Empréstimo ou financiamento? Decida o que é melhor para você

Larissa Civita

| 3 minutos para ler

Executivos apertando as mãos

Continua depois da publicidade

A escolha do melhor serviço depende do destino que você dará para o dinheiro solicitado

Você está pensando em pedir dinheiro emprestado para o banco para comprar uma casa, trocar de carro ou abrir um negócio, por exemplo? Se a resposta for sim, é preciso que você conheça quais são as modalidades de crédito que podem ser contratadas. 

Neste artigo, nós vamos falar de duas opções:  empréstimo ou financiamento. Saiba o que significa cada uma delas e descubra qual é a mais coerente com as suas necessidades e perfil.

Quem pode oferecer serviços de empréstimo ou financiamento?

Tanto o empréstimo como o financiamento pode ser adquirido em bancos ou instituições financeiras autorizados pelo Banco Central. Além disso, ambos são concedidos depois de um processo chamado análise de crédito.

Nele, a empresa avaliará seu perfil para saber qual é a probabilidade de você cumprir a sua promessa de dívida e pagar todas as parcelas. Essa análise faz parte da rotina dessas instituições.

Mulher de camisa olhando para uma caderneta e um laptop na mesa

Portanto, elas não podem cobrar por esse tipo de operação. Se alguma empresa pedir para que você transfira ou deposite algum dinheiro para acelerar a análise ou liberar o empréstimo ou financiamento, denuncie. Isso é um tipo de fraude que deve ser combatido.

Quais são as diferenças entre empréstimo e financiamento?

Antes de contratar empréstimo ou financiamento, você deve conhecer as diferenças de cada um para tomar a melhor decisão. Os dois serviços implicam em um contrato em que você a instituição se compromete a liberar o dinheiro e você, a devolver. 

O valor a ser devolvido é dividido em parcelas, que são calculadas pelo Custo Efetivo Total da dívida, que conta com taxas, juros, impostos, entre outros custos. No caso do empréstimo, você não precisa informar o que fará com o dinheiro.

Isso significa que você poderá usar como quiser, sem se preocupar em prestar contas com o banco. Já no financiamento, a quantia que você receberá deve ser usada para um fim específico, como compra de uma casa ou de um carro, por exemplo. 

Quais são as características do financiamento?

O financiamento, por ter um objetivo definido, apresenta riscos mais baixos para a instituição financeira. Isso acontece porque a garantia de pagamento é o bem que você adquirir.

Se você financiar uma casa, por exemplo, ela só passa a ser oficialmente sua depois que você pagar todas as parcelas. Caso isso não ocorra, o banco pode entrar com uma ação judicial e tomar o bem. 

Outra vantagem do financiamento diz respeito ao prazo de pagamento das parcelas. Dependendo do seu perfil financeiro, ele pode ser de até 30 anos na compra do primeiro imóvel, por exemplo. 

Confira: Calcular juros do financiamento: aprenda agora e não seja mais enganado

Quais são as características do empréstimo?

Como a gente já disse, quando você pede um empréstimo, o dinheiro concedido pelo banco pode ser usado como você desejar. No entanto, os juros são maiores em comparação com o financiamento.

Isso acontece porque o banco corre mais riscos de não receber o valor que ofereceu e os juros servem como garantia de quitação da dívida. Mas, a burocracia para pedir esse serviço é menor do que a de um financiamento. 

O prazo de quitação da dívida é menor. Isso significa que as parcelas deverão ser pagas em, geralmente, 24 meses, dependendo do seu perfil financeiro. O fluxo de pagamento deve estar de acordo com o seu orçamento para evitar inadimplências. 

Saiba mais: Empréstimo consignado e as novas regras por conta do Coronavírus

Cuidados que você deve tomar ao pedir empréstimo ou financiamento

Antes de assinar um contrato de empréstimo ou financiamento, você precisa prestar atenção nos termos do documento e conferir todos os valores relacionados ao Custo Efetivo Total.

Verifique se as taxas que estão sendo cobradas estão dentro da legalidade. Jamais deposite dinheiro sob a condição de liberação de dinheiro. Como a gente já disse, isso é fraude e você pode correr o risco de cair em golpes. 

Evite tomar decisões importantes no calor das emoções. Faça pesquisa em vários bancos para optar pela instituição que oferece os melhores serviços e condições de pagamento. Caso opte pelo empréstimo pessoal online, o cuidado deve ser redobrado.

Só solicite esse tipo de serviço em site com certificado de segurança válido. Isso pode ser identificado na imagem de um pequeno cadeado que fica no lado esquerdo do endereço da página.

Ao clicar nela, a informação que você deverá encontrar é de que a conexão é segura. Dessa forma, todos os dados que você fornecerá permanecerão sob sigilo, mesmo se você desistir de pedir o empréstimo.

O Bom Pra Crédito tem parceria com mais de 30 bancos e se preocupa em oferecer os melhores serviços de empréstimo online. Dependendo do seu perfil financeiro, você receberá propostas de parcelas que cabem no seu bolso. 

E aí, já decidiu entre empréstimo ou financiamento? Aproveite para continuar aqui em nosso blog e descobrir como cuidar do seu dinheiro com foco e planejamento. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *