Título de eleitor digital: saiba tudo!

Lu do BPC

| 7 minutos para ler

Título de eleitor digital: saiba tudo!

Continua depois da publicidade

banner-zen

O ano que vem trará as eleições municipais de 2020. No texto de hoje, falamos tudo o que você precisa saber para estar preparado e ainda te apresentamos o título de eleitor digital para facilitar a sua vida.

Título de eleitor

O título de eleitor é o documento que todo brasileiro nato ou naturalizado precisa para votar ou justificar a ausência do voto. A justificativa é feita pelo Requerimento de Justificativa Eleitoral, um formulário que você pode conseguir de graça em cartórios eleitorais e postos de atendimento ao eleitor, dentre outros locais.

A justificativa precisa ser feita para cada turno em que o eleitor não votou. Dessa forma, se você perdeu só o primeiro, deverá preencher apenas um formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Se perdeu o segundo também, deverá preencher um novo formulário, além do primeiro.

O título de eleitor no Brasil é obrigatório. Não é só um direito do cidadão, mas também é um dever. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, apenas menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos não precisam tirar o título de eleitor.

Se alguém deixar de votar e justificar o voto, mesmo que seja por conta de ainda não ter o título de eleitor, há várias consequências negativas:

– Multa;

– Não pode tirar Carteira de Identidade (RG);

– Não pode tirar passaporte;

– Não pode participar de concurso público;

– Não pode renovar matrícula em escola ou universidade pública;

– Não pode obter documentos como a certidão de quitação eleitoral;

– Se for funcionário público, não poderá receber remuneração ou vencimentos;

– Não poderá realizar contratos de empréstimos com sociedades cuja administração está ligada ao governo ou com instituições governamentais.

Por conta disso, é bom ter em mãos o título de eleitor assim que possível, evitando multas e outros problemas que podem acontecer quando não se está em dia com a justiça eleitoral. Esses prejuízos são temporários enquanto persistirem as “dívidas” com a justiça eleitoral.

Como tirar o título de eleitor

Tirar o título do eleitor é algo bem simples. Antes de tudo, é necessário que você separe seu documento de identidade, podendo ser:

– RG (original);
– Certidão de Nascimento ou de Casamento;
– Carteira de trabalho e Previdência Social;
– Carteiras de órgãos fiscais de profissões, como a carteira da OAB, CRM ou CREA;
– Passaporte que tenha todos os dados necessários, incluindo a filiação.

Pode parecer bastante coisa, mas lembre-se que só um deles já é suficiente. A variedade de documentos só serve para facilitar o procedimento para todos.

Além disso, você precisa levar algo que sirva como comprovante de residência, como uma conta de água, de luz ou de telefone residencial. Homens entre 18 e 45 anos também precisam levar o Certificado de Alistamento Militar original.

Depois disso, basta agendar o atendimento para retirada do título de eleitor no site do Poupatempo mais perto de você e ir na data e horário marcado, levando os documentos necessários.

Como saber o número do título de eleitor

Como saber o número do título de eleitor

Saber o seu título de eleitor é mais fácil ainda. Tudo o que você precisa fazer é entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e inserir os dados solicitados.

Logo em seguida, clique em “consultar” para ver o seu número de título de eleitor.

Título de eleitor digital

E se eu te dissesse que tem um jeito muito mais simples, prático e eficiente de checar essas informações? O título de eleitor digital é uma nova forma de fazer tudo isso e que veio para deixar a sua vida bem mais fácil.

O título de eleitor digital foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de 2017. O lado bom dessa novidade para o cidadão é que agora ele consegue checar suas informações online e até votar usando somente o título de eleitor digital, desde que ele siga algumas regras que explicaremos mais adiante.

Mas não são somente esses os benefícios. A utilização do título de eleitor digital garante economia na  impressão de papéis, beneficiando o meio ambiente.

App título de eleitor digital

App título de eleitor digital

O aplicativo e-Título é a maneira que você consegue acesso ao seu título de eleitor digital e até mesmo votar.

Todas as informações na sua mão, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Assim que você abrir o aplicativo no seu aparelho, ele pedirá que você preencha os seguintes dados:

– Nome completo;

– O seu número do título de eleitor (caso não o tenha em mãos, basta consultá-lo da maneira como explicamos acima);

– Data de nascimento;

– Nome da mãe (se constar);

– Nome do pai (se constar).

O preenchimento dos dados pode ser feito por um QR Code. Além disso, é possível realizar o cadastro somente por um aparelho eletrônico.

Em outras palavras, só se pode ter uma conta por aparelho, então nada de baixar o aplicativo e inserir os dados da esposa, marido, filho ou outro parente próximo.

Logo depois de inserir os dados acima, o aplicativo deve te direcionar imediatamente para uma página com o seu e-Título. A aparência dele é bem parecida com o título de eleitor impresso. Ele contém as seguintes informações:

– O seu nome completo;

– A sua data de nascimento;

– O seu número do título de eleitor;

– A sua zona e seção de eleição;

– A data de emissão do seu e-Título, de acordo com a data em que você preencheu os dados para ter acesso ao aplicativo;

– O seu município/UF;

– A sua filiação (nomes completos do seu pai e da sua mãe);

– O código QR referente ao seu e-Título;

– O código de validação do seu e-Título;

– A data e hora de validação do seu e-Título.

O código QR, para aqueles que não o conhecem, é basicamente um modo inteligente de juntar determinadas informações de maneira segura, em um conjunto de quadradinhos brancos e pretos. Esse código pode ser lido por câmeras de celular e outros aparelhos ópticos. Serve para transmitir informações de um modo instantâneo e seguro. Assim, você poderá ter o seu e-Título lido por outros aparelhos se precisar.

Você pode estar se perguntando: “Mas para quê ter todo esse trabalho se consigo ter acesso a todas essas informações com o meu título de eleitor em mãos? De qualquer forma, terei de usá-lo para preencher as informações do cadastro do e-Título.”

A principal vantagem é que uma vez feito e preenchido o seu cadastro no aplicativo, você terá essas informações no seu bolso ou mochila a alguns cliques de distância, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Mas não são só essas informações que você pode achar no seu e-Título. Na parte inferior da tela do seu aparelho, enquanto estiver aberto o aplicativo, você encontrará outros três ícones, que são:

1. Onde votar

Lá constará a sua zona eleitoral, a sua seção e local de votação e o município onde deverá votar.

Esta área também não precisa de conexão com internet para que você tenha acesso à ela.

2. Certidão de quitação

Se a sua situação estiver irregular, ao clicar nesse ícone, o aplicativo te dará um lembrete para regularizar a situação da sua inscrição no Cartório Eleitoral mais próximo.

Caso sua situação esteja regularizada, será disponibilizada a certidão de quitação e o documento oficial que comprove que você está em dia com a justiça eleitoral, tendo cumprido os seus deveres de eleitor.

3. Certidão de crimes eleitorais

O terceiro e último ícone diz respeito a um documento oficial que comprova que você não possui quaisquer condenações criminais eleitorais.

4. Autenticidade de outros documentos

No canto superior esquerdo da tela do aplicativo, haverá um ícone com três riscos horizontais. Uma vez clicando nele, você poderá ler códigos QR para conferir a autenticidade de documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, como as certidões acima mencionadas.

Bem útil para empreendedores que querem comprovar certas questões sobre candidatos no momento da contratação, por exemplo.

É importante ressaltar que a via digital das certidões mencionadas acima é totalmente gratuita, diferente da via impressa.

Além de você não precisar se deslocar até o Poupatempo mais próximo, que dependendo do seu local de residência pode ser bem longe, você acaba economizando um pouquinho já que não precisa pagar a taxa de emissão dessas certidões.

Outra coisa importante é que você pode, a qualquer momento apagar seus dados do aplicativo. Basta clicar no mesmo ícone que você clicou para verificar a autenticidade de outros documentos. Assim que confirmar que deseja fazer isso, seus dados serão apagados e você poderá realizar uma nova configuração. 

Como baixar o título de eleitor digital

Como baixar o título de eleitor digital

Depois de ter conhecido as vantagens do título de eleitor digital, tenho certeza que você está com muita vontade de baixar o e-Título. 

Antes de qualquer coisa, é necessário verificar se o seu celular ou tablet é compatível com o e-Título. Depois disso, é só pesquisar na loja virtual do Google Play, se for um aparelho android, ou na App Store, se for da marca Apple.

Verifique se o seu aparelho tem memória suficiente. Se tiver, é só clicar em “baixar” ou “download” que você poderá aproveitar as vantagens do aplicativo.

Agendamento título de eleitor

O agendamento do cadastro biométrico pode ser feito através do site do Tribunal Superior Eleitoral. Basicamente, esta ação ajuda a diminuir o tamanho das filas na hora do atendimento, melhorando na qualidade do serviço para todos os brasileiros.

O agendamento no Poupatempo também é uma opção, pois conta com disponibilidade para atendimento de manhã e até aos sábados. Se você ainda não fez o seu título de eleitor impresso, poderá fazer o cadastramento biométrico no mesmo dia em que for fazer a sua primeira via do título. 

Conclusão

Conclusão

Gostou de ver como você pode economizar tempo usando o novo aplicativo do título de eleitor digital? Por que não facilitar também outras áreas da sua vida?

Chegou a hora de ter essas vantagens não só na hora de votar, mas também para fazer um empréstimo.

O Bom Pra Crédito te apresenta as melhores ofertas de empréstimo disponíveis no mercado, sem que você precise sair do conforto da sua casa. 

Solicite seu empréstimo pessoal


banner-zen