Parcelamento no boleto, dá mesmo para fazer?

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

mesa com calculadora, caneta e post-it amarelo

Continua depois da publicidade

banner-zen

Dificuldade para pagar suas dívidas? Através do boleto, você consegue parcelar tanto suas compras e contas

Desde a década de 70, o brasileiro tem a opção de pagamento através de cartão de crédito. Com ele, é possível fazer compras à vista para pagamento prorrogado ou até mesmo parcelar.

Mas, e aquele consumidor que não tem cartão de crédito, pode comprar parcelado no boleto? 

Descubra a seguir como é possível garantir muito mais segurança e possibilidades na hora da compra online ou em lojas físicas. 

casal sentado a uma mesa fazendo contas com o celular

Aprenda mais: Como pagar seus boletos com cartão de crédito

O que é boleto?

O boleto bancário é uma das formas de pagamento mais usadas no Brasil. Ele traz a vantagem da praticidade e segurança na hora de pagar as contas, tanto para o cliente que possui a dívida quanto para a empresa que o emitiu.

Foi criado em 1993 pelo Banco Central, com o intuito de facilitar a movimentação financeira entre quem vende e quem compra.  

Ainda nessa época, existiam dois modelos de boletos, aqueles que eram emitidos por bancos e os  que não possuíam nenhuma identificação, o que ainda dificultava o controle. 

Mas, em 2018, através da Nova Plataforma de Cobrança (NPC) criada pelos bancos, esse pagamento passou por uma atualização. Se tornou possível somente a emissão e pagamento de boletos que fossem vinculados a bancos. 

Atualmente, o boleto é considerado uma das melhores formas de pagamento. Por ano, são emitidos em média 3,6 bilhões de unidades, somente no Brasil.

Para as empresas, é uma ótima forma de receber pela venda de sua mercadoria ou serviço. A transação financeira realizada através desse meio também ajuda o consumidor final, que ganha descontos caso  pague à vista por boleto. 

Dá pra fazer parcelamento no boleto?

Quem nunca precisou parcelar uma compra no cartão de crédito ou no carnê? Pois é ,isso é muito comum na hora de comprar um item com o preço um maior do que o orçamento, o que pode impossibilitar o pagamento à vista.

Mas, e pelo boleto bancário, essa operação é possível? A resposta é: sim! Veja a seguir as formas de comprar parcelado no boleto bancário:

Plataformas digitais

Algumas plataformas digitais  dão como opção aos clientes o parcelamento no boleto. Neste caso, a compra tem que ser feita de parceiros registrados dentro dessa plataforma. 

Isso faz com que o consumidor crie um perfil com seus dados, e através dessa ferramenta, é possível parcelar suas compras.

As plataformas têm como objetivo facilitar ainda mais as transações realizadas no comércio varejista. Com essa modalidade, é possível emitir boleto de compras em lojas físicas ou através do e-commerce.

Comerciantes ainda podem criar planos de pagamento que são escolhidos pelo cliente no ato da compra, o que possibilita ao consumidor mais opções de pagamento. 

O mesmo passa por uma análise através do seu CPF, para evitar futuras fraudes e, ao mesmo tempo, identificar a pontuação de Score (Indicador de perfil financeiro) de cada consumidor.

A partir do momento em que é aprovado, o boleto é emitido na hora e é enviado no e-mail cadastrado. Para as vendas realizadas fisicamente, a primeira parcela deve ser paga na hora. 

Os boletos emitidos são registrados em arquivos digitais ligados a bancos, o que possibilita a negociação de parcelas em atraso, ou antecipação de pagamento.

Essa possibilidade dá mais comodidade e segurança para o consumidor. Com isso, a lucratividade se torna maior, e impulsiona cada vez mais essa forma de pagamento.

Parcelamento de boleto por cartão de crédito

Também é possível parcelar os boletos bancários através do cartão de crédito, porém não são todos os cartões e bancos que usam esse serviço.

Os que não permitem esse tipo de operação podem  possibilitar o pagamento do boleto pelo cartão de crédito à vista e oferecem a opção de parcelar a própria fatura do cartão. Porém, desta forma, os juros se tornam maiores.

Parcelamento de boleto pelo banco correntista

Existem pessoas que preferem realizar essa operação através do próprio banco emissor do cartão de crédito ou que tenha conta corrente.

Você deve entrar em contato com o banco por telefone e solicitar o parcelamento do boleto ou realizar a operação diretamente pela internet banking.

Essa transação varia de banco para banco. Cada um possui um valor diferente de taxas para realizar o parcelamento.

Carteira digital 

Atualmente, a forma mais prática e mais utilizada no Brasil é a  carteira eletrônica, como PicPay e Mercado Pago.

Eles funcionam como intermediários entre cliente e banco. Ao realizar a compra, o boleto é emitido. Através da plataforma, é possível pagar o boleto e escolher em qual cartão de crédito parcelar.

Nessa situação, todos os cartões cadastrados ficam disponíveis para realizar a transação. Na hora de finalizar o pagamento, é só escolher a quantidade de parcelas a serem feitas.

O pagamento do boleto é realizado diretamente entre a plataforma e o banco e o saldo devedor fica entre cliente e a plataforma, que cobra taxas por realizar esse processo.

As taxas cobradas são de 2,99% por conveniência, com referência no valor cheio da fatura e 3,49% sobre o valor de cada parcela.

homem fazendo anotações em uma prancheta enquanto faz contas em uma calculadora

Confira também: Boleto Vencido: Como pagar, Onde Pagar e Como Calcular os Juros

Vantagens de incluir o parcelamento por boleto no seu negócio

Principalmente no e-commerce, é muito comum um consumidor deixar de realizar uma compra por não ter cartão de crédito, não se sentir seguro para inserir seus dados no site ou não ter o dinheiro para pagamento à vista no boleto.

O parcelamento por boleto traz mais segurança para o consumidor, mais possibilidades de pagamento, facilidade de emissão por meio de bancos e para atingir o público que não tem vínculo com bancos.

Gostou de conhecer essa forma de pagamento?

Ela pode trazer benefícios tanto para o comprador, que deseja mais segurança e opções na hora do pagamento, quanto para o empresário que pode atrair mais público para seu comércio.

Na hora de organizar suas finanças, conte com o Bom Pra Crédito, nosso blog possui muitas sugestões e dicas para que você tenha uma vida financeira saudável!

banner-zen

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *