Dia da micro e pequena empresa

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

imagem vista de baixo de jovens unindo suas mãos em uma roda

Resumo da matéria

  • Ideias de pequenas empresas mais lucrativas no Brasil
  • Que ideias de pequenas empresas posso escolher?
  • Soluções para empreender em tempos de crise

Continua depois da publicidade

banner-zen

Confira as ideias de pequenas empresas que selecionamos para te ajudar a se inspirar e abrir seu próprio negócio

Ser empreendedor é estudar o mercado e prestar atenção nas oportunidades. Se você sonha em abrir seu próprio negócio, é fundamental compreender quais são as tendências de mercado e de que forma você pode fazer parte delas. Por isso, no dia do micro e pequena empresa, viemos te ajudar!

Selecionamos os segmentos que estão em alta no Brasil para você se inspirar. Confira quais são as ideias de pequenas empresas que têm grandes chances de prosperar nos próximos anos.

Ideias de pequenas empresas mais lucrativas no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, negócios voltados para serviços na área de saúde, educação e logística estão em alta no país. Os segmentos que atendem às necessidades básicas, como alimentos e higiene continuam em alta.

Quem trabalha com construção civil e serviços especializados de pequenos reparos também têm boas chances de crescer. O isolamento social tem gerado nas pessoas a necessidade de tornar os ambientes da casa mais confortáveis.

Pequenos produtores rurais também podem se preparar para lucrar nos próximos anos. O mercado está favorável para quem trabalha no setor de produção, sobretudo em relação a máquinas e equipamentos agrícolas.

Que ideias de pequenas empresas posso escolher?

Como você notou, dentro de cada setor há uma vasta possibilidade de atuação. É comum que, quem não sabe ao certo que negócio abrir, fique na dúvida na hora de escolher uma das ideias de pequenas empresas.

É importante que você una o útil ao agradável, ou seja, invista no que você gosta, sem deixar de lado o que sabe fazer. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de negócios lucrativos para servir de inspiração. Confira:

  • Delivery de alimentos: Os aplicativos de entrega estão a todo vapor. Isso tem gerado o crescimento dos lucros de empresas que aderiram ao sistema de delivery. Você pode começar seu negócio atendendo pequenas demandas.
  • Elabore um cardápio com 2 ou 3 itens, escolha a região atendida e estabeleça uma quantidade de pratos que você conseguirá produzir por dia. Capriche no sabor e no atendimento para fazer seu negócio decolar.
  • Minimercados: O incentivo ao comércio local tem aumentado. Se você pretende criar um pequeno comércio de bebidas e alimentos, aproveite essa oportunidade de negócios. Estude seu público para saber que produtos as pessoas que moram na sua região gostam de consumir. Isso fará toda a diferença e garantirá que você conquiste e fidelize clientes. Lembre-se de que inovar é sempre bom.
  • Estética e cosméticos: O mercado da beleza está em constante atualização e não para de trazer novidades. Aposte em salão de cabeleireiro, barbearia ou esmalteria, por exemplo.
  • Serviços de massagem, entre outros tratamentos corporais e faciais em domicílio também são ideias de pequenas empresas. Não deixe de oferecer pacotes personalizados e usar produtos de qualidade para manter seus clientes por perto.
  • Serviços para pets: Os animais de estimação têm sido tratados como verdadeiros membros da família. Isso acaba refletindo no crescimento do mercado pet. Serviços como hotelzinho, adestramento e banho e tosa são ótimas opções de investimento. Outra opção é comercializar acessórios personalizados e brinquedos para pets, por exemplo.
  • Lojas virtuais: Os negócios digitais, que já vinham crescendo acima da média, decolaram em 2020. O céu é o limite para quem deseja apostar nessa ideia. Você pode criar uma loja de produtos importados, roupas, acessórios, entre outras possibilidades.

Lembre-se de contar com estratégias de marketing digital, técnica de vendas, direitos do consumidor e com um bom sistema de logística para garantir que tudo funcione de acordo com suas expectativas.  

empreendedora deblazer preto sentada  auma mesa fala ao telefone enquanto faz anotações

Veja também: Minha empresa está com problemas financeiros, o que devo fazer? Dúvida dos micro e pequenos empreendedores

Soluções para empreender em tempos de crise

Apesar do momento delicado pelo qual estamos passando, nós também podemos encará-lo como aprendizado que servirá para outros momentos de crise. Em primeiro lugar, é importante transformar os problemas em oportunidades.  

Com isso em mente, ao invés de pensar em fechar o negócio, elabore um roteiro de coisas que podem ser feitas para amenizar os impactos negativos. Comece calculando todos os gastos da sua empresa.

Coloque tudo na ponta do lápis para descobrir o que pode ser cortado ou reduzido por algum tempo, até que as coisas voltem ao normal. Priorize aquilo que é realmente fundamental.

Se esse for o seu caso, negociar com fornecedores. Novos prazos ou parcelamento de compras podem trazer aquele fôlego necessário e evitar que você entre no vermelho.

Se você tem compromissos com bancos e instituições financeiras, faça o mesmo.

O ideal é renegociar as dívidas antes que elas sejam cobradas. Esse tipo de postura pode abrir margem para contratos amigáveis, já que você deixará claro que é um bom pagador, mas precisa de um tempo para se organizar.

Vai precisar pedir empréstimo online para cobrir os prejuízos? Calcule exatamente a quantia necessária para evitar pagar juros novamente caso o dinheiro recebido não seja suficiente.

Por fim, não se esqueça de estudar sobre finanças para micro e pequenas empresas. A educação financeira vai te ajudar a resolver problemas antes de eles surgirem. O Bom Pra Crédito está à sua disposição e pode te ajudar de diferentes formas.

Aqui no nosso blog, disponibilizamos conteúdos gratuitos para te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro. Além disso, em nosso, site, você pode pedir empréstimo online com toda segurança e comodidade.

Nós temos parceria com mais de 30 instituições financeiras. Dependendo do seu perfil financeiro, você pagará parcelas que cabem no seu bolso.

Gostou das ideias de pequenas empresas? Conte com a gente para fazer seu negócio decolar.

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *