Vale a pena antecipar o 13º salário para pagar dívidas?

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Vale a pena antecipar o 13º salário para pagar dívidas?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Vale a pena antecipar o 13º salário para pagar dívidas?

Será que vale antecipar o 13º salário para pagar dívidas? A primeira parcela do décimo terceiro salário é paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. Os bancos, sabendo desse fato, oferecem um serviço chamado antecipação do décimo terceiro salário, que permite aos clientes antecipar o valor do 13º salário, acrescido de juros.

Para ajudar você a escolher a melhor opção, o Bom Pra Crédito responde essa e outras perguntas relacionadas ao 13º salário e pagamento de dívidas.

Antecipação do 13º salário vale a pena?

O seu banco oferece o serviço de antecipação de décimo terceiro salário? Caso sim, avalie as condições, como juros, e considere esperar mais um pouco e usar o seu próprio 13º salário para pagar as suas dívidas.

Agora, se você tem uma dívida em que os juros são diários e crescem rapidamente, como no caso de cartão de crédito e do cheque especial, a opção pode ser válida, para parar de pagar juros altíssimos.

Nessa hora, apesar da necessidade de ajustar as contas o quanto antes, avalie demais linhas de crédito, como um empréstimo pessoal, com parcelas mais flexíveis.

Pagar as dívidas com o 13º salário é a melhor escolha?

O décimo terceiro salário, conhecido também como “gratificação natalina”, é aquele dinheiro que deveria ser voltado às compras de fim de ano ou até mesmo para outros gastos, como uma viagem em família.

Porém, não é segredo que muitos brasileiros aguardam o 13º salário para pagar as dívidas, mas muitos ainda não se sentem seguros quanto a essa decisão. Nessa época do ano, as promoções estão a todo vapor, o que pode aumentar a tentação com os gastos.

Para quem ainda tem dúvida sobre a melhor opção, usar o décimo terceiro para o pagamento de dívidas é uma escolha inteligente e aconselhada por especialistas em Economia. Isso porque, ao optar pelo pagamento de dívidas com o 13º salário, você tem mais chances de alcançar novos planos.

O pagamento de dívidas não só alivia as dores de cabeça, como também permite o aumento do seu score de crédito. E o que isso significa? Você mais próximo de realizar os seus sonhos, como comprar um carro, financiar um imóvel, fazer uma viagem…

Qual dívida pagar primeiro com o 13º salário?

Antes de dar o primeiro passo, procure os órgãos de proteção ao crédito para ficar por dentro de todas as suas pendências. Esclareça todas as suas dívidas atualizadas, com os devidos juros.

Com o dinheiro do 13º salário em “mãos”, priorize o pagamento das dívidas mais altas, ou seja, aquelas com os juros mais elevados.

Para ficar mais fácil, pense em sair, prioritariamente, da dívida que está virando uma bola de neve. Procure a empresa credora e tente fazer um acordo, negociando descontos no pagamento à vista.

13º salário não é suficiente para pagar todas as dívidas, e agora?

Se o décimo terceiro salário não dá para aliviar todas as suas pendências, o melhor a ser feito já foi dito: priorizar o pagamento das dívidas mais altas.

Agora, para começar o ano no azul, ou seja, sem dívidas pendentes, é preciso negociar com as credoras parcelas que cabem no seu bolso e não pesam no orçamento.

É claro que para isso você terá de abrir mão de alguma parte da sua renda mensal, que poderia ser destinada às compras supérfluas e lazer.

Fim de ano com dívidas? Como mudar essa situação?

Chegar ao final do ano com dívidas é mais comum do que se imagina, pois ao longo do ano acontecem imprevistos.

O mais importante agora é colocar na ponta do lápis todas as suas dívidas pendentes e planejar os pagamentos.

Não tenha medo de esclarecer as suas dívidas, por mais altas que elas sejam. Só assim você vai conseguir enxergar com clareza o cenário atual. Comece!

Não tem problema se tudo não pode ser resolvido até a virada do ano. Pense positivo: “hoje tenho que pagar as minhas dívidas e cortar gastos, mas amanhã estarei mais próximo de realizar os meus sonhos”.

banner-zen