Blog > Você pode evitar surpresas na conta
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Você pode evitar surpresas na conta

Você pode evitar surpresas na conta

O número de inadimplentes atingiu 62 milhões de brasileiros no primeiro trimestre de 2018, segundo estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o que representa 41% da população adulta do país com alguma conta em atraso.

De acordo com o indicador, as dívidas bancárias, como a de cartão de crédito, lideraram as pendências em abril, com alta de 7,96%. Em segundo lugar, apareceram as dívidas com telefonia, TV por assinatura e internet (6,81%).

As pendências com crediário no comércio crescerem 6,11% no período, enquanto os atrasos com serviços básicos de água e luz, recuaram 3,06%.

É fato que emprego e renda são fatores que impactam o pagamento ou não das contas que batem à porta. Mas também não há como negar que a falta de planejamento e os gastos desenfreados podem resultar em surpresas nada agradáveis.

O valor de uma conta está mais alto do que você pagar? Não basta apenas buscar uma solução para pagar a dívida pendente, mas também entender a causa da inadimplência. E só existe um jeito de evitar surpresas nas contas: planejar e controlar os gastos.

O desafio do planejamento financeiro é o caminho certo para não contrair dívidas. Não adie a decisão de mudar os seus hábitos! A seguir, saiba como evitar surpresas nas principais contas.

 

Fatura do Cartão de crédito

O cartão de crédito no Brasil lidera o ranking dos juros mais altos do mundo. Apesar de parecer uma facilidade, os gastos com o cartão saem do controle rapidamente.

O problema acontece porque o crédito, na maioria das vezes, é encarado como parte da renda, quando, na realidade, é mais uma dívida que vai chegar no mês seguinte.

O segredo para evitar surpresas na fatura do cartão de crédito é seguir à risca um planejamento de gastos e ter autocontrole na hora em que estiver pensando em consumir.

Antes de sair gastando com o cartão de crédito, avalie os seguintes pontos:

  • Quanto da minha renda posso comprometer para pagar o cartão de crédito? Crie uma meta de gastos mensais. A ideia é passar zero aperto, viu?
  • Controle os gastos do cartão de crédito em um caderno ou planilha de gastos, mesmo que as transações fiquem disponíveis no site ou no app.
  • Quando devo recorrer ao cartão de crédito? É mais fácil pagar à vista e não ter de se preocupar com os gastos depois.
  • “Quer pagar à vista ou parcelar?”. Ao ouvir essa pergunta, não pense duas em escolher o crédito à vista. Fuja dos parcelamentos, para não se comprometer tanto.
  • Pagar as contas com o cartão de crédito vale a pena? O serviço não é gratuito! Você pode buscar alternativas ao cartão de crédito e cheque especial para ter dinheiro.
  • A data de vencimento da fatura é a melhor para o pagamento em dia? Escolha uma data próxima ao recebimento do salário e fique por dentro do fechamento de ciclo.
  • Não tenho dinheiro para pagar o valor integral da fatura. Pago o mínimo ou parcelo? Fuja dos juros altos com alternativas mais baratas, como um empréstimo pessoal.
  • Saque com o cartão de crédito é um serviço muito caro, porque se trata de um empréstimo emergencial liberado pela administradora. Fique atento!

 

Conheça alternativas aos altos juros do Cartão de Crédito:

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO

 

Conta de telefone

Antes de contratar um serviço de telefonia, seja fixo ou móvel, você precisa saber se o valor da assinatura é ideal para o seu bolso.

Contratou um plano e está saindo mais caro do que pode pagar? Procure o atendimento e peça desconto, mesmo que você tenha que reduzir algum serviço. Atente-se para as particularidades do plano contratado e altere, se necessário.

Por exemplo, se você faz ligações à distância, para não pagar caro depois, escolha um plano que contemple minutos gratuitos para chamadas de longa distância.

Para evitar surpresas na conta de telefone, entenda melhor os seguintes pontos:

  • O plano que contratei é o ideal pra mim? Se você precisa pagar além do valor contratado porque acaba gastando mais, procure a operadora para esclarecer.
  • Para evitar surpresas na conta de telefone, prefira os planos controles, com valor fixo mensal e opção de recarga.
  • Você usou todo o seu pacote de internet, e agora? É possível contratar pacotes avulsos, mas eles podem pesar depois. Talvez seja hora de reavaliar o seu plano.
  • Fique por dentro das tarifas cobradas pela sua operadora. Vai viajar? Saiba que é cobrado um serviço de roaming para recebimento de ligações fora de sua área.
  • Os horários das chamadas também podem ter tarifas diferentes. Durante o dia, a tarifa é mais cara. Consulte as tarifas da sua operadora.
  • Serviços como caixa postal, torpedos e canais de assinaturas não são gratuitos. Fale com a operadora. Você pode cancelar esses serviços a qualquer momento.
  • Vai fazer um cruzeiro? Em média, apenas 1 minuto de ligação de roaming marítimo, tanto para chamada originada quanto recebida, não sai por menos de R$ 15.
  • Portar o número do seu telefone fixo ou móvel pode ser uma boa alternativa para aproveitar as promoções de outras operadoras. Fique de olho!

 

Contas de luz e água

Economia. Essa é a palavra-chave para evitar surpresas nas contas de luz e água. O custo da eletricidade tem variação de acordo com a bandeira: vermelha, amarela e verde.

Para energia, vermelho significa condições desfavoráveis de geração de energia, e o consumidor recebe a conta com valor nas alturas.

E se você tem o costume de lavar o carro, o quintal, a calçada… Está na hora de repensar o uso da água, recurso natural e esgotável, não só para reduzir o valor da conta, mas também para contribuir com o planeta Terra.

Veja algumas dicas valiosas para economizar água e energia e reduzir o consumo na conta:

  • Acumule roupas e lave tudo de uma só vez.
  • Lâmpadas de LED são as mais econômicas. Troque as lâmpadas antigas e sinta a diferença na conta.
  • Desligue aparelhos das tomadas quando não estiver usando, para não consumirem energia à toa.
  • Redutor de vazão, conhecido também como “chuveirinho” diminui pela metade a quantidade de água que sai das torneiras.
  • Dicas clássicas que precisam ser lembradas diariamente: tome banhos rápidos, feche a torneira enquanto escova os dentes, apague as luzes. Pratique-as!
  • Não deixe para consertar o vazamento amanhã se você pode consertar hoje. O desperdício pode sair caro!
  • Troque eletrodomésticos antigos, que são altos consumidores de energia, por novos com selo de classificação de energia. Produtos “A” são mais econômicos.

 

Precisa de dinheiro para regularizar as contas?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO

Sem custo e sem compromisso!

 

Veja mais dicas para cuidar das contas e também economizar:

» Aprenda a controlar as contas a pagar

» Dicas para economizar em uma viagem

» Lista: 100 dicas pra você economizar dinheiro

» Como conseguir dinheiro para pagar dívidas?

 

✉️ Você gostou deste post? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as dicas e notícias na sua caixa de email! 😉

 

By | 2018-05-17T17:20:36-03:00 17 de maio de 2018|