9 razões para manter os gastos em dia

Lu do BPC

| 5 minutos para ler

9 Razões para manter os gastos em dia

Continua depois da publicidade

banner-zen

Não existe uma regra para manter a sua saúde financeira, mas controlar os seus gastos e mantê-los em dia pode facilitar o alcance dos seus objetivos e fazer seu dinheiro render mais. 

O Bom Pra Crédito separou 9 razões para manter os gastos em dia. Confira nesse artigo.

1) Disciplina financeira: você só tem a ganhar

Quando o assunto é disciplina financeira, manter os seus gastos em dia é indispensável. E se engana quem acredita que disciplina financeira é gastar menos do que ganha. O ideal, além de não ficar no vermelho, é saber usar o dinheiro de maneira inteligente.

Quem não está acostumado a acompanhar os gastos diários, precisa reavaliar esse hábito urgentemente. Os pequenos gastos parecem inofensivos, mas podem prejudicar o seu orçamento.

Você também pode estar perdendo dinheiro pagando taxas e juros altos sem necessidade. Por essa razão, crie o hábito de acompanhar diariamente o que está acontecendo com o seu dinheiro, se está gastando mais do que deveria e, principalmente, se esses gastos podem ser evitados ou reduzidos.

2) Controle do orçamento pessoal

Não conte apenas com a memória: mesmo que você saiba quais são os seus principais gastos, o controle do orçamento pessoal é uma atitude simples que ajuda manter os gastos em dia.

A maneira mais fácil de controlar o seu orçamento pessoal é anotar receitas e despesas em uma planilha, mas se você preferir, use um caderno só para esse fim.

Se você tem uma rotina corrida e não tem tempo de controlar o seu orçamento pessoal, ou seja, não dá para anotar os seus gastos diariamente, pode separar ao menos um dia da semana ou do final de semana para essa tarefa. Comece anotando hoje mesmo suas receitas e despesas em uma planilha de gastos.

O Bom Pra Crédito tem uma planilha para você manter os seus gastos em dia sem complicação. Clique aqui para baixar!

3) Nome limpo

Uma das principais razões para manter os seus gastos em dia é o nome limpo no mercado. Quem controla os gastos e não esquece de pagar as contas antes dos vencimentos têm menos chances de ter o nome incluso em órgãos de proteção ao crédito.

A principal vantagem em manter o seu nome limpo, ou seja, sem dívidas ativas ou vencidas, é a possibilidade de adquirir crédito mais facilmente.

Outra vantagem é que, ao ser um “consumidor positivo”, o seu score de crédito se mantém ou aumenta mais rápido. Contrariamente ao que acontece quando você mantém os seus gastos em dia, a desorganização financeira prejudica o seu score de crédito e você pode ter um pedido de crédito negado. O Bom Pra Crédito dá dicas de como aumentar o score de crédito.

Consulte seu CPF e Score no Bom Pra Crédito

4) Tranquilidade nos momentos emergenciais

Ter uma reserva financeira é essencial para a sua tranquilidade. Por isso, controlar os seus gastos pode ajudá-lo a guardar dinheiro com mais facilidade, sem prejudicar o seu orçamento mensal.

Quem opta por reservar dinheiro para situações emergenciais, como a perda de um emprego ou gastos não planejados com saúde, está se precavendo de um possível descontrole financeiro, que é quando você tem que gastar mais do que pode.

Para que isso não aconteça, o dinheiro reservado não deve ser resgatado por outros motivos, como para passeios ou viagens. Se você tem planos, separe uma reserva para tais finalidades. Se você ainda não tem nenhuma reserva, comece com um pequeno valor e vá aumentando ao longo do tempo.

5) Mais chances de conseguir um empréstimo

O empréstimo pessoal é uma opção para quem precisa de dinheiro para alcançar objetivos, como viajar, reorganizar as finanças, reformar a casa, entre outros motivos.

Quem está com as contas e os gastos em dia têm mais chances de conseguir um empréstimo pessoal. Isso porque os bancos e financeiras avaliam o seu comportamento financeiro antes de liberar o empréstimo pessoal solicitado. Ao manter os seus gastos em dia, você também aumenta a possibilidade de conseguir um empréstimo mais barato.

No Bom Pra Crédito, você encontra o empréstimo pessoal perfeito para a sua necessidade. Aqui, o seu pedido de empréstimo pessoal é 100% gratuito. 

Conheça nossos parceiros e peça agora o seu empréstimo pessoal.

» Leia  mais: Entenda como funciona o crédito pessoal.

6) Possibilidade de investir

Quando você mantém os seus gastos em dia, fica mais fácil investir uma parte do seu dinheiro. Ao acompanhar os seus gastos e mantê-los em dia, você consegue criar metas de investimentos.

Para quem ainda não começou a fazer investimentos, saiba que existem modalidades mais simples com possibilidade de ganhos maiores (maior rentabilidade) que as poupanças ofertadas pelos bancos, como os títulos públicos (Tesouro Direto) e CDB (Certificado de Depósito Bancário).

Lembrando que, prioritariamente, antes de começar a investir, você precisa ter dinheiro reservado para situações emergenciais.

Se você ainda está com dificuldades de organizar o seu orçamento pessoal para fazer investimentos, um empréstimo pessoal pode ajudá-lo a equilibrar os gastos.

7) Controle de dívidas

Controlar as dívidas é uma atitude fundamental para manter os gastos em dia. O descontrole financeiro e a falta de pagamento de dívidas pode transformar o sua saúde financeira em uma verdadeira dor de cabeça.

Portanto, se por algum motivo você está com dívidas e não sabe o que fazer, aja rapidamente para regularizar a sua situação. Fale diretamente com o credor e considere as possibilidades de negociação.

Você também pode considerar um empréstimo pessoal para pagamento de dívidas, e concentrar as dívidas em uma única dívida mais barata, com parcelas que não pesam no seu bolso e com a melhor data de vencimento.

8) Possibilidade de alcançar objetivos

Você já parou para pensar quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Mantendo os gastos em dia fica muito mais fácil planejar viagens, estudos e compras. Em vista disso, comece hoje mesmo a criar objetivos, defina prazos e o que precisa ser feito para alcançá-los.

Pergunte-se, por exemplo: quanto por mês preciso economizar para realizar uma viagem nas férias daqui a 10 meses? Quanto por mês preciso economizar para trocar de carro daqui a um ano?

Na hora de criar metas, o mais importante é estabelecer prazos e, claro, seguir à risca o planejamento. E se você precisar de um crédito para conquistar o seu objetivo mais rápido, peça um empréstimo pessoal!

9) Saber quais gastos reduzir

Os gastos supérfluos podem ser responsáveis pelo desequilíbrio financeiro e pela dificuldade em alcançar os seus objetivos.

O acompanhamento dos gastos ajuda a identificar quais são os gastos que prejudicam a sua saúde financeira e precisam ser reduzidos ou cortados para equilibrar o seu orçamento pessoal de uma vez por todas.

Por isso, avalie como tem sido o seu comportamento em relação ao seu dinheiro e o que precisa ser feito para manter os gastos em dia, sem sufoco.

Por exemplo, se você tem uma assinatura mensal de um serviço que utiliza pouco ou não utiliza, é hora de destinar o recurso para outro fim.

Se ainda assim você não quiser cancelar, uma opção é tentar reduzir o valor cobrado pelo serviço. O importante é cuidar do seu bolso o quanto antes!

Solicite seu empréstimo pessoal

banner-zen