O que é deflação e por que ela pode prejudicar o seu bolso

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

executivo de camisa branca com a cabeça apoiada sobre as mãos em frente ao seu computador

Resumo da matéria

  • O que significa a palavra deflação?
  • Quais são as causas da deflação
  • Quais são os pontos negativos da deflação?
  • O que governo pode fazer para combater a deflação?

Continua depois da publicidade

banner-zen

Entenda por que esse movimento de queda pode atrapalhar os negócios e causar desemprego

Sabe aquela sensação de ir ao supermercado e descobrir que o dinheiro nunca dá para comprar tudo o que a gente precisa? Basicamente, a reclamação de todo mundo que passa por isso é a mesma: tudo fica caro, mas o salário nunca aumenta.Mas, e se a gente invertesse um pouco a história?

Você imaginou como seria ir ao supermercado e ver que o preço dos produtos despencou? Será que isso seria bom ou ruim? Para responder essa pergunta, você precisa saber o que é deflação.

O que significa a palavra deflação?

A deflação é um termo usado para indicar a queda dos preços de produtos e serviços por um período determinado. O problema é que não é só porque os preços caem que a gente vai comprar mais.

O que acontece na verdade é que as pessoas deixam de comprar e começam a poupar por acreditarem que seu dinheiro valerá mais no futuro. Essa reação faz com que os preços caiam mais ainda.

Isso acaba obrigando as empresas a reduzirem cada vez mais os preços, causando a recessão, termo que indica que a economia está em desequilíbrio.

mulher de branco sentada a uma mesa com semblante preocupado

Veja também: O que é inflação e como sobreviver a ela

Quais são as causas da deflação

Para compreender o que é deflação, é importante que você saiba o que pode fazer com que ela aconteça. A causa mais comum é a recessão, que faz com que os preços de certos produtos e serviços caiam.

A deflação também surge quando há um número grande de mercadorias e poucas pessoas dispostas para comprar. Por fim, quando há menos dinheiro circulando, os preços tendem a cair.

Nesse último caso, podemos tomar como exemplo o que estamos vivendo agora por causa do coronavírus. O isolamento social, de certa forma, reduziu nossa capacidade de compras, já que grande parte das empresas tiveram que interromper as atividades.

Além disso, ele também despertou o medo de fazer dívidas por conta do risco do desemprego, o que faz com que a economia fique estagnada e o dinheiro não circule.

Quais são os pontos negativos da deflação?

Até agora, você deve estar se perguntando: sim, mas o que isso tem de tão ruim? O que acontece é que, quando os preços caem, é natural que a gente deixe de comprar justamente por acreditarmos que as coisas ficarão ainda mais baratas.

Isso acaba gerando um efeito dominó.  Se ninguém consome, ninguém vende. Se ninguém vende, ninguém produz. Se ninguém produz, ninguém trabalha. E aí, o desemprego pode desencadear uma série de problemas que você já conhece.

Os mais prejudicados nisso tudo são os devedores. Vamos supor que você comprou um apartamento e financiou em 20 anos. Em um contexto de deflação, ele não é valorizado. Isso significa que, o valor que você pagará será bem maior do que ele vale.

Os bancos também sentem os efeitos negativos da deflação, já que passam a emprestar menos dinheiro.

imagem de executiva de roupas pretas com semblante preocupado sentada a frente de seu computador

Confira agora: Educação financeira em tempos de recessão econômica te ajuda a não perder o controle

O que governo pode fazer para combater a deflação?

O governo acaba tomando algumas medidas para incentivar o consumo.Uma delas é a redução das taxas de juros em algumas operações financeiras, como empréstimos e financiamentos.

Com valores mais atrativos, as pessoas passam a injetar dinheiro na economia, ao invés de deixá-lo parado. Outra saída é emitir moeda e colocar mais dinheiro em circulação. 

É importante que você saiba que combater a deflação é mais complicado do que combater a inflação alta. Quando a circulação de dinheiro diminui, muitas empresas podem ser fechadas e, como já falamos, causar o desemprego.

É por isso que a economia deve estar sempre em equilíbrio. Por mais que a gente sempre coloque a culpa na inflação, é ela que, de certa forma, faz com que a gente se mantenha com nossos respectivos empregos.

Afinal, a concorrência entre as empresas é uma das responsáveis por manter a economia aquecida. Isso implica em alta produtividade e, consequentemente, em mais vagas de emprego.

Agora que você já sabe o que é deflação, aproveite para entender mais sobre educação financeira aqui no blog do Bom Pra Crédito. A gente disponibiliza conteúdos e informações de qualidade para te ajudar a lidar melhor com seu dinheiro.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *