabo, entre outras assinaturas. Para ficar mais fácil, pergunte aos futuros vizinhos quais as operadoras que utilizam, pois a cobertura de sinal influencia na qualidade do serviço prestado ao consumidor. Pacotes de combo, como TV, telefone e internet, costumam sair mais em conta.

Feche a contratação após conferir informações importantes:

  • tempo de fidelidade e multa em caso de rescisão contratual;
  • canais de atendimento ao consumidor;
  • no caso da internet avalie quais são as suas necessidades e contrate um pacote de acordo com o que precisa;
  • procure saber se as reclamações dos clientes foram atendidas em sites criados de relacionamento entre empresas e consumidores.

 

# 9 Considere gastos com manutenção e faxina

De tempos em tempos, não tenha dúvidas de que será necessária manutenção na sua nova casa ou apartamento. Quando você decide morar sozinho, o ideal é que você esteja preparado financeiramente, ou seja, ter dinheiro reservado para momentos como esse. Mas se você precisar de crédito para consertos e reformas, o empréstimo pessoal é uma boa escolha. Aqui no Bom Pra Crédito, você escolhe o empréstimo pessoal online, de forma rápida, segura e sem burocracia.

Você também precisa considerar os gastos periódicos com contratação de diaristas e passadeiras. Se possível, programe a contratação desses serviços com antecedência, para não pesar no bolso no fim do mês. Peça referência de profissionais para os seus amigos ou pesquise a pontuação em avaliações na internet antes da contratação.

 

# 10 Conte com o Bom Pra Crédito para morar sozinho

O Bom Pra Crédito ajuda você a encontrar o empréstimo pessoal mais adequado ao seu perfil de crédito. Temos parceiros (bancos e financeiras) que avaliam o seu pedido de empréstimo ao mesmo tempo. Você recebe diferentes propostas e escolher a melhor. E o melhor: online, gratuito e seguro! Todas as informações solicitadas são criptografadas e usadas apenas para ajudar a buscar as melhores condições de crédito para o seu perfil. Não perca mais tempo: escolha o Bom Pra Crédito para realizar o seu sonho de morar sozinho o quanto antes!