Como pedir um empréstimo agora, veja este passo a passo

Larissa Carvalho

| 4 minutos para ler

imagem aproximada de pilhas de tamanho crescente em cima de um laptop

Resumo da matéria

  • Como pedir empréstimo? É complicado?
  • Veja de quanto você precisa
  • Saiba quanto você pode pagar por mês
  • Reúna a documentação necessária
  • Entre em contato com os bancos e instituições financeiras e compare as propostas
  • Escolha a melhor proposta e faça a contratação
  • Há como pedir empréstimo de uma forma mais simples?

Continua depois da publicidade

Entenda o que fazer para conseguir um empréstimo

Você sabe como pedir empréstimo? Embora seja grande o número de pessoas que se interessa por essa oferta para quitar dívidas, ajudar na realização de sonhos e cumprir vários outros objetivos, nem todas sabem como proceder para conseguir o crédito.

O número de empréstimos solicitados está crescendo. De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), estima-se que os cinco maiores bancos tenham aumentado em 22,2% o número de novos empréstimos entre 16 de março e 17 de abril.

No período, em que se intensificou o distanciamento social e as medidas econômicas para tentar frear os efeitos da pandemia, foram liberados R$ 266 bilhões entre contratações, parcelas suspensas e renovações, um crescimento considerável em relação aos cerca de R$ 218 bilhões de março de 2019.

O momento é bem propício para pedir crédito, e se você não sabe como fazer, saiba que veio ao lugar certo! Continue conosco para entender os passos que deve fazer para conseguir seu empréstimo.

imagem ampliada de cédulas de cem e cinquenta reais e ao fundo um homem de camiseta preta

Leia mais: Como pedir empréstimo para empresa e fazer o seu negócio prosperar

Como pedir empréstimo? É complicado?

É necessário seguir a alguns passos para conseguir obter seu crédito. Confira os principais:

Veja de quanto você precisa

Embora não esteja relacionado à forma propriamente dita de pedir empréstimo, este é um passo essencial para conseguir avançar nos próximos passos.

É necessário saber de qual valor você precisa para, depois, ir atrás das opções disponíveis.

Se você já tem um planejamento financeiro, tudo ficará mais fácil aqui, já que será simples saber qual é o valor necessário.

Caso não tenha, é preciso fazer os cálculos (neste que, inclusive, é um bom primeiro passo para iniciar o seu planejamento de rotina).

Ao invés de pegar a quantia exata, uma boa dica é aumentar um pouquinho o valor necessário.

Assim, caso tenha alguma outra eventualidade, você terá como lidar com ela sem prejudicar todo o orçamento.

Saiba quanto você pode pagar por mês

Saber como pedir empréstimo não é tão complicado assim, mas se você não fizer as contas certinho, pode ter problemas futuros com o pagamento das parcelas e com as suas outras dívidas e despesas mensais.

É por isso que reforçamos o cuidado na hora de fazer as contas, já que o valor da parcela do empréstimo precisa saber no seu orçamento.

Caso contrário, pode começar aí uma nova dívida, o que tende a ser mais complicado quando já existe um empréstimo que ainda não foi quitado.

Se a dica anterior foi pegar um valor um pouco maior, aqui nós ressaltamos a importância de que a parcela do empréstimo não seja exatamente o valor que você pode pagar, mas sim um pouco menor.

Imprevistos sempre podem acontecer e o melhor a se fazer é estar preparado.

Reúna a documentação necessária

Quem quer saber como pedir empréstimo precisa reunir a documentação necessária, a qual será solicitada pelos bancos e/ou instituições financeiras com os quais você entrará em contato.

Felizmente, o empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito que necessita de menos documentos para sua efetivação, o que facilita seu trabalho.

Pode haver algumas variações em relação a cada instituição, mas os documentos para empréstimo pessoal costumam ser os seguintes:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Como são documentos pessoais e sigilosos, tenha certeza de enviá-los apenas para bancos e instituições financeiras confiáveis para não ter problemas futuros, como o golpe do empréstimo, que infelizmente é bem comum.

Entre em contato com os bancos e instituições financeiras e compare as propostas

Essa é uma das partes mais complicadas no processo tradicional de pedir empréstimo: levantar as cotações e comparar o que cada banco e instituição financeira tem a lhe oferecer.

É preciso entrar em contato com o maior número possível de instituições. Assim, você saberá que comparou entre várias propostas e realmente tem as melhores oportunidades em suas mãos.

Mais uma vez, lembre-se de optar por instituições conhecidas e confiáveis. Outra dica importante é a de sempre descartar as que solicitam depósito antecipado para empréstimo, já que essa é uma prática ilegal.

Ao se deparar com qualquer citação do tipo, abandone imediatamente a “instituição” e não envie seus documentos a ela!

Escolha a melhor proposta e faça a contratação

Depois de separar os documentos, enviá-los às instituições e receber seu retorno, você terá em mãos uma série de propostas para o que precisa.

A tarefa agora é comparar o que cada uma delas tem a oferecer para conseguir escolher a melhor.

É necessário prestar atenção em todos os detalhes para saber qual realmente é a melhor proposta.

Atente-se a itens como prazos de pagamento, juros compostos e o tempo que levará para que o dinheiro esteja disponível, entre tantos outros.

O processo costuma ser um pouco trabalhoso, mas é importante para que você consiga escolher a melhor opção para o seu bolso.

casal sorrindo sentado em frente ao computador

Leia mais: Empréstimo para quitar dívidas: compensa ou não?

Há como pedir empréstimo de uma forma mais simples?

Felizmente sim! Se você achou os passos citados complicados demais, saiba que existe uma opção bem mais prática, rápida e segura à sua disposição: o Bom Pra Crédito.

Nós sabemos que a solicitação de empréstimos é algo que pode ser bastante trabalhoso e cansativo, principalmente em um momento de necessidade, que é quando geralmente se recorre a eles.

Por isso, pensamos em algo que pudesse facilitar a vida das pessoas.

Na plataforma do Bom Pra Crédito, através de um único cadastro, você pode ter acesso às propostas de mais de 30 financeiras disponíveis, sem que precise entrar em contato com cada uma delas e enviar os documentos individualmente.

Dessa forma, a comparação entre as propostas disponíveis é super simples e pode ser feita com apenas alguns cliques ou toques na tela, o que economiza bastante tempo.

As ofertas de crédito ficam disponíveis em apenas 5 minutos e o dinheiro fica disponível na sua conta em até 48 horas, ou seja, é toda a agilidade, praticidade e comodidade que você sempre quis.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *