Empréstimo Consignado CAIXA

Lu do BPC

| 3 minutos para ler

Empréstimo Consignado Caixa: saiba como funciona.

Continua depois da publicidade

banner-zen
Empréstimo Consignado Caixa
Empréstimo Consignado Caixa.

Para aquelas pessoas que precisam de dinheiro, certamente o Crédito Consignado é uma das opções mais baratas, com juros menores. Isso porque o banco ou a financeira desconta as parcelas do empréstimo da própria folha de pagamento do cliente, ou seja, é uma garantia de que as parcelas serão pagas.

Entre os bancos, a Caixa Econômica Federal é a que oferece os juros mais baixos para a concessão de crédito consignado, de acordo com o ranking de taxas de juros do Banco Central, feito com informações oferecidas pelas próprias instituições financeiras.  Saiba como funciona o empréstimo consignado Caixa.

O que é o Empréstimo Consignado Caixa?

É uma opção de crédito que não precisa de avalista e esta disponível para funcionários de empresas e órgãos conveniados, aposentados e pensionistas do INSS.

Quais são as vantagens do Empréstimo Consignado Caixa?

Essa modalidade de crédito tem melhores condições e vantagens especiais. Confira:

  • Comodidade: o valor do empréstimo é descontado diretamente do salário ou benefício do INSS. E você pode antecipar a quitação do empréstimo quando quiser.
  • Agilidade: o crédito fica disponível rapidamente, pois você não precisa de avalista.
  • Segurança:  o valor máximo do empréstimo é calculado conforme com o seu salário ou benefício e a parcela não passa de 30% do que você recebe de renda.

Preciso ter conta na CAIXA para solicitar Empréstimo Consignado na CAIXA?

O interessante na modalidade exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS é que mesmo que a pessoa não tenha conta na CAIXA, ela pode pedir um Empréstimo Consignado, inclusive sem cobrança de tarifa de abertura de crédito.

Entretanto, o aposentado ou pensionista deve lembrar que o valor da prestação que terá de pagar não pode representar mais do que 30% do valor do seu benefício mensal.

E, essa modalidade está sujeita à aprovação pelo INSS. Ou seja, você precisa ter margem no seu consignado pra conseguir o empréstimo.

O aposentado e pensionista também deve estar atento ao seu orçamento mensal. Pois, a partir da primeira parcela, que será descontada diretamente da folha de pagamento, ele receberá menos.

Ou seja, precisa adequar o orçamento mensal para essa nova realidade, afim de não entrar em endividamento. Vale lembrar que as prestações são em valores iguais até o vencimento.

Taxa de juros: fixa todos os meses

O limite máximo para o pagamento do empréstimo consignado Caixa é de 60 meses e a taxa de juros já é prefixada (definida) no dia da contratação do empréstimo consignado. Como outras modalidades de crédito, sobre o valor há a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no ato da contratação.

Não é incomum que parentes e amigos procurem os aposentados e pensionistas da família para pedirem que esses tirem um empréstimo consignado em seu nome, para algum dinheiro que esses parentes ou amigos precisem. Afinal, com juros mais baixos, eles enxergam uma oportunidade de economizar.

Mas, ao pegar um empréstimo em seu nome para uma terceira pessoa, saiba que será descontado direto do seu salário e, se essa pessoal não lhe pagar, você ficará com a dívida até a última prestação.

Além disso, o aposentado ou pensionista compromete sua capacidade de crédito, já que terá parte de sua renda comprometida e, se for próximo aos 30%, certamente não conseguirá outro empréstimo consignado até quitar o anterior.

Assim, isso pode comprometer sua capacidade de tomar crédito barato em caso de uma emergência ou uma oportunidade em que você precise de dinheiro. Muito Cuidado!

banner-zen