Blog > Conta Salário: O Guia Completo – O que é e Como Funciona
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Conta Salário: O Guia Completo – O que é e Como Funciona

Conta Salário: O Guia Completo - O que é e Como FuncionaA área de recursos humanos da sua empresa falou que você precisa abrir uma conta salário e você não sabe o que é isso? 

Então, você chegou no lugar certo. Vamos te explicar o que é uma conta salário, para que serve, como abrir uma e responder as principais dúvidas sobre o assunto.

Uma conta salário possui várias peculiaridades que precisam ser bem analisadas, tanto pela empresa quanto pelo empregado que vai passar a receber por esse tipo de conta. 

Cada banco tem as suas regras e costuma definir junto com o empregador quais as condições e serviços oferecidos, mas por serem regulamentadas pelo Banco Central, essas regras não costumam ser muito diferentes de uma instituição para a outra.

Por se tratar de algo ainda relativamente novo, e por conta de recentes mudanças nas regras de portabilidade para esse tipo de conta, ainda há muita dúvida sobre o assunto. 

Mas fique tranquilo, tudo o que você precisa saber sobre conta salário, a gente detalha abaixo.

Precisando de dinheiro para quitar as dívidas?

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

O que é Conta Salário?

Uma conta salário, como o nome diz, é uma conta criada para receber o salário

Ela também pode ser usada para receber outros vencimentos, pensões e aposentadorias, ou seja, um valor creditado por uma empresa conveniada a essa conta.

É importante destacar, no entanto, que nem toda conta usada para receber um salário é uma conta salário, já que os proventos também podem ser depositados em uma conta corrente, conta digital ou conta poupança, e serem sujeitos, nesses casos, à cobrança de taxas que, por sua vez, vão depender do banco escolhido.

Como funciona a Conta Salário?

Mas como esse tipo de conta funciona? Antes de mais nada, você precisa saber que é preciso que o empregador tenha convênio com o banco onde você pretende abrir a conta e, inclusive, são as empresas que costumam solicitar sua criação

Só elas podem fazer isso e é importante conversar com o RH do seu empregador caso queira saber se a instituição tem convênio com mais de um banco.

Uma conta salário vai servir unicamente para creditar os valores recebidos pelo trabalho. Esse tipo de conta não admite outro tipo de depósito, nem feito pelo seu próprio titular, apenas o empregador consegue fazer isso. 

Por isso, se a pessoa tem mais de um emprego, não vai poder utilizar a mesma conta para receber seus proventos. Nesse caso, talvez seja melhor utilizar outro tipo de conta.

Os bancos são obrigados a abrir esse tipo de conta, desde que contratados pelo empregador para isso. 

As regras e condições são estipuladas entre o banco e a empresa. Dependendo do número de beneficiários, a instituição pode oferecer condições especiais para garantir a preferência.

A Conta Salário é regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional

Características de uma Conta Salário

Uma conta salário costuma ficar no banco escolhido pela empresa e o cliente não assina um contrato diretamente com o banco. Como ela é aberta a pedido da empresa, a conta salário é isenta da cobrança de tarifas.

Esse tipo de conta tem regras diferentes de outros tipos de conta, geralmente com limitações, como a de não poder ser movimentada por cheques e não receber dinheiro de outras fontes. 

Apesar disso, oferece vantagens para o empregado, pois não é vulnerável a penhora e bloqueio, por exemplo.

A possibilidade de fazer saques com cartão ou pagar contas, faturas e boletos utilizando uma conta salário vai depender do contrato firmado entre a empresa e a instituição financeira, como vamos explicar a seguir.

Somente pessoas físicas podem ter uma conta salário, pessoas jurídicas devem procurar outras opções. Outra característica é que ela não oferece a opção de cheque especial, ou seja, não é possível ficar com saldo negativo.

Como sacar dinheiro da Conta Salário?

Como sacar dinheiro da Conta SalárioEssa é uma das principais dúvidas de quem precisa abrir esse tipo de conta e a resposta é: depende. 

Em geral, é possível sacar o dinheiro recebido na conta salário diretamente no guichê do banco ou em caixas eletrônicos, se o contrato entre a empresa e o banco der direito a um cartão, o que quase sempre acontece e facilita a vida do empregado.

Qual a Diferença de Conta Salário e Outras Contas Bancárias?

Mas o que esse tipo de conta tem de diferente de uma conta corrente ou conta poupança comum? 

A principal diferença, como já falamos, é que ela não é aberta por seu titular e sim pelo seu empregador.

As limitações que uma conta salário impõe, como a de não poder receber depósitos de outras fontes e não ter cheques, também a diferenciam dos outros tipos comuns de contas.

Posso Descontar Dívida da Conta Salário?

Caso o titular da conta tenha alguma dívida com o banco escolhido por seu empregador, como empréstimos ou financiamentos, pode ficar tranquilo. 

É preciso autorização prévia e formal, assinada pelo cliente, para que o banco possa fazer algum tipo de desconto desse tipo de conta.

Várias empresas oferecem empréstimo consignado por meio da conta salário. Se você está precisando de dinheiro essa pode ser uma boa opção, só fique de olho nas taxas de juros. Ou se preferir, o Bom Pra Crédito oferece ótimas condições de empréstimo pessoal.

Documentos Necessários para Abrir Conta Salário

Como é a empresa quem abre esse tipo de conta, a área de recursos humanos é quem costuma ficar responsável por orientar a pessoa sobre os documentos necessários.

Geralmente, são solicitados apenas os documentos básicos de identificação, como comprovante de endereço, carteira de identidade e CPF.

Outros documentos, que comprovem a autenticidade da empresa e forneçam informações sobre o seu quadro de funcionários, costumam ser solicitados ao empregador.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

Vantagens da Conta Salário

Vantagens da Conta SalárioUma conta salário oferece algumas vantagens para o cliente, como a ausência da cobrança de tarifas e a segurança contra o débito automático de dívidas pré-existentes.

Apesar de a escolha do banco ser da empresa que contrata, todo trabalhador tem o direito de fazer a transferência gratuita para outra conta de um banco à sua escolha, a chamada portabilidade salarial, que vamos explicar melhor nos próximos tópicos.

Outra grande vantagem é a de ser possível abrir esse tipo de conta mesmo que o CPF do titular possua alguma restrição. Para quem ganha pouco, essa é uma opção para que a pessoa seja inserida em um banco.

Além disso, justamente por conta das limitações que esse tipo de conta costuma ter, ela pode ser útil para o planejamento financeiro e se tornar uma boa aliada daqueles que não conseguem se controlar e têm o hábito de gastar mais do que ganham, já que ela não permite saldo negativo.

Desvantagens da Conta Salário

As desvantagens da conta salário para o empregador são justamente as suas limitações e o fato de que ela não pode ser aberta ou fechada diretamente pela pessoa física que vai ser a titular da conta.

Outra desvantagem, é que geralmente existe um número limitado de transações, como extratos e saques, por mês. As transações que excederem essa regra costumam ser cobradas à parte, conforme a tabela de tarifas de cada banco.

Como Criar uma Conta Salário?

As regras para criar uma conta salário variam de banco para banco. A seguir, vamos fazer um passo-a-passo sobre como isso é feito nas principais instituições financeiras do país.

Para criar uma conta salário, a empresa precisa fazer um convênio com o banco. Como é no momento da criação da conta que são estabelecidas as regras, a melhor opção para a empresa que deseja fazer isso é procurar pessoalmente a instituição de sua preferência.

Conta Salário Bradesco

No Bradesco, a conta salário oferece os seguintes benefícios para o funcionário: 5 saques; isenção de tarifa da primeira via do cartão de débito; consulta de saldo e 2 extratos por mês; pagamento com a função de débito; pagamento e agendamento de contas; recarga de celular e transferências para outras contas.

Conta Salário Banco do Brasil

Conta Salário Banco do BrasilNo Banco do Brasil, uma das principais vantagens é poder movimentar a conta salário pelo aplicativo da instituição, que é conhecido por ser o melhor aplicativo do mercado, por onde se pode fazer quase todas as transações mais procuradas.

A instituição também oferece a opção de transformar a conta salário em conta corrente pelo próprio aplicativo. 

Com o upgrade, o cliente deixa de ter as limitações da conta salário e pode receber e transferir valores, com taxas e prazos diferenciados.

Também não há cobrança de taxas para fornecimento da primeira via de cartão magnético; o cliente pode realizar até 5 saques, 2 consultas de saldo e 2 de extrato.

Conta Salário Caixa

Na Caixa Econômica Federal não há cobrança para fornecimento da primeira via do cartão magnético; o cliente pode realizar até 5 saques a cada crédito e até 2 consultas mensais a saldo e/ou extrato nos terminais de autoatendimento.

A Caixa oferece descontos e isenções especiais para quem recebe o pagamento mensal no banco, tanto para servidores públicos como privados.

Conta Salário Itaú

O Itaú também permite a realização de 5 saques, 2 consultas de extrato, 2 consultas de saldo, além dos pagamentos de títulos e boletos.

A oferta da instituição é que o cliente transforme a conta salário em conta corrente para usufruir de um pacote de benefícios exclusivo.

Conta Salário Santander

O Santander também permite a realização de 5 saques, além de 2 consultas de saldo e 2 de extrato por mês. A primeira via de um cartão de débito também é gratuita.

Perguntas Frequentes Sobre Conta Salário

Perguntas Frequentes Sobre Conta SalárioPosso Ter Cheque na Conta Salário?

A conta salário não pode ser movimentada por cheques em nenhuma instituição bancária.

O Empregado Pode Abrir Conta Salário Por Espontânea Vontade?

Como já deixamos claro, somente o empregador pode abrir uma conta salário. Não é o empregado quem procura ou escolhe a instituição financeira onde o salário será pago.

Quem Recebe do INSS Pode Ter Conta Salário?

Outra peculiaridade desse tipo de conta é que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem utilizá-la. Essa é uma regra do próprio INSS.

Posso Ter Só Uma Conta Salário no Banco?

Caso o trabalhador não deseje ter nenhum outro tipo de vínculo com o banco, ele pode ter somente a conta salário e não pagar nenhuma taxa

Nesse caso, é bom observar se as limitações desse tipo de conta atendem às necessidades dessa pessoa.

O Banco Pode Cobrar Tarifas Pela Conta Salário?

O Banco Pode Cobrar Tarifas Pela Conta SalárioOs bancos não podem cobrar tarifas para fornecer os serviços básicos estabelecidos por lei, como a manutenção da conta e um número determinado de saques, saldos e extratos, além de fornecer um cartão magnético.

Outros serviços costumam sim ser cobrados à parte e as instituições bancárias são obrigadas a divulgar em suas páginas de forma detalhada quais são essas tarifas.

 

Como Consultar Conta Salário pela Internet ou pelo Aplicativo?

A maioria das instituições financeiras oferecem opções de consultar a conta salário por meios digitais

O cliente geralmente precisa fazer um cadastro e ter uma senha específica para esse tipo de serviço.

Como Cancelar uma Conta Salário?

Quem abre a conta salário é o empregador e, por isso, só ele pode fazer o cancelamento dela. Em caso de demissão, é a empresa quem deve avisar ao banco sobre o desligamento do funcionário.

Para evitar que o seu nome continue vinculado a uma conta que você não vai mais usar, a orientação é que o empregado se certifique que a empresa solicitou o cancelamento da conta salário.

O ideal é esperar que sejam pagos todos os valores que a empresa deve ao funcionário e fazer o cancelamento da conta depois disso.

Como fazer portabilidade?

Como fazer portabilidadeComo é a empresa que escolhe onde será a conta salário, uma das perguntas mais frequentes sobre esse tipo de conta diz respeito à portabilidade, ou seja, a transferência dos proventos recebidos para uma conta corrente do banco escolhido pelo cliente. 

Uma determinação do Banco Central garante o direito de pedir essa portabilidade gratuitamente.

Na portabilidade, o valor total do salário é transferido automaticamente da conta salário para a conta de destino no mesmo dia do crédito feito pelo empregador. 

Nesse caso, por não ser necessário, pode ser que não seja emitido um cartão do banco onde a conta está.

Posso mudar de ideia e cancelar a portabilidade?

Caso o empregado não queira mais fazer a portabilidade e receber o salário em outro banco ele pode solicitar o cancelamento a qualquer momento. 

A instituição onde a conta salário está tem até cinco dias úteis para processar o pedido e parar de realizar a transferência da conta salário para a conta corrente.

Diárias e bolsas-auxílio podem ser pagas nesse tipo de conta?

Se o serviço envolve o pagamento de bolsas ou diárias elas podem ser depositadas via conta salário, desde que isso seja feito pelo empregador, único que pode fazer depósitos nesse tipo de conta.

Posso transformar uma conta corrente em Conta Salário?

O empregado pode converter sua conta normal em conta salário, basta procurar o banco com o qual o empregador tem convênio e solicitar a mudança.

Conclusão

ConclusãoAgora que você já sabe o que é e como funciona uma conta salário é preciso avaliar as condições oferecidas por cada banco para saber se elas atendem às suas necessidades.

Além da conta salário, existem outros tipos de conta. As mais comuns são: conta corrente, conta poupança, conta universitária e conta digital. 

Cada uma dessas modalidades possui regras diferentes, que também mudam de banco para banco. 

É possível obter essas informações detalhadas nos sites das principais instituições financeiras do país, pois elas são obrigadas a disponibilizar esses dados publicamente.

Precisa de um empréstimo? Você pode fazer uma solicitação de empréstimo online no Bom pra Crédito

Além de rápido e seguro, a gente te ajuda a encontrar as melhores taxas do mercado, com parcelas que cabem no seu bolso!

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

By | 2019-07-12T16:26:36-03:00 12 de julho de 2019|