Aprenda a organizar o seu orçamento e saia das dívidas

Lu do BPC

| 4 minutos para ler

Aprenda a organizar seu orçamento e saia das dívidas

Continua depois da publicidade

banner-zen

Sua vida financeira está uma bagunça e você não sabe por onde começar para organizar as finanças e sair das dívidas? Não sobra dinheiro pra nada? Quando isso acontece, significa que o descontrole financeiro bateu à sua porta e está na hora de tomar as devidas providências.

Existem diversas opções para organizar as finanças pessoais e, certamente, você encontrará uma maneira de voltar a “respirar financeiramente”.

O primeiro passo é reconhecer que a vida financeira está em suas mãos. Isso significa que somente você tem o poder de mudar a sua realidade.

Por mais que os problemas pareçam ter motivos externos, o que está arruinando a sua vida financeira está mais ligado a maneira como você lida com o seu dinheiro. Comece hoje mesmo: saiba como sair do sufoco seguindo as nossas dicas:

Comece encarando a realidade

O primeiro passo para organizar o seu orçamento e sair das dívidas e reconhecer o problemão que está enfrentando. Não é fácil, é desagradável, nós sabemos. Mas você já viu alguém superar alguma dificuldade sem enfrentá-la?

Não tenha medo. Sempre é tempo de buscar alternativas para ter uma vida financeira saudável e, independente das circunstâncias, saiba que é possível sim voltar a ter boas noites de sono.

Agora que você está decidido, vamos seguir adiante rumo à sua retomada econômica.

Esclareça a sua situação financeira

Você sabe quanto está devendo atualmente? Se sim, você já deu um grande passo. Acontece que, diante do desespero, algumas pessoas preferem “esquecer” que as dívidas existem, já que encará-las é muito mais difícil.

E o seu saldo bancário? Está no vermelho? Cuidado! A dívida do cheque especial cresce rapidamente. Não conte com isso se quiser se reerguer financeiramente.

Acredite: comece hoje mesmo a mudar de atitude. Entre em contato com os credores e pergunte sobre o andamento das suas dívidas. Anote os valores e os dias em atraso. Também pergunte a taxa de juros cobrada diariamente.

Quais são os seus gastos atuais?

Você já parou para pensar (e acompanhar) para onde o seu dinheiro está indo? Caso não, acompanhar os seus gastos deve ser um exercício diário. Não conte apenas com a memória. Só existe uma maneira de fazer isso: anotando os seus gastos.

Para organizar o seu orçamento e sair das dívidas, coloque em uma planilha de gastos todas as receitas (entradas) e despesas (saídas). Assim, você consegue esclarecer como a sua renda é distribuída e identificar gastos excessivos.

Com a planilha de gastos, você tem uma noção real do que está acontecendo e assim escolher atitudes certas para equilibrar as finanças.

Negocie suas dívidas

Não existe solução para ficar no azul senão pagar as suas dívidas. Portanto, entre em contato com os credores para saber o quanto está devendo atualmente. Também pergunte sobre negociação e descontos no pagamento à vista.

Dependendo da situação, você pode pedir um empréstimo pessoal para quitar as suas dívidas. Assim, fica mais fácil organizar o seu orçamento pessoal, pois você vai precisar pagar apenas uma parcela por mês.

Peça agora mesmo o seu empréstimo pessoal e saia das dívidas de uma vez por todas!

Solicite seu empréstimo pessoal

Simule crédito online sem custo e sem compromisso.

Corte os gastos desnecessários

Cortar os gastos supérfluos é indispensável para organizar o seu orçamento. Depois de esclarecer as suas receitas e despesas, chegou a hora de identificar os gastos que podem cortados ou reduzidos, como assinaturas de serviços (exemplo: TV por assinatura, plano de celular) que você pouco utiliza.

Avalie também as contas cadastradas no débito automático, pois os pagamentos que ocorrem em datas programadas podem passar despercebidos.

Busque renda extra

Para melhorar a sua renda, pagar as suas dívidas e equilibrar o seu orçamento pessoal, procure alternativas para reforçar a sua renda.

Você pode aproveitar as horas vagas para aumentar a sua renda com atividades que estejam dentro das suas habilidades.

Se você gosta de cozinhar, por exemplo, que tal vender marmitas saudáveis? Leia a nossa matéria especial sobre alternativas ao cartão de crédito e cheque especial para ter dinheiro.

Controle o cartão de crédito

O cartão de crédito lidera o ranking dos juros mais altos praticados no país. Mas, apesar de ser considerado um vilão e ser um dos maiores causadores de dívidas, é possível usar o cartão de crédito a seu favor.

Para controlar os gastos com o cartão de crédito e manter o seu orçamento em dia, acompanhe as suas compras (à vista ou parceladas) via internet ou aplicativo e não ultrapasse o valor que pode prejudicar o seu bolso. Agora, se você já está no rotativo do cartão de crédito, saiba como se livrar da dívida.

Pesquise preços

Você é daqueles que sai comprando sem pesquisar preços? Saiba que você pode estar perdendo muito dinheiro! Economia é a palavra-chave para equilibrar o seu orçamento e não passar sufoco no fim do mês.

Fique atento: os preços variam muito de um estabelecimento para o outro. Portanto, pesquise e compare os preços no máximo de lugares possíveis. Algumas redes de supermercados cobrem “o preço do concorrente”.  Aproveite essa chance de economia no seu bolso!

Faça uma reserva

Ter uma reserva financeira é importante para organizar o seu orçamento pessoal. Procure reservar dinheiro mensalmente e ter um saldo reservado para os momentos imprevisíveis.

E se você precisar de dinheiro para uma emergência, não recorra ao cheque especial, pois essa modalidade de crédito possui um dos juros mais altos do mercado.

Prefira solicitar um empréstimo pessoal, com juros menores e com parcelas que cabem no seu bolso. Conte com o Bom Pra Crédito para manter a sua saúde financeira em dia!

Aqui, você encontra credito que cabe no seu bolso!

banner-zen