Serviços financeiros online: filas nunca mais

Lu do BPC

| 6 minutos para ler

mesa branca com tablet, compator e xícara de café dos quais saem desenhos azuis

Continua depois da publicidade

banner-zen

A internet traz comodidade e segurança para a vida das pessoas com apenas alguns cliques 

Você já deve ter ido ao banco ou à lotérica para pagar uma conta ou sacar dinheiro e, ao chegar lá, se deparou com uma fila gigante que dava a volta no quarteirão. O que era pra ser uma ida de 15 minutinhos, se tornou horas de espera.

Mas, graças aos serviços financeiros online, essa situação não precisa mais acontecer. O melhor de tudo é que nem precisa sair de casa para resolver alguma questão financeira.

E para te ajudar a conhecer mais sobre esses serviços financeiros pela internet, preparamos uma lista com cada um deles e seus benefícios. Confira!

1- Internet Banking

Hoje em dia, todos os bancos têm suas versões pela internet. Elas oferecem os mesmos tipos de serviços, como pagamento de contas, extrato,  transferências, entre outros.

Também existe a versão mobile para uso nos celulares, que oferece acesso aos mesmos serviços que o internet banking. Com a grande vantagem de poder acessar de qualquer lugar com acesso à internet.

Benefício: Fácil acesso aos serviços bancários como consulta de saldo.

2- Empréstimos

Se você está no aperto e precisa de ajuda para colocar as contas no verde, existe a opção de pedir um empréstimo online. A aprovação é menos burocrática e o crédito cai muito mais rápido.

E claro, você ainda pode checar as taxas de juros com tranquilidade. Inclusive alguns serviços permitem comparar as ofertas de crédito em vários bancos de uma vez só! 

Benefício: Comparar as parcelas e fazer a contratação 100% online.

mulher sentada de frente para um laptop sorrindo com as mãos pra cima

Para aprender mais: Como abrir um negócio online: passo a passo para lucrar pela internet

3- Controle Financeiro

Para manter as finanças em dia, é essencial fazer um bom planejamento financeiro. Para isso, existem aplicativos para smartphone que tornam esse controle mais prático e você consegue acompanhar todos os passos do seu dinheiro.

Também dá para organizar as finanças pessoais ou de empresas totalmente online.  E você pode gerenciar a sua conta bancária, seus investimentos e suas despesas, tudo em uma única plataforma.

Benefício: Maior controle  da sua vida financeira.

4- Aplicativos para Câmbio

Se você quer comprar moedas estrangeiras, existem aplicativos com esse objetivo. Eles cruzam as informações de quem tem a moeda e quer vender e de quem quer comprar, tudo online!

E você ainda foge da fila e das taxas das casas de câmbio! Basta ficar de olho na cotação do dia para pagar mais barato na sua moeda estrangeira.

Benefício: O dinheiro fica mais barato porque você pode acompanhar a hora de certa de comprar com um preço mais em conta.

5- Investimentos

Quem diz que investimento é para rico, se engana! Desde a compra de ações ao controle da carteira de investimento, tudo pode ser feito por conta própria, basta entender para começar a ver os frutos.

E você pode iniciar investindo pouco. Ou seja, qualquer pessoa pode ter seus investimentos, mesmo que não tenha muito dinheiro.

Benefícios: Existem diversas soluções que consideram condições como: 

  • Rentabilidade: É o retorno sobre o investimento, quanto ele rende. Vamos supor que você investiu 100 reais e depois de um tempo recebeu 150, esse investimento tem retorno de 50%.
  • Diversificação: Existem diferentes tipos de investimentos em renda fixa e variável para garantir mais segurança e rentabilidade para atingir seus objetivos.

Vale falar que os investimentos  dão retornos de acordo com os seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Tudo vai depender do seu perfil de investidor e dos riscos que está disposto a correr ao criar sua carteira. 

6- Negociar dívidas

Para sair das dívidas, você não precisa mais passar horas esperando para ser atendido. A gente pode  negociar tudo com apenas alguns cliques na internet.

Diversas empresas já fazem acordos online, uma forma efetiva de comunicação e resolução de problemas. Você tem acesso aos valores abertos e pode fazer sua proposta de pagamento, com toda tranquilidade e conforto.

Benefício: Autonomia para negociar e escolher condições mais flexíveis que caibam na sua realidade. 

7-  Controle da fatura do cartão de crédito

Já existem diversos serviços financeiros online para controlar a fatura do seu cartão de crédito. Alguns exemplos são os aplicativos que permitem gerenciar os gastos e ajustar os limites do seu cartão.

E o melhor, é fácil acessar todos os serviços que você precisa. Eles estão na tela do aplicativo ou do site, basta clicar para ter o controle dos gastos com seu cartão de crédito!

Benefício: Mais autonomia para gerenciar seus gastos com controle e planejamento financeiro.

8- Contratação de Seguros

É possível contratar vários tipos de seguros, sejam eles pessoais ou empresariais. Com base em algumas informações, os planos mais recomendados dependem das suas necessidades.

E você pode comparar as propostas entre as seguradoras e escolher a melhor opção para sua casa, carro, objetos de valor, entre outros. Todas as etapas são feitas online, desde o agendamento, monitoramento do processo, até a contratação.

Benefício: Os planos normalmente são mais baratos e é mais rápido o processo para conseguir a cobertura do seguro.

9- Apoio de projetos

Existem plataformas digitais para financiamento coletivo, é uma forma para levantar recursos para projetos sociais ou empreendedores e tirá-los do papel. Basta divulgar seu projeto para receber a contribuição.

É claro que o projeto precisa ser interessante para receber investimentos. Geralmente, as pessoas que investem nos projetos são recompensadas com prêmios ou brindes.

Benefício: Mais facilidade e menos burocracia para captar recursos.

Benefícios dos serviços financeiros online

De cada 10 transações, mais de 6 acontecem pela internet. Esses números são de uma pesquisa recente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), conduzida pela Deloitte.

Essa pesquisa mostrou que o número de transações feitas pelo mobile banking -o primeiro item dessa lista – foi de 33,1 bilhões em 2018 para 39,4 bilhões em 2019, um aumento de 11%.

E esse monte de número serve para nos mostrar que os serviços financeiros online oferecem várias vantagens, entre elas:

  • Conforto: Você economiza tempo por não precisar enfrentar filas no banco, e pode resolver seu problema sem sair de casa.
  • Facilidade: A qualquer momento você pode pagar suas contas ou consultar seu saldo, sem se preocupar em achar algum caixa aberto.
  • Segurança: Os serviços financeiros pela internet te trazem mais segurança contra roubos e nas transações em si. Todos os processos online ocorrem com a máxima proteção contra ataques de hackers. 

Com tantos benefícios e possibilidades, fica difícil decidir qual testar primeiro né? Mas antes de ir explorar você precisa ver o próximo tópico!

mesa com cadernos, canetas, um laptop, par de óculos, livros e um marca-texto

Leia também: Como abrir conta pela internet, veja o passo a passo

Como usar esses serviços com segurança

Agora você sabe mais sobre esses serviços, mas ainda fica uma insegurança de usá-los. Não se preocupe que também vamos te ajudar com isso, para evitar problemas e prejuízos financeiros basta seguir essas dicas:

1 – Veja se a empresa realmente existe

É muito fácil criar um site na internet e ser visto, esse é um dos motivos para se ter cuidado ao contratar serviços financeiros pela internet. Antes de fechar negócio, veja se a empresa realmente existe.

Busque seu CNPJ, procure a opinião de pessoas que já contrataram os serviços antes. Todos os prestadores de serviços financeiros honestos devem ser propriamente identificados.

Inclusive, os correspondentes bancários  precisam ter autorização para prestar esse tipo de serviço. Então, sempre verifique!

2 – Atenção a cobranças antecipadas para liberação de crédito

Um dos golpes mais comuns aplicados em quem está procurando dinheiro extra é a cobrança de taxas ou depósitos antecipados. Existe a falsa promessa de análise de crédito ou liberação de dinheiro mais rápida e sem burocracia.

Mas, se você está necessitando de dinheiro, não faz sentido ter que pagar para garantir o crédito, certo? Então, se você precisar de financiamento ou empréstimos, procure instituições financeiras confiáveis. 

3 – Proteja seus dados

Quando for colocar suas informações em cadastros ou simulações, veja se o site é seguro. Uma das maneiras de confirmar isso é olhando se há um cadeado na barra de endereço.

Esse cadeado mostra que as informações que você envia ou recebe do site são particulares e protegidas. Verifique também o URL, qualquer suspeita que tiver procure mais informações sobre a empresa antes de fazer seu cadastro.

Contratar um serviço financeiro online

Agora que você já sabe tudo sobre os serviços financeiros pela internet, precisa decidir qual será o serviço online que vai contratar. Nós do Bom Pra Crédito estamos aqui para te ajudar a crescer financeiramente!

Somos uma reconhecida plataforma digital de crédito que deseja dar poder às pessoas através de conteúdo financeiro de qualidade. Por isso, se você deseja para ealizar seus sonhos, conte com o Bom Pra Crédito.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *