Blog > Empréstimo para Aposentado: Como Funciona, Opções e Vantagens
Empréstimo Pessoal - todas as financeiras num só lugar

Empréstimo para Aposentado: Como Funciona, Opções e Vantagens

Empréstimo para Aposentado Como Funciona, Opções e Vantagens

Você trabalhou muito e chegou a hora de descansar? Isso é muito positivo, mas, mesmo assim, ninguém está livre de imprevistos, não é? 

A necessidade de reformar a casa, um tratamento médico ou até a realização da viagem dos sonhos podem fazer com que você precise de um dinheiro extra. É nessas horas que é importante saber tudo sobre empréstimo para aposentados.

Ter uma ideia do valor que você pode pegar emprestado sendo um aposentado e até dos tipos de empréstimo que existem, vai ajudar você a fazer a melhor escolha. 

Afinal, quanto menos tiver que pagar de juros, melhor, não é? Para ajudar você a fazer um bom negócio, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre empréstimo para aposentados. Confira e escolha a melhor opção!

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

O que é um Empréstimo para Aposentado?

A primeira coisa que você precisa saber é o que é um empréstimo para aposentados. Há duas opções que podem oferecer o que você precisa: empréstimo para aposentados consignado e o empréstimo pessoal. Eles diferem entre si quanto à taxa de juros e a forma de pagamento.

O empréstimo para aposentados consignado tem o valor das parcelas descontado já na folha de pagamento, ou seja, o seu salário já cai na conta com a parcela do empréstimo paga. No Bom Pra Crédito você pode obter diversas propostas de empréstimo consignado.

Isso faz com que a instituição financeira tenha mais segurança em emprestar o dinheiro e acaba até cobrando um juros menor. Afinal, como você é aposentado, o valor do INSS ou do estado cairá em sua conta. 

Já o empréstimo pessoal é o mesmo que é oferecido para pessoas que ainda estão no mercado de trabalho. A financeira cobrará mensalmente um valor, porém, não sabe se vai recebê-lo de volta, logo, os juros podem ser maiores.

Seja qual for o empréstimo para aposentados que você escolher, ele só será liberado após uma análise. No caso do consignado, você poderá ter até 30% do valor da sua aposentadoria comprometida. Pessoas com mais de 80 anos só podem emprestar no máximo R$ 30 mil.

Já no empréstimo pessoal, toda a sua renda vai ser avaliada. Vamos supor que você tenha a aposentadoria e trabalhe em outra área atualmente. Os dois valores serão levados em conta na hora da análise de crédito.

Como Funciona um Empréstimo para Aposentado Online?

Como Funciona um Empréstimo para Aposentado Online

Para fazer um empréstimo para aposentados online você precisa pedir a análise de crédito para as financeiras. Depois disso, elas retornarão com a proposta. Nesta etapa, será preciso ver qual mais atende às suas necessidades e qual delas tem menor taxa de juros.

Vale lembrar que o Bom Pra Crédito faz toda essa pesquisa para você, sem cobrança de taxa. Basta você solicitar a análise e aguardar a resposta dos parceiros

Caso o consignado seja o escolhido, você poderá conseguir um empréstimo para aposentados. Se for o empréstimo pessoal, deverá informar suas outras fontes de renda para que sejam avaliadas.

Opções de Empréstimo para Aposentado

Cada uma delas tem suas particularidades e benefícios, descubra qual a melhor para você, o empréstimo para aposentados consignado ou o empréstimo pessoal.

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal para aposentados analisa toda a sua renda, ou seja, além do valor mensal da sua aposentadoria, a instituição financeira leva em conta um salário atual ou até o lucro do seu negócio próprio. 

Assim, muitas vezes, a financeira consegue oferecer um valor total de empréstimo maior do que o valor oferecido pelo consignado.

Na prática, a principal diferença entre os dois é a forma de pagamento. No empréstimo pessoal o valor da dívida mensal será descontado da sua conta, enquanto no consignado será descontado do seu salário

Assim, no empréstimo pessoal o risco para a financeira é maior, já que ela não tem como saber se você realmente vai se lembrar de pagar o empréstimo em dia ou se terá o valor na sua conta na data marcada. 

Essa insegurança, por parte da financeira, faz com que ela cobre juros maiores do que o consignado. Ao mesmo tempo, pode oferecer a você um valor maior.

Empréstimo Consignado

Empréstimo Consignado

O empréstimo para aposentados consignado é baseado na lei federal n° 10.820/2003. O valor das parcelas que precisam ser pagas são descontadas automaticamente da pensão ou aposentadoria. 

Assim, não há risco de inadimplência para a financeira, o que a deixa mais confortável para emprestar o valor a você.

Com essa segurança, ela consegue cobrar juros menores do que os do empréstimo pessoal. Contudo, para oferecer o empréstimo para aposentados consignado, a financeira só leva em conta o valor da pensão. Assim, se você tiver outro tipo de renda não poderá usá-la para aumentar o valor do empréstimo solicitado.

De acordo com a legislação atual, são aceitos os seguintes benefícios INSS para empréstimo consignado: 

01 – Pensão por morte de trabalhador rural;

02 – Pensão por morte por acidente do trabalho do trabalhador rural;

03 – Pensão por morte do empregador rural;

04 – Aposentadoria por invalidez trabalhador rural;

05 – Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho trabalhador rural;

06 – Aposentadoria por invalidez empregador rural;

07 – Aposentadoria por idade trabalhador rural;

08 – Aposentadoria por idade empregador rural;

19 – Pensão de estudante;

20 – Pensão por morte para ex diplomata;

21 – Pensão por morte previdenciária;

22 – Pensão por morte estatutária;

23 – Pensão por morte de ex combatente;

24 – Pensão especial – Ato Institucional;

26 – Pensão Especial;

27 – Pensão por morte de servidor público federal com dupla aposentadoria;

28 – Pensão por morte Regime Geral;

29 – Pensão por morte ex combatente marítimo;

32 – Aposentadoria por invalidez previdenciária;

33 – Aposentadoria por invalidez aeronauta;

34 – Aposentadoria por invalidez ex combatente marítimo;

37 – Aposentadoria de extranumerário União;

38 – Aposentadoria da extinta CAPIN;

41 – Aposentadoria por idade;

42 – Aposentadoria por tempo de contribuição;

43 – Aposentadoria por tempo de serviço de ex combatente;

44 – Aposentadoria por tempo de serviço de aeronauta;

45 – Aposentadoria por tempo de serviço de jornalista profissional;

46 – Aposentadoria especial;

49 – Aposentadoria por tempo de serviço ordinária;

51 – Aposentadoria por invalidez do Extinto Plano Básico;

52 – Aposentadoria por idade do Extinto Plano Básico;

55 – Pensão por morte do Extinto Plano Básico;

58 – Aposentadoria excepcional anistiado;

59 – Pensão por morte excepcional anistiado;

60 – Pensão especial mensal vitalícia;

72 – Aposentadoria por tempo de serviço ex combatente marítimo;

78 – Aposentadoria por idade ex combatente marítimo

81 – Aposentadoria compulsória (Ex Sasse);

82 – Aposentadoria por tempo de serviço (Ex Sasse);

83 – Aposentadoria por invalidez (Ex Sasse);

84 – Pensão por morte (Ex Sasse);

89 – Pensão especial aos dependentes de vítimas fatais por contaminação na hemodiálise em alguns casos;

92 – Aposentadoria por invalidez por acidente do trabalho;

93 – Pensão por morte por acidente do trabalho.

Claro que, quando for pedir o empréstimo consignado, o banco vai levar em conta também a categoria na qual você se encaixa, para oferecer ou não uma proposta.

Outro ponto importante que precisa ser levado em conta na hora de optar por um empréstimo para aposentados consignado é que esse tipo de empréstimo não é feito por qualquer financeira. 

Como o débito da parcela será feito direto no benefício, é preciso que o banco seja autorizado a realizar esse tipo de transação.

Valores de Juros do Empréstimo para Aposentados

Valores de Juros do Empréstimo para Aposentados

As taxas de juros variam de acordo com a instituição financeira. No geral, o empréstimo para aposentados consignado têm taxas mais baixas, que ficam em torno de 2%, enquanto o empréstimo pessoal possui taxas que podem passar de 9% ao mês.

Por isso, o indicado é fazer uma simulação com diversas instituições financeiras para conseguir encontrar qual tem a melhor proposta para o seu caso. 

No Bom Pra Crédito você faz uma solicitação online e recebe propostas de inúmeras instituições financeiras. Assim, poderá solicitar o melhor empréstimo para aposentados para o seu caso.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL

Vantagens do Empréstimo Para Aposentados

O empréstimo para aposentados tem como principal vantagem o fato de permitir que você amplie as possibilidades ao tentar um empréstimo consignado. Além disso, com ele, é possível:

  • Conseguir taxas de juros mais baixas;
  • Conseguir o dinheiro com mais rapidez;
  • Não precisar se preocupar em pagar as parcelas, já que o valor é descontado antes do salário chegar em suas mãos.

Perguntas Frequentes Sobre Empréstimo Para Aposentados

Perguntas Frequentes Sobre Empréstimo Para Aposentados

Ainda tem dúvidas e não sabe se o empréstimo para aposentados é a melhor opção para você? Então confira as perguntas mais frequentes e resolva!

Qual banco com a menor taxa de juros para aposentados?

A taxa de juros varia muito de acordo com a sua situação financeira, ou seja, o valor que você quer, quanto você ganha mensalmente, entre outros. 

Assim, o mais indicado é fazer uma simulação em diversos bancos para encontrar o local com a melhor opção para o seu perfil.

O Bom pra Crédito faz essa simulação. Basta você pedir online e logo terá a resposta de vários bancos que oferecem empréstimo para aposentados.

Qual o limite de crédito para aposentados?

Qual o limite de crédito para aposentados

O valor total que pode ser destinado a crédito consignado é de 35%, de acordo com a legislação. Porém, desse montante, pelo menos 5% precisa ser destinado para cartão de crédito

Assim, apenas 30% da renda líquida mensal poderá ser gasta para pagar as parcelas do empréstimo para aposentados. Vale ressaltar que cada instituição financeira pode ter regras próprias, que limitem ainda mais esse valor.

Já se você optar pelo empréstimo pessoal, será levado em conta o valor da sua aposentadoria ou benefício do INSS e também o valor de outro rendimento que você possa ter como:

  • Lucro de comércio;
  • Salário atual;
  • Atuação como autônomo, entre outros.

A Lei nº 10.820/2003 determina que o valor é o mesmo para Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas do INSS, Militares e Trabalhadores do setor privado.

Para calcular o valor máximo que você pode obter, veja quanto você recebe de benefício mensal e multiplique por 0,3. Com isso, encontrará o valor máximo que poderá pagar por mês em um empréstimo.

Vamos supor que você receba R$ 2 mil por mês:

2000 x 0,3 = R$ 600.

Esse é o valor máximo que poderá ser cobrado como parcela do seu empréstimo para aposentados. Com base nisso a financeira vai calcular quanto pode emprestar a você.

Como funciona empréstimos para aposentados?

O empréstimo para aposentados consignado funciona da seguinte forma:

  • Você entra em contato com as instituições financeiras;
  • Informa seus dados e quanto recebe;
  • Informa o valor que gostaria de emprestar;
  • A financeira faz uma análise do seu caso e envia uma proposta;
  • Você vê qual mais se encaixa e assina o contrato;
  • O dinheiro é liberado para uso;
  • As parcelas passam a ser descontadas do seu salário.

No caso do empréstimo pessoal, a diferença é que as parcelas não serão descontadas do seu salário e sim da sua conta.

Como fazer um empréstimo na Caixa usando o FGTS?

Como fazer um empréstimo na Caixa usando o FGTS

De acordo com a Lei 13.313/2016 é possível usar o FGTS para realizar um empréstimo para aposentados consignado. Para isso, há algumas normas como:

  • Você pode usar no máximo 10% do saldo do fundo de garantia como garantia do empréstimo para aposentados;
  • O limite do empréstimo para aposentados não pode passar de 30% do seu benefício;
  • Os juros do empréstimo para aposentados podem ser de no máximo 3,5% ao mês.

Para solicitar, é preciso ir até uma agência da Caixa Federal. É uma opção interessante, que poderá oferecer a você uma taxa de juros mais baixa.

Como calcular o valor de um empréstimo consignado?

Você poderá comprometer apenas 35% em pagamento de consignados, sendo que desses, 5% necessariamente são para cartão de crédito. Assim só 30% do valor mensal pode ser usado para pagar mensalidade de empréstimo para aposentados consignado

Assim, para saber o valor que poderá pagar mensalmente de parcela do empréstimo, multiplique quanto você ganha de benefício por 0,3.

Vamos supor que você receba R$ 3 mil por mês:

  • 3000 x 0,3 = R$ 900.

Esse é o valor máximo que poderá ser cobrado como parcela do seu empréstimo para aposentados. Com base nisso a financeira vai calcular quanto pode emprestar a você.

Para definir quanto será oferecido a você, será necessário avaliar o prazo de pagamento, incluir os juros, entre outros. Você pode fazer isso com facilidade no site do Bom Pra crédito.

Bancos com Ofertas de Crédito para Aposentados

Bancos com Ofertas de Crédito para Aposentados

Para facilitar, o Bom Pra Crédito faz uma consulta a diversas instituições e oferece as propostas para que você escolha a melhor solução para o seu caso. Conheça alguns deles e veja como funciona.

Empréstimo para Aposentado Itaú

O Itaú oferece empréstimo para aposentados e também para pensionistas do INSS. As parcelas são fixas e as taxas reduzidas. O desconto é feito direto do benefício, para facilitar todo o processo. No Itaú é possível ter até 72 meses para pagar. Consulte as condições gerais do contrato aqui.

Empréstimo para Aposentado Bradesco

O empréstimo para aposentados consignado pode ser obtido também por pensionista do INSS, servidor público e funcionário de empresa privada. A liberação é rápida, as parcelas são descontadas do benefício ou da folha de pagamento.

Os prazos são os seguintes:

  • INSS – até 72 meses
  • Funcionário público – até 96 meses
  • Funcionário privado – até 48 meses

As taxas de juros são a partir de 1,26% ao mês.

Empréstimo para Aposentado BMG

O empréstimo para aposentados BMG é sem consulta ao SPC ou ao SERASA. Você pode pagar em até 12 meses. Dinheiro rápido na conta.

Empréstimo para Aposentado Banco do Brasil

No Banco do Brasil, o dinheiro entra direto na sua conta. Além disso, você tem 180 dias para começar a pagar e poderá parcelar o valor em até 96 meses. Com isso, pode conseguir um bom valor de empréstimo.

Empréstimo para Aposentado Crefisa

No empréstimo da Crefisa você pode ter até 60 meses para pagar, com parcelas que cabem no seu bolso. O valor é retirado da sua folha de pagamento, sem burocracia.

Conclusão

Conclusão

O empréstimo para aposentados consignado é uma forma de conseguir o valor que você precisa, com juros acessíveis. Além disso, como é descontado direto do seu benefício, não há risco de você se esquecer de pagar e acabar arcando com juros.

Assim, é uma boa opção para você que quer realizar a viagem dos sonhos, reformar o seu imóvel, dar um ótimo presente para alguém especial ou até fazer um tratamento de saúde ou procedimento estético. 

Para encontrar a melhor solução para o seu caso, conte com a gente!. No Bom Pra Crédito você pode obter diversas propostas de empréstimo consignado. Solicite uma análise e receba propostas de diversas financeiras.

SOLICITE SEU EMPRÉSTIMO PESSOAL


By | 2019-09-25T15:31:50-03:00 11 de setembro de 2019|