Blog > Nome Limpo: Significado, Vantagens e Como Consultar em 2019
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Nome Limpo: Significado, Vantagens e Como Consultar em 2019

Nome Limpo Significado, Vantagens e Como Consultar em 2019

Todo mundo que já fez alguma operação financeira, como um empréstimo ou uma compra parcelada, sabe a importância de ter o nome limpo

Afinal, é ele que permite que você consiga a aprovação de crédito para ter o recurso que permite alcançar os seus principais objetivos. 

Portanto, neste artigo, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre este conceito. Você vai aprender o que ele significa, quais são as suas vantagens e como consultar em 2019. Vamos lá!

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

O Que Significa Nome Limpo?

Basicamente, ter o nome limpo significa não ter o nome registrado em nenhum dos programas de proteção de crédito que existem no país

Alguns dos mais comuns são os Sistemas de Proteção de Crédito (SPC), Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) ou o Serasa Experian.

Na prática, isso significa que não existe nenhuma conta em aberto em seu nome, além de não constar nenhuma dívida. 

Caso contrário, quando existe algum débito em seu nome, você pode ser impedido de conseguir algum crédito, como no momento de fazer um financiamento ou receber um empréstimo.

Vantagens de ter o nome limpo

Vantagens de ter o nome limpo

Quando você está nessa situação, tem muito mais chances de ser aprovado em qualquer pedido que envolva uma avaliação de crédito, como os mencionados acima. Assim, você pode manter a sua situação financeira em controle mais facilmente e cumprir os seus objetivos.

Ter o nome limpo é um dos principais quesitos para aumentar as chances de receber um empréstimo. 

Além dele, é importante ter alguma forma de comprovação de renda, bem como um plano de pagamento que se encaixe no orçamento pessoal. Tudo isso é considerado no momento de solicitar um empréstimo.

Com o nome sujo, suas opções acabam se tornando um pouco mais limitadas, o que vai lhe acarretar mais dificuldades para conseguir um empréstimo

Provavelmente, você vai precisar encarar certas condições desfavoráveis de pagamento ou uma taxa de juros um pouco maior. 

Portanto, sempre busque controlar as suas dívidas e manter o nome limpo pois, além de ter mais tranquilidade, você pode conseguir um crédito pessoal com mais facilidade.

Como saber se meu nome esta limpo?

Se, recentemente, você passou por algum processo de tentativa de crédito e teve o seu pedido negado, é possível que seu nome não esteja limpo. Portanto, é preciso investigar o mais rápido possível se este é o caso, para tentar reverter a situação.

As dívidas acumuladas são um dos principais motivos para essa situação que, infelizmente, se torna mais comum com a crise que abateu o país nos últimos anos. 

Felizmente, existem diversas formas de consultar se o seu nome está limpo. Em grande parte dos sistemas mencionados, existem ferramentas de consulta online e gratuitas. 

Score Bom Pra Crédito – Como Funciona

Score Bom Pra Crédito – Como Funciona

Para conhecer a situação do seu nome, você pode usar a ferramenta de Score do Bom pra Crédito. Lembrando que score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Quanto maior o seu score, mais chances você tem de conseguir um empréstimo!

A pontuação do score é dividida em três grupos que indicam a possibilidade de conseguir solicitar um empréstimo:

  • Abaixo de 300 pontos: baixa possibilidade;
  • Entre 300 e 700 pontos: média possibilidade;
  • Acima de 700 pontos: alta possibilidade.

O score é dinâmico, ou seja, ele é atualizado conforme os seus hábitos financeiros. Podendo ser aumentado se suas dívidas forem quitadas, por exemplo.

Para acessá-lo, basta fazer o cadastro na plataforma do Bom pra Crédito e consultar o seu score sempre que desejar. 

Serasa Score – Como Funciona

O Score da Serasa também é uma pontuação que avalia qual é a relação entre o CPF em questão e o mercado de créditos. 

Também é uma pontuação dividida em três categorias, exatamente como a do Bom pra Crédito e que ajuda os consumidores a reconhecerem a sua posição em relação à possibilidade de conseguir empréstimos.

Já a Serasa em si, é uma empresa privada, cujo objetivo é trazer informações que podem ser usadas como referência de crédito por empresas. Para isso, ela tem um banco de dados com informações sobre os pagamentos vencidos e dívidas não pagas, além de cheques sem fundo.

SPC Score – Como Funciona

SPC Score – Como Funciona

Já o SPC Score é produzido pelo Serviço Geral de Proteção de Crédito, uma instituição que tem o mesmo objetivo da Serasa e que também busca avaliar o score da população brasileira.

O objetivo do score são praticamente os mesmos, a principal diferença é na forma como as informações são obtidas. 

A Serasa recebe as informações diretamente dos bancos, enquanto o SCP recebe das associações de comerciantes. No entanto, quando o CPF fica sujo em um, acaba quase automaticamente ficando sujo no outro.

Vale ressaltar que a consulta do Score no SPC está apenas disponível para as empresas.

SCPC Score – Como Funciona

O Serviço Central de Proteção de Crédito (SCPC) permite a consulta do CPF online e gratuitamente, assim como o Serasa e o Bom pra Crédito. 

Ele também é um serviço de proteção de crédito. A diferença é que ele tem o objetivo de proteger empresas pertencentes ao grupo Boa Vista, que o controla.

O que é Cadastro Positivo?

O que é Cadastro Positivo

Para equilibrar um pouco o jogo, existe o Cadastro Positivo. Esta é uma iniciativa da Serasa que permite mostrar a empresa de crédito não somente os erros dos clientes, mas também os seus acertos.

Muitas vezes, o nome acaba sendo cadastrado em um dos serviços anteriores por conta de um deslize ou de uma situação momentânea que não necessariamente reflete os seus hábitos reais como consumidor.

Por isso, o Cadastro Positivo reúne informações sobre diversos outros tipos de pagamentos, como todas as contas da sua casa e outros empréstimos que você possa ter solicitado e quitado. É uma forma de mostrar que você é, de fato, um bom pagador.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

Como o Cadastro Positivo pode ajudar a ter o nome limpo?

Com o Cadastro Positivo, você pode ir cadastrando as suas informações e criar um histórico de bom pagador. Ele pode, ainda, aumentar o seu Score de crédito.

O assunto é tão importante que virou lei e já foi aprovada no congresso e aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Com ela, o perfil de risco vai ser traçado com muito mais precisão e alguém que ficou com o nome sujo por conta de um momento difícil, não vai precisar ser enquadrado como um inadimplente recorrente.

Consigo um empréstimo pessoal com o nome limpo?

Como dito anteriormente, com o nome limpo é muito mais fácil conseguir um empréstimo. Mas, isso não significa que é 100% garantido. Sempre existe a possibilidade de o seu crédito ser negado, mesmo com o nome limpo.

Por isso, é importante sempre buscar formas de melhorar as suas chances de conseguir o empréstimo. 

É importante garantir que você tem a sua renda comprovada e que você solicita um empréstimo que se encaixa nas suas condições de pagamento. Caso contrário, suas chances são baixas mesmo com o nome limpo.

Se você está precisando de um crédito, confira o empréstimo pessoal com o Bom pra Crédito. Com ele, você tem acesso às melhores taxas e condições com apenas um único cadastro

Para isso, consultamos mais de 30 financeiras de crédito para você receber ofertas em até 5 minutos.

Outras perguntas sobre nome limpo

Outras perguntas sobre nome limpo

Então, para garantir que você realmente entendeu tudo o que precisa sobre o nome limpo, confira algumas outras perguntas bem comuns sobre o assunto.

Como limpar o nome sujo?

O caminho para limpar o nome sujo é por meio do pagamento ou da negociação das suas dívidas

Nesse caso, o cadastro positivo pode ajudar, mas a solução realmente envolve eliminar de uma vez por todas as suas dívidas.

É importante procurar negociar. Pagar as dívidas pode levar um certo tempo e o ideal é que seu nome seja retirado de forma imediata. 

Nesse caso, converse com o credor e mostre que existe um plano para o pagamento da dívida. Pague uma ou duas prestações para mostrar que você pretende pagar o resto e peça para o seu nome ser retirado

A maioria das empresas aceita essa negociação, se você mostrar que está comprometido em pagar.

Portanto, o primeiro passo é organizar as suas finanças e se planejar para fazer o pagamento de todas as dívidas. Faça um levantamento de todas elas e busque maneiras de pagá-las o mais rápido possível.

Quanto tempo o nome fica sujo?

Quanto tempo o nome fica sujo

A duração de tempo que o nome fica sujo pode variar. Normalmente, ele fica sujo até que o pagamento seja feito ou até que a empresa que o colocou o retire, após alguma negociação. Existe outro ponto que é o prazo prescricional da dívida.

Mesmo assim, é comum pagar a dívida e o nome ainda constar como sujo. Nesse caso, pode ser que haja algum problema burocrático que leva a um pequeno atraso no processo de retirada do nome. 

Isso é normal e pode durar até 5 dias após o pagamento para que o nome saia do banco de dados dessas instituições.

Como ver restrição no nome de graça pelo celular?

Como o celular é usado para praticamente tudo nos dias de hoje, é natural se perguntar se existe alguma forma de ver a restrição do nome de graça por meio do celular. Felizmente, a resposta também é sim.

O Bom pra Crédito tem uma ferramenta de consulta de score que pode ser acessada pelo celular de maneira totalmente gratuita.

O que é e como funciona o Feirão Limpa Nome?

O que é e como funciona o Feirão Limpa Nome

O Feirão Limpa Nome é uma iniciativa da Serasa que permite que você negocie a sua dívida com os bancos, recebendo até certos descontos.

Para isso, é necessário se cadastrar e entrar na plataforma do feirão para consultar todas as suas dívidas atrasadas. 

Pela própria plataforma, você pode conferir as opções de negociação e escolher a que faça mais sentido para você. Então, você pode gerar o boleto e já pagar as suas dívidas para ter o seu nome limpo.

Como negociar minhas dívidas para limpar meu nome?

O Bom pra Crédito tem uma plataforma para você negociar as suas dívidas e limpar de uma vez por todas o seu nome. 

Nela, você coloca o valor da sua dívida e o quanto acha que conseguiria pagar por mês e o nosso sistema vai fazer a cotação em diversos bancos para tentar achar a solução ideal para você. É uma ótima forma de limpar o seu nome de uma vez por todas.

Nome sujo caduca?

Nome sujo caduca

Esta é uma dúvida comum de que a dívida caduca após cinco anos. O mito diz que após esse período de tempo a dívida é perdoada. Evidentemente, isso não é verdade.

O que ocorre é que existe, sim, um prazo de prescrição, porém, esse tempo é referente apenas a possibilidade de manter o nome do devedor nos órgãos de proteção de crédito. 

Segundo o código de defesa do consumidor, o nome sujo só pode fazer parte desses registros por esse período máximo. Após isso, ele, de fato, é retirado.

Mas, a instituição financeira sempre vai ter informações sobre essa dívida, o que significa que será muito mais difícil ainda conseguir um empréstimo com ela. 

Além disso, após certo tempo, o banco pode vender a dívida para outra instituição, especializada em cobranças. Nesse caso, é esta nova empresa que vai buscar ter o retorno.

Logo, a dívida jamais “caduca”, ou seja, é perdoada.

Conclusão

Ter o nome limpo é muito importante principalmente para quem precisa de crédito. Como vimos acima, ele não garante 100% de aprovação em um empréstimo, mas ajuda bastante. 

O problema é que você provavelmente só vai sentir essa necessidade no momento em que mais precisa.

Portanto, procure sempre garantir que o seu nome esteja limpo: tenha um controle financeiro mais preciso, planeje bem os seus gastos e evite acumular mais dívidas do que pode pagar. Assim, você terá uma vida financeira mais tranquila e sem preocupações!

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL


By | 2019-09-13T15:17:41-03:00 13 de setembro de 2019|