Tipos de contas bancária existentes e as principais diferenças

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem ampliada de três homens de terno sentado a uma mesa apertando as mãos

Continua depois da publicidade

Diferentes contas bancárias atendem a necessidades diferentes

Dependendo do seu objetivo,  é possível escolher entre  diferentes tipos de contas. Essa facilidade permite que você maximize o retorno do banco, ao mesmo tempo em que minimiza as taxas e consiga gerenciar seu dinheiro da maneira mais conveniente. 

Saiba o que é necessário considerar antes de escolher a melhor opção de conta

Algumas perguntas essenciais precisam ser respondidas antes de escolher um tipo de conta. As principais são:

  • Qual a sua frequência de ida ao banco?
  • Precisa fazer transferências entre bancos diferentes?
  • Faz utilização de cheques, ou cartão de crédito no seu dia a dia?

Conhecer suas necessidades e entender seus hábitos são fatores que irão te auxiliar na hora de escolher o banco e a conta a ser aberta.

Por isso, antes de tomar uma decisão, tenha em mente o seu perfil de consumo. Estar ciente disso irá até mesmo te ajudar a não pagar tarifas relacionadas a serviços que não serão utilizados.

Quais são os tipos de contas?

O mercado financeiro costuma trabalhar diferentes modalidades de contas. Neste texto, vamos abordar três delas:  conta corrente, conta poupança e conta conjunta. 

imagem ampliada de jovem usando casaco jeans sentado a uma mesa com um laptop e um caderno preto

Entenda melhor: Como abrir conta pela internet, veja o passo a passo

Conta Corrente

A conta corrente é uma opção que oferece fácil acesso  ao seu dinheiro para suas necessidades diárias de transações. Essa opção normalmente possibilita que o cliente utilize cartões de crédito e débito ou cheques para fazer compras ou pagar contas.

Dependendo da instituição financeira, as contas correntes oferecidas podem ter diferentes opções ou pacotes de produtos e serviços que, em alguns casos, podem ser customizáveis O objetivo, neste caso, é  evitar a cobrança de determinadas taxas de serviço mensais.

Para determinar a escolha mais econômica, é muito importante comparar os benefícios dos diferentes pacotes de verificação com os serviços de que você realmente precisa.

Os documentos necessários para abrir uma conta corrente são:

  • CPF;
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Militar, etc);
  • Comprovante de endereço atualizado (até 90 dias);
  • Comprovante de renda atualizado (até 90 dias). 

Conta Poupança

É uma boa opção para quem deseja criar uma reserva financeira  para necessidades futuras. A facilidade de abertura é uma de suas principais vantagens. Mesmo quem não tem como comprovar renda pode ter acesso à poupança.

A diferença entre esse tipo de conta e conta corrente é que, no caso da poupança, o dinheiro depositado pode render todo mês. No entanto, em comparação a outros tipos de investimentos, a poupança é a que oferece menos lucro.

Geralmente, ela é utilizada por quem não conhece outros produtos do mercado financeiro ou por aquelas pessoas que têm medo de investir em títulos de renda fixa ou variável. Os documentos necessários para abrir uma conta poupança são:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Militar, etc);
  • CPF em situação regular junto à Receita Federal;
  • Comprovante de residência atualizado (até 60 dias).

Dica do Bom Pra Crédito: vale a pena destacar que, atualmente, só há uma financeira parceira do Bom Pra Crédito que aceita fazer depósito em conta poupança. Desta forma, o ideal é evitar usar esse tipo de conta para solicitações de empréstimo dentro da plataforma.

Conta Conjunta 

Como o próprio nome sugere, a conta conjunta pode ser movimentada por mais de uma pessoa. Apesar de ser um dos tipos de contas usadas por  casais, ela pode contar com até 10 titulares que, não necessariamente, possuem vínculo familiar.

Em outras palavras, pais e filhos, companheiros, amigos, irmãos, entre outros grupos de correntistas podem  ter uma conta conjunta.  A exigência é que todos tenham mais de 18 anos. 

Diferentemente dos outros dois tipos de contas já citadas acima, existem dois tipos de conta conjunta: as solidárias e as não-solidárias. Confira o que diferencia cada uma delas. 

Contas conjuntas solidárias: 

Os correntistas das contas conjuntas solidárias têm liberdade para movimentar o saldo individualmente. Cada um possui o seu próprio cartão e tem o direito de poder sacar dinheiro, fazer transferências, pagamentos e tudo mais que uma conta tradicional permite.

Contas conjuntas não-solidárias: 

As movimentações só podem ser feitas com a autorização de todos os titulares. Isso garante maior controle, pois ninguém pode simplesmente limpar a conta sem falar com os demais.

A abertura da conta conjunta pode ser feita da mesma forma que uma conta corrente  individual. No entanto, todos os titulares devem apresentar os seguintes documentos na hora da abertura: 

  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Holerite, contracheque ou declaração de imposto de renda (para autônomos);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Identidade Militar, etc).

Dica do Bom Pra Crédito:  É importante ressaltar que, para empréstimos em que o cadastro de dados bancários for feito para esse tipo de conta, o solicitante precisa ser o primeiro titular.

imagem ampliada de homem de terno segurando uma caneta apoiado e uma mesa branca com um laptop, um celular e folhas de papel sulfite

Para aprender mais: Banco digital é uma boa ideia? Descubra se você deve ou não abrir uma conta

O tipo de conta interfere na liberação de empréstimo?

Para dar tudo certo com a liberação do seu empréstimo pessoal, é preciso que o cadastro na plataforma do Bom Pra Crédito tenha sido feito de maneira correta, contendo todos os seus dados pessoais, inclusive a conta bancária! 

Nossos parceiros aceitam contas corrente, poupança e conjunta. Porém, em todas essas modalidades, quem solicita o empréstimo precisa ser o titular. Isso ocorre porque, por motivos de segurança, os bancos  não fazem depósitos em conta de terceiros. 

Leu todo o material, mas ainda está com dúvidas? Não tem problema! A equipe do Bom Pra Crédito  está disponível para te ajudar a encontrar as melhores soluções para suas necessidades.  

Entre em contato com nossos especialistas e dê o próximo passo para organizar suas finanças com um empréstimo feito para e por você. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *