Blog > Gastos Diários: Dicas e 18 Aplicativos para Controlar Seu Dinheiro
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Gastos Diários: Dicas e 18 Aplicativos para Controlar Seu Dinheiro

Gastos Diários: Dicas e 18 Aplicativos para Controlar Seu DinheiroVocê sabe qual o destino do seu dinheiro? Se o seu salário chega e some da sua conta, como se fosse um passe de mágica, está na hora de você começar a se organizar. É preciso saber quais são os seus gastos diários para identificar o que pode cortar e economizar. Afinal, se quer fazer uma viagem ou até pagar aquela dívida, é preciso poupar, não é? Para ajudar você a colocar a sua vida financeira em dia, separamos algumas dicas e alguns aplicativos que poderão ajudar a controlar melhor os seus gastos diários. Com eles você conseguirá ver como cada centavo do que ganha é gasto. Está preparado? Confira as dicas e arrume a sua vida financeira!

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

O que são Gastos Diários?

A primeira coisa que você precisa saber é identificar o que são os gastos diários. Trata-se de tudo o que você compra ou paga, como uma bolacha, o lanche da faculdade ou o dinheiro do ônibus. Para deixar as suas anotações ainda mais completas, é necessário incluir também em sua planilha de gastos o que paga de:
  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Telefone;
  • Internet;
  • Condomínio, entre outros.
Para que esse seu controle seja realmente eficiente, é de extrema importância que você anote tudo: desde a rifa até a bala que comprou na lanchonete. Só com uma boa organização e educação financeira você conseguirá se programar para sair do vermelho ou até para guardar dinheiro e realizar um grande projeto.

Importância de Controlar os Gastos Diários

A ideia de anotar tudo o que compra pode parecer um pouco estranha para quem não está acostumado, mas é muito importante e pode trazer diversos benefícios. O principal deles é o consumo consciente. Quando você consegue visualizar o fluxo do seu dinheiro como um todo, poderá ver se está desembolsando mais do que o que pode com algum item especial e controlar isso. Assim, ao controlar os gastos diários você poderá:
  • Saber exatamente para onde vai o seu salário;
  • Realizar uma programação de compras, de forma que não fique no vermelho;
  • Identificar gastos que podem ser cortados;
  • Fazer uma previsão de gastos para os próximos meses;
  • Reduzir compras de menor importância para que possa começar a guardar dinheiro;
  • Ter mais facilidade para poupar e realizar a viagem dos sonhos ou até dar entrada na compra de um carro, entre outros.
Viu quantas vantagens você pode conquistar se começar a ser mais organizado? Anotando os gastos diários ficará mais fácil terminar o mês com mais dinheiro no bolso. Tente!

Dicas Para Controlar os Gastos Diários

Agora que você já sabe quais são os gastos diários e qual a importância de tê-los bem controlados e anotados, é hora de conhecer algumas dicas para controlá-los de uma forma mais eficaz. Confira, e mude a forma como você se relaciona com o seu salário!

1. Use uma Planilha de Gastos

Use o Cartão De Crédito com CautelaA primeira coisa que você precisa ter é uma planilha de gastos. Nela, é importante colocar o mês, dia e ter espaço para colocar o valor de tudo o que foi comprado ou pago naquele período. Você pode usar tanto uma planilha já pronta no computador quanto adotar o bom e velho caderninho. O importante é começar a anotar tudo e não esperar até amanhã. Comece agora. Lembre-se do que já pagou hoje e marque. Verifique também quanto recebe de pagamento e marque.

2. Anote Todos os Seus Gastos Diários

Pagamento de aluguel, compra de supermercado, lanche e até a pizza que você pediu pelo aplicativo devem fazer parte das anotações. Coloque o que foi que você comprou ou pagou e para qual estabelecimento comercial foi. Não se esqueça de colocar a data correta, para que tenha um panorama real de como funcionam os seus gastos mensais.

3. Estabeleça Suas Prioridades Econômicas

Agora que você já começou a organizar tudo, é hora de estabelecer prioridades. O que você precisa fazer primeiro? Cortar gastos e sair das dívidas? Começar a pagar uma previdência privada? Liste tudo o que será necessário, deixando as prioridades em destaque. Isso ajudará você a focar e se programar financeiramente.

4. Quite Suas Dívidas de Juros Altos

Quite Suas Dívidas de Juros AltosSe estiver endividado, o primeiro passo é pagar as contas que possuem juros mais altos e depois as demais. Veja quanto você precisa para fazer isso, identifique os gastos que podem ser cortados e foque no pagamento das dívidas. Uma dica é adquirir um empréstimo pessoal no Bom pra Crédito e pagar tudo o que deve de uma só vez. E transformar suas dívidas de juros altos em parcelas de juros baixos.

5. Descubra Onde Você Pode Economizar

Veja tudo o que anotou e observe onde pode cortar os gastos. Considere também economizar no supermercado. Faça uma lista de compras completa e vá uma vez a cada 15 dias para comprar o que precisa. Siga exatamente o que escreveu na lista, para evitar um gasto maior do que o previsto. Avalie muito bem o preço de pelo menos dois supermercados e veja qual está mais barato. Fique atento também aos itens promocionais e compare o valor de uma marca e outra. Será que não há uma mais barata? Alguns produtos, como por exemplo, água sanitária, você encontra de diversas marcas e a qualidade é praticamente a mesma. Opte pela de valor mais baixo. Economize no que puder.

6. Elimine Gastos Supérfluos do Dia a Dia

O que você pode cortar sem prejudicar a sua vida? Se você vai ao salão de cabeleireiro semanalmente, pode pensar em passar a ir uma vez a cada 15 dias, não pode? Faça alguns procedimentos de beleza em casa. Se você pede pizza duas vezes por semana, passe a pedir uma vez só ou comece a comprar as coisas e fazer a pizza em casa para economizar. Sempre que precisar cortar algo, lembre-se de que está fazendo isso agora para voltar a ter a conta no azul e até comprar um supérfluo a mais no futuro. Não precisa cortar tudo o que você gosta, mas sempre é bom pensar em diminuir o que não é essencial. Afinal, você pode escolher um lugar com entrada mais barata para o show ou para o jogo de futebol, não é?

7. Procure Promoções e Ofertas Especiais Diariamente

Confira se o supermercado que você frequenta possui um aplicativo, que informa as promoções. Sempre veja o que há de melhor no dia, para aproveitar as ofertas. O mesmo vale para a sua pizzaria preferida. Se você pede pizza todos os sábados, mas descobriu que na terça o preço é menor, mude de dia. Você não terá que deixar de comer o que gosta. Lembre-se de que cada real é importante para que os seus objetivos sejam atendidos. A dica também vale para idas ao cinema e ao teatro. Sabe aquele dia que é mais barato? Opte por ele! Você não precisa deixar de fazer tudo o que gosta. Basta ter mais cautela e realizar os seus desejos de forma que eles caibam em seu orçamento.

8. Use o Cartão De Crédito com Cautela

Use o Cartão De Crédito com CautelaCartão de crédito é um dinheiro que você acha que tem, mas não tem. É ótimo ter limite alto, desde que saiba usá-lo. A dica é separar um valor mensal para pagar a fatura e se policiar, para nunca deixar a sua fatura passar da quantia programada. Vamos supor que você tenha reservado R$ 300 para pagar o cartão todos os meses. Sempre que for comprar algo no crédito, veja se a parcela caberá nesses R$ 300 reais. Caso não caiba, não compre. Se comprar vai se endividar.

9. Evite Usar o Cheque Especial

Cheque especial até ajuda em um momento de apuros, mas a verdade é que se você usar apenas um dia, já pagará juros. Com isso, o seu suado dinheirinho, que poderia ser destinado para pagar a entrada do cinema, por exemplo, acaba indo para os juros do banco. Melhor evitar e se programar para não precisar usá-lo, concorda? Tente mudar o vencimento das suas contas básicas, como luz, água, internet e aluguel para o dia do pagamento e nunca para antes dele. Isso evitará que elas cheguem e você acabe usando o cheque especial para pagá-las.

18 Aplicativos Para Controlar Gastos Diários

Preparado para mudar a forma como você lida com o dinheiro? Então, veja alguns aplicativos que serão úteis para controlar seus gastos diários.

1. Money Manager – Expense Tracker

Está disponível para as plataformas Android e iOS. O legal desse app é que você terá gráficos interativos para visualizar tudo o que comprou e pagou. Além disso, para lançar tudo o que é gasto é muito rápido e prático, ou seja, não terá dificuldade e nem gastará muito tempo para organizar as suas finanças. O diferencial desse app é que ele manda um lembrete diário para que você não se esqueça de lançar as compras e organizar os gastos diários.

2. Money Wise

Nele, você consegue criar categorias para os seus gastos como férias, doações, alimentação, viagem de trabalho, entre outros. Com isso, montará uma estrutura de gastos diários de forma que fique mais fácil o gerenciamento. O app MoneyWise está disponível para Android em diversos idiomas e aceita várias moedas. Você não precisa estar conectado à internet para poder acessá-lo.

3. Organizze

OrganizzeO app Organizze está disponível para Android, iOS e Desktop. É muito completo e gera relatórios diários para que você identifique todo o seu gasto com mais facilidade. O interessante dele é que poderá programar contas a receber e a pagar, para que não se esqueça de nada e fique mais fácil se programar financeiramente.

4. Gastos Diários 3

Disponível para a plataforma Android. O app Gastos Diários 3 é um dos mais procurados e já foi baixado por mais de um milhão de pessoas. É muito prático e fácil de ser usado. Porém, alguns recursos são pagos.

5. Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil é um app que pode ser usado nas plataformas Android e iOS. É bem avaliado na Play Store e possui widget para instalar na tela inicial do seu aparelho Android. Assim, ficará mais fácil encontrá-lo para usar e anotar os seus gastos diários. Também é possível colocar os ganhos diários, para facilitar na programação financeira.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

6. Wisecash

Com o app Wisecash, que está disponível para Android, você poderá lançar os seus gastos diários e receber gráficos para ficar mais fácil visualizar as suas contas. Além disso, o app lança lembretes e destaca metas. É um dos mais fáceis de serem usados.

7. Minhas Economias

Minhas EconomiasO app Minhas Economias pode ser baixado em Android, iOS e desktop e ajuda você a controlar os gastos diários com facilidade. Possui sincronização com a web, o que permite que você atualize os dados pelo computador.

8. Minhas Finanças

Disponível para a plataforma Android, conta com interface simples. O mais interessante dele é que é possível customizar a tela inicial, destacando o mais importante para o seu caso.

9. Gastos Na Medida

Disponível para Android. O aplicativo Gasto na Medida é indicado para quem gosta de usar o Excel, já que ele permite que o usuário exporte tudo em formato XLS e transforme em tabelas.

10. Fudget

Disponível para Android e iOS. Caso queira, há uma versão paga para desktop. É o mais indicado para quem nunca usou um aplicativo ou não tem muito costume com o uso de planilha, pois é muito simples.

11. Grana

GranaO app Grana Fácil  pode ser usado em Android e iOS e permite que o usuário realize a sincronização bancária e categorização de gastos automaticamente.

12. Money Lover

O app Money Lover está disponível para Android, iOS e Desktop e é muito popular em outros países. Embora seja simples de usar, não possui versão em português. Com esse app, você consegue criar orçamentos com limite de gastos. Assim, quando você estiver perto de gastar tudo o que poderia, ele lança um aviso. Interessante, não é?

13. Otto Assistente Financeiro

Disponível para as plataformas Android e iOS, o app Otto Assistente Financeiro, como o nome sugere, serve de assistente financeiro, pois com os dados lançados por você, o aplicativo faz recomendações personalizadas. Incrível, não é?

14. Guia Bolso

O Guia Bolso está disponível para Android e iOS. Ele ganhou tanta popularidade, que mais de 5 milhões de pessoas já baixaram. Em português e fácil de usar, pode ser conectado às suas contas no banco. Com isso, o app é atualizado sempre que você usar o seu cartão ou fizer qualquer transferência bancária. É muito prático. Para completar, ele ainda avalia o seu CPF e mostra como está a sua credibilidade financeira perante as empresas.

15. Mobills

Disponível para as plataformas Android, iOS e Desktop, o app Mobills android oferece gráficos incríveis, que ajudarão você a controlar os gastos diários de forma mais eficiente. É possível também lançar metas de orçamento e ter acesso a tudo isso pela versão desktop.

16. Meu Dinheiro

Em português, o app Meu Dinheiro é interessante tanto para gerenciar os gastos diários, quanto os seus investimentos. Possui uma versão grátis e outra paga, com mais funcionalidade. Com ele, você consegue ter programação de:
  • Controle de orçamento;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Controle de Projetos;
  • Centro de custos;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas bancárias;
  • Saldos de contas;
  • Cartões de crédito;
  • Metas;
  • Centros de custos e lucros;
  • Projetos;
  • Favorecidos e pagadores, entre outros.

17. Jimbo

Prático e moderno, o app Jimbo ajudará no controle das despesas do dia a dia e será útil até na hora de realizar projetos e bater metas. Fácil de usar, é um bom aliado de quem quer controlar os gastos diários com facilidade e no próprio celular. O que acha?

18. Money Care

Money CareControlar as despesas e receitas fica muito mais fácil com o app Money Care. Com os relatórios e planilhas, ficará mais fácil você fazer uma boa previsão de gastos para os próximos meses. É uma ótima escolha, por ser prático e muito eficiente. Uma das características interessantes é que ele possui sincronização dos dados com a nuvem, indica as movimentações pagas, não pagas e atrasadas, identifica transferência entre contas e oferece alertas de vencimento. Você ainda poderá gerar relatórios e gráficos para:
  • Despesas por categoria;
  • Despesas por conta;
  • Despesas por mês;
  • Receitas por categoria;
  • Receitas por conta;
  • Receitas por mês;
  • Receita x Despesas.

Qual o Melhor Aplicativo para Controlar Gastos Diários?

Como você viu, são muitos os aplicativos disponíveis para que você organize a sua vida financeira. Todos os listados são práticos e úteis e o melhor app dependerá das suas necessidades. Se você é trabalhador autônomo, é interessante optar por um que conte com fluxo de caixa. Já se usa o app de banco no seu celular, pode ser uma boa escolha optar por um que sincronize as contas bancárias com os relatórios de gastos do app. Verifique também os que são em português e inglês, para identificar o mais adequado ao que você deseja. Não se esqueça de, antes de comprar, testar a versão gratuita para ver se você se identifica com o estilo do aplicativo.

Conclusão

Gostou das dicas? Você pode colocar todas as suas contas em dia e voltar a ter crédito se controlar os gastos diários com mais atenção. Caso queira sair logo do vermelho, você pode realizar um empréstimo pessoal no Bom pra Crédito com parcelas que cabem no seu bolso. O que acha?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

By | 2019-07-15T18:17:14-03:00 15 de julho de 2019|