Pagamento do IPVA: Evite dívidas logo no começo do ano

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

imagem de um espelho retrovisor em um carro em movimento

Resumo da matéria

  • O que é IPVA
  • O que devo fazer para realizar o pagamento do IPVA
  • É possível pagar o IPVA pela internet?
  • Pagamento do IPVA atrasado
  • Pagamento de IPVA no caixa eletrônico
  • Pagar o IPVA pelo celular. Tem como?
  • Pode pagar o IPVA adiantado?
  • Desconto no IPVA 2021
  • Valor IPVA 2021
  • Valor IPVA 2021 de moto
  • Como consultar o valor do IPVA 2021?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Saiba tudo o que você precisa fazer para realizar o pagamento do IPVA 2021 sem complicações. É mais fácil do que você imagina!

O início do ano é marcado por alguns gastos que, geralmente, apertam o orçamento de algumas famílias. Quem tem carro sabe que o IPVA é um dos principais tributos que ele precisa pagar. Além disso, o pagamento do IPVA é sempre uma preocupação.

Muitas pessoas possuem dúvidas a respeito desse imposto. O que é o IPVA? Como pagar esse tributo? E diversas outras perguntas. Continue lendo esse artigo e obtenha as respostas para todos esses questionamentos. 

O que é IPVA

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) faz parte da arrecadação dos governos estaduais. Em 2021, veículos movidos à gasolina e bicombustíveis pagarão 4% sobre o valor venal, com base na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Veículos usados que são movidos à álcool, eletricidade ou gás, mesmo que combinados entre si, continuarão com a alíquota de 3%. Já os novos automóveis que possuem essas mesmas especificações em nota fiscal, adquiridos a partir de 15/01/21 terão alíquota de 4%, de acordo com a Lei 17.293/2020.

As picapes de cabine dupla pagam 4%. As pessoas que possuírem uma cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

O que devo fazer para realizar o pagamento do IPVA

Para pagar o IPVA, você deverá ir até uma agência bancária credenciada e levar o número do Renavam, depois é só pagar a guia. O banco, geralmente, oferece diversos canais para que seja realizada essa operação. 

Alguns desses canais incluem o guichê de caixa, terminais de autoatendimento, pela internet e via débito agendado. Também é possível efetuar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

É possível pagar o IPVA pela internet?

O pagamento do imposto para veículos usados pode ser realizado por meio de aplicativo ou site dos bancos credenciados. O Renavam que está no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) deverá ser informado em uma dessas plataformas.

Para veículos novos e de locadoras, o pagamento deve ser feito por Guia de Recolhimento. Para isso, é necessário acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento e informar os seus dados no sistema de emissão de guia.

imagem de uma mulher vista de costas dirigindo um carro em uma rodovia

Para entender melhor: Pagar IPVA: O Guia Prático e Tudo que Você Precisa Saber

Pagamento do IPVA atrasado

A pergunta “o que fazer para pagar o IPVA atrasado” é muito comum de surgir e de resolver. Primeiro, é necessário verificar se o débito está inscrito na dívida ativa no site da prefeitura de sua cidade. No campo “Consulta” digite o número do Renavam do veículo ou o número do CPF ou do CNPJ.  

Caso exista débito ativo para a placa e exercício, basta emitir a guia para pagamento no próprio site da Procuradoria Geral do Estado. Caso a dívida ainda não tenha sido inscrita, o procedimento é parecido ao que é utilizado para veículos zero-quilômetro e de locadoras. 

Pagamento de IPVA no caixa eletrônico 

Caso você tenha uma conta em banco credenciado e um veículo usado, basta selecionar a opção débito de veículos e informar o Renavam para pagar. Se o automóvel for novo ou de locadora, não é possível quitar o débito em caixa eletrônico.

Os veículos que não podem ser pagos via caixa eletrônico, devem se ater ao modo “tradicional” de pagamento. Entre no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento e faça o processo dito anteriormente no tópico “É possível pagar o IPVA pela internet?”.

Pagar o IPVA pelo celular. Tem como?

Caso você tenha conta em banco credenciado e veículo usado, basta selecionar a opção débito de veículos e informar o respectivo Renavam no aplicativo ou Internet Banking para efetuar o pagamento.

É bom mencionar, novamente, que para os carros 0km e de locadora, o IPVA somente poderá ser pago após se obter a Guia de Reconhecimento. Para obtê-la é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento e inserir os seus dados.

Pode pagar o IPVA adiantado?

Sim, os contribuintes podem pagar o imposto em uma cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%. Mas é possível também parcelar o IPVA em três vezes, mas sem desconto. O primeiro pagamento deve ser realizado em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março. 

Também é possível pagar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto. Caminhões também contam com a opção de parcelar o valor em três vezes, com vencimento em março, junho e setembro.

Desconto no IPVA 2021

É possível obter desconto de 3% no IPVA 2021 desde que o pagamento total seja efetuado em janeiro, de acordo com o fim da placa do veículo. Essa é a única forma de conseguir desconto no valor do tributo.

Cerca de 618 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento. Taxistas, pessoas com deficiência com veículos adaptados, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos estão isentos do imposto.

imagem ampliada de um homem com a mão dentro de um carro

Para aprender mais: Parcelamento do IPVA: tudo o que você precisa saber

Valor IPVA 2021

O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor venal do veículo com base em aproximações dos preços praticados no varejo. Os proprietários de veículos movidos a gasolina e biocombustíveis terão que pagar 4% sobre o valor venal.

Os modelos que utilizam álcool, eletricidade ou gás, pagarão 3%. Veículos novos com essas mesmas especificações de combustível, adquiridos a partir de 15/01/21, terão alíquota de 4%.

Valor IPVA 2021 de moto

Motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares terão que pagar 2% sobre o valor venal do veículo. Esse valor foi estabelecido com base na estimativa dos preços praticados no varejo, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

Como consultar o valor do IPVA 2021?

A consulta dos valores do IPVA 2021 está disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Basta acessar o site e preencher o Renavam do veículo.

CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA/2021

tabela ipva 2021

tabela ipva 2021

Para mais informações, acesse o site da Fazenda em: RESOLUÇÃO N.º 99 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

Agora que você já sabe tudo sobre o pagamento do IPVA de 2021 basta escolher qual é o modo de pagamento que mais te beneficia. Se você deseja saber mais sobre esse imposto ou saber dicas sobre finanças pessoais, visite o blog do Bom Pra Crédito. Ah, e caso esteja à procura de um empréstimo pessoal, pode contar com a gente!

banner-zen

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fipe

    Opa até que fim consegui achar a informação que estava
    precisando sobre esse assunto. Infelizmente são poucos
    sites no qual encontrei com a informação correta e bem
    escrito. Obrigado e compartilhei nio meu facebook com
    alguns colegas.

    Responder

    • Bianca Lima

      Ficamos muito felizes que nosso conteúdo tenha agregado informação a você Fipe ?

      Responder

  2. 7 motivos para pedir empréstimo pessoal. Conheça aqui! – Blog xMoney

    […] das contas que surgem “do nada” mas que você sabia muito bem que elas chegariam, como o IPVA, IPTU, material escolar, entre outros. Saiba diferenciar quais são os reais motivos para pegar um […]

    Responder